- Início
- Notícias do Município
- AVC: Autarquia alerta para a importância dos primeiros sintomas
AVC: Autarquia alerta para a importância dos primeiros sintomas
No Dia Mundial do AVC, o Município de Lamego organizou uma palestra para aumentar a consciencialização sobre esta doença, atualmente a principal causa de morte e incapacidade permanente em Portugal, e alertar a comunidade para a importância dos primeiros sintomas. Por hora, há três portugueses que sofrem um Acidente Vascular Cerebral (AVC).
A prevenção e a deteção precoce dos sintomas são, por isso, fundamentais para salvar vidas e reduzir a probabilidade da pessoa ficar com deficiência.
Na palestra, realizada no Centro Multiusos, o numeroso público escutou os conselhos de diversos profissionais da área da saúde com o objetivo de prevenir, diagnosticar e tratar melhor esta doença. Para diminuir o risco de ter um AVC, foi aconselhado, por exemplo, que a tensão arterial seja controlada e que seja praticado exercício físico. A Vice-Presidente Catarina Ribeiro também participou nestas comemorações, com uma intervenção na Sessão de Abertura.
O programa da manhã encerrou com a caminhada “Parar o AVC”, durante a qual dezenas de lamecenses percorreram algumas das principais ruas da cidade de Lamego.
As comemorações do Dia Mundial do AVC contaram com a parceria da UCC Lamego e da Caixa de Crédito Agrícola Beira Douro e Lafões.