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Índice de Transparência Municipal
O Índice de Transparência Municipal (ITM) mede o grau de transparência das Câmaras Municipais através de uma análise da informação disponibilizada aos cidadãos nos seus web sites. O ITM é composto por 76 indicadores agrupados em sete dimensões: 1) Informação sobre a Organização, Composição Social e Funcionamento do Município; 2) Planos e Relatórios; 3) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos; 4) Relação com a Sociedade; 5) Contratação Pública; 6) Transparência Económico-Financeira; 7) Transparência na área do Urbanismo.
O Poder Local constitui uma pedra angular da democracia Portuguesa, pelo papel fundamental que desempenha para o desenvolvimento das comunidades locais e a formação cívica dos cidadãos.
É unânime o reconhecimento do serviço prestado pelo Poder Local à consolidação democrática e ao desenvolvimento do país.
Porém, nos últimos anos, o Poder Local tem vindo a sofrer inúmeras transformações e desafios que condicionam a qualidade e integridade da governação municipal, entre outros: a europeização do poder local; a globalização e o seu impacto social, económico e institucional; o crescente distanciamento dos eleitores em relação aos partidos e as novas formas de participação política; a maior exigência de rigor e de ética por parte dos cidadãos em relação aos seus eleitos locais; o aumento das competências das autarquias e a complexidade crescente do governo local; ou o impacto das novas tecnologias no relacionamento dos cidadãos com a governação local.
Respondendo a esta crescente preocupação pela saúde do Poder Local democrático, a Transparência e Integridade Associação Cívica (TIAC) decidiu desenvolver uma linha de investigação sobre estas matérias.
Veja aqui os resultados de 2016
A) Informação sobre a organização, composição social e funcionamento do Município
1.0. Informação sobre os cargos eleitos do Município
1.1. Publicação de informação sobre a distribuição de pelouros pelos membros do órgão executivo
1.2. Publicação de uma nota biográfica/CV dos membros do Executivo
1.3. Publicação dos endereços eletrónicos dos membros do Executivo
1.4. Publicação da declaração patrimonial dos membros do Executivo
1.5. Publicação do registo de interesses dos membros do Executivo
1.6. Publicação do abono de despesas de representação dos membros do Executivo
1.7. Publicação da lista dos membros dos gabinetes da presidência e dos vereadores em regime de permanência e respetivas remunerações
2.0. Informação sobre o pessoal do Município
2.1. Publicação de um relatório do balanço social anual do município
2.2. Publicação de uma lista de trabalhadores autorizados a acumular funções públicas e privadas (incluindo o prazo e entidades)
2.3. Publicação de avisos de abertura de procedimentos concursais de recrutamento
2.4. Publicação dos contratos de prestação de serviços (regime de avença e tarefa) celebrados (tipo e montante)
2.5. Publicação de informações sobre os processos de seleção de pessoal (composição do júri, lista de candidatos aceites e rejeitados, critérios de avaliação, procedimentos de impugnação, etc.)
3.0. Informação sobre a organização e funcionamento do município
3.1. Informação geral sobre os diferentes órgãos autárquicos e suas funções - Câmara Municipal & Assembleia Municipal
3.2. Publicação do Código de Ética (ou de Conduta) do Município
3.3. Publicação do calendário das reuniões dos órgãos do Município (Câmara Municipal + Assembleia Municipal)
3.4. Publicação das actas das reuniões dos órgãos do Município (Câmara Municipal + Assembleia Municipal) [2 anos anteriores]
3.5. Publicação de uma lista separada com as deliberações dos órgãos do Município (Câmara Municipal + Assembleia Municipal)
3.6. Publicação dos endereços eletrónicos gerais dos diferentes órgãos autárquicos (CM + AM) e Juntas de Freguesia
B) Planos e Relatórios
1. Publicação do Relatório de Atividades do Municipio
2. Publicação do Relatório de Sustentabilidade do Município
3. Publicação do Relatório de Observância do Direito de Oposição
4. Publicação de um relatório com informação sobre o volume e tipo de reclamações e/ou sugestões por unidade/serviço
5. Publicação do Plano Estratégico Municipal
6. Publicação da Agenda 21 Local
7. Publicação do Plano Municipal de Obras Públicas
8. Publicação do Plano Municipal de Ambiente
9. Publicação do Plano Municipal de Resíduos Sólidos Urbanos
10. Publicação do Plano Municipal de Educação
11. Publicação do Plano Municipal de Emergência (Protecção Civil)
12. Publicação do Plano Municipal de Cultura
13. Publicação do Plano de Prevenção da Corrupção e Infrações Conexas, incluindo Riscos de Gestão
C) Impostos, Taxas, Tarifas, Preços e Regulamentos
1. Publicação dos regulamentos municipais e suas atualizações (incluindo regulamentos de atribuição de subsídios, cedência de espaços e concessões de bens ou serviços)
2. Publicação de informação sobre a política/sistema de gestão da qualidade dos serviços municipais
3. Publicação sobre o património do Município: lista dos bens próprios, móveis ou imóveis, administrados pela Autarquia local, dados em concessão ou cedidos para exploração
4. Publicação do Boletim Municipal
5. Publicação de uma lista com o valor dos impostos, taxas, tarifas e preços do Município
D) Relação com a Sociedade
1. Motor de busca no site do Município
2. Link(s) para redes sociais c/ atividade
3. Sistema de informação do Município (informação atualizada sobre cortes, suspensões ou alterações de serviços, redes viárias e de transportes públicos)
4. Serviço de pedidos de informação que possibilite ao cidadão acompanhar o procedimento administrativo online
5. Provedor do Munícipe: Publicação do endereço eletrónico/contacto
6. Publicação dos horários de funcionamento do Município, dos seus serviços e equipamentos e respetivos custos de utilização
7. Publicação dos protocolos e deliberações relativamente a subsídios, concessões, utilização de bens móveis, como veículos e imóveis às associações cívicas, desportivas, culturais, recreativas ou outras
8. Espaço para Reclamações / Sugestões
E) Contratação Pública
1.0 Procedimentos pré-contratuais
1.1. Publicação dos bens e serviços adquiridos sem concurso (ajuste directo ou outro procedimento), respectivos fornecedores, montantes e documentação que justifique tal modalidade de contratação.
1.2. Publicação das peças concursais (anúncio de abertura do concurso, programa do concurso e caderno de encargos).
1.3. Publicação do relatório de avaliação de propostas para cada procedimento concursal.
1.4. Publicação dos adjudicatários e das entidades concorrentes (concursos) ou consultadas (outros procedimentos) para cada contrato.
2.0 Celebração e Execução do contrato.
2.1. Publicação das propostas adjudicadas.
2.2. Publicação dos contratos firmados com adjudicatários (incluindo adendas e anexos).
2.3. Publicação dos relatórios de acompanhamento e/ou de avaliação do desempenho do fornecedor/prestador de serviços/empreiteiro.
3.0 Controlo e Avaliaçã.
3.1. Publicação do número de contratos adjudicados por cada fornecedor.
3.2. Publicação do valor dos “trabalhos a mais” por cada contrato.
3.3. Publicação dos pareceres, vistos e relatórios de auditoria das entidades de fiscalização.
F) Transparência Económico-Financeira
1.0. Documentos previsionais
1.1. Orçamento do Município
2.0. Documentos de prestação de contas
2.1. Balanço (individual e, quando aplicável, consolidado)
2.2. Demonstração dos Resultados (individual e, quando aplicável, consolidada)
2.3. Relatório de Gestão
2.4. Mapa de Fluxos de Caixa
3. Informação sobre Execução orçamental
3.1. Mapas de Execução Orçamental (Despesa e Receita)
3.2. Execução anual do Plano Plurianual de Investimentos
3.3. Investimento por freguesia (listagem das despesas de capital efectuadas por freguesia)
3.4. Alterações e rectificações orçamentais
4.0. Transparência sobre o endividamento
4.1. Lista de dívidas a fornecedores e respetivos períodos de mora
4.2. Lista de empréstimos à banca e respetivos prazos e vencimentos
4.3. Lista de dívidas por factoring e outra dívida a terceiros
G) Transparência na área do Urbanismo
1.0. Geral.
1.1. Existe uma seção com conteúdos sobre ordenamento do território e urbanismo na página principal do portal do município?
2.0. Ao nível do Ordenamento do Território.
2.1. Publicação do Plano Diretor Municipal (PDM) e seu Relatório Final.
2.2. Publicação de informação georreferenciada (SIG) sobre o uso e destino do solo e suas condicionantes.
2.3. Publicação dos PU e PP em curso, aprovados e em revisão.
2.4. Publicação dos resultados da discussão pública dos planos Municipais de Ordenamento do Território.
2.5. Publicação do REOT (Relatório do Estado de Ordenamento do Território).
3.0. Ao nível da gestão Urbanística e Patrimonial.
3.1. Publicação da síntese dos pareceres dos serviços de urbanismo sobre todos os empreendimentos imobiliários e/ou alteração dos projectos já construídos ou aprovados.
3.2. Publicação de lista de permutas de terrenos com o município e de venda de terrenos municipais, respectiva localização e valor da permuta ou venda.
3.3. Lista de desafetações de património do domínio público Municipal, valor patrimonial e proprietário adquirente.
3.4. Publicação de lista de constituição de direitos de superficie e similares.
ÍNDICE DE TRANSPARÊNCIA MUNICIPAL 2016