- Início
- Áreas de Intervenção
- Cultura e Património
- Cultura e Entretenimento
- Festival Literário - Prémio Literário Fausto Guedes Teixeira
Festival Literário - Prémio Literário Fausto Guedes Teixeira
A arte da poesia encontra um novo palco no universo dos audiobooks, onde as palavras ganham vida através da voz. Com a apresentação deste audiobook, dos poemas do ilustre poeta lamecense Fausto Guedes Teixeira, mergulhamos num oceano de emoções e reflexões. Cada verso, cuidadosamente entrelaçado com a essência da alma do poeta, é agora renascido através do som, transportando os ouvintes para além do tempo e do espaço. É uma jornada íntima, onde as palavras ecoam com a mesma intensidade que quando foram concebidas pela primeira vez, despertando sensações e ressoando nos corações dos que se deixam levar pela melodia das sílabas. Este audiobook não celebra, apenas, a obra de um grande poeta, mas também abre as portas para um novo modo de experimentar a magia da poesia, uma experiência que transcende as páginas e que nos envolve num encanto sublime.
-
Festival Literário - Programa 2024
20 de Junho (quinta feira)
18h00 - Fausto Guedes Teixeira por Vitor Blue
Apresentação do AudioBook - Concerto
Concerto baseado na Obra Literária de Fausto Guedes Teixeira
Local: Parque Isidoro Guedes
21h30 – Tenho Pena de acabar assim
Teatro/declamação
Leitura encenada a partir da Obra de Miguel Torga
Dramaturgia e selecção de Rui de Noronha Ozorio
Local: TRC
21 de Junho (sexta feira)
17h00 – Sessão de abertura do Festival Literário “Lamego, Cidade Poema”
Apresentação do trabalho “Rua da Poesia” de Renato Filipe Cardoso
18h00 – Conversas Informais com Alberto Manguel (Argentina)
Sessão conferência
Alberto Manguel é um escritor argentino-canadiano, nascido em Buenos Aires em 1948. Publicou ficção e não-ficção, incluindo Curiosità, Com Borges, Uma História da leitura, A biblioteca à noite e O Dicionário dos lugares imaginários (com Gianni Guadalupi). Recebeu inúmeros prémios, entre outros o Guggenheim, o Prémio Formentor, o Prémio Alfonso Reyes, o Prémio Gutenberg; é Comandante da Ordre des Arts et des Lettres e Oficial da Ordem do Canadá. Entre 2016 e 2018 foi o diretor da Biblioteca Nacional da Argentina e hoje é um dos mais conceituados bibliotecários do Mundo.
21h30 – Yosune Trio (Venezuela)
Concerto
No 50o aniversário da revolução do 25 de Abril surge “Madre Tierra”, o último álbum da cantautora venezuelana Yosune, conhecida pela sua abordagem cosmopolita e eclética à música. Yosune compõe com o seu Cuatro, instrumento tradicional venezuelano e distingue-se por incorporar na sua música tonalidades e sonoridades que abrangem influências sul-americanas, europeias e anglo-saxónicas. A artista não estará sozinha em palco, acompanhando-se de Andres Tarabbia Pancho, nas percussões, e João Geraldo, no violoncelo, formando assim o YOSUNE TRIO.
Local: TRC (todas as sessões)
22 de Junho (sábado)
15h – Árvores e outras espécies de verso
Teatro/Declamação
Bairro dos livros
O Bairro dos Livros propõe a apresentação de um projeto artístico desenvolvido a partir das obras de poesia “Cada gesto essencial”, de Raquel Patriarca (Officium Lectionis, 2022) e “No princípio era a dança”, de Minês Castanheira (Fresca - Poetria, 2022).
Trata-se de um espetáculo pluridisciplinar, com ambiente sonoro criado por Sofia Pinto, vídeo ilustrado em palco pela artista plástica Catarina Rocha e performance de dança por Emilene Lima, que coloca em diálogo textos das duas obras de poesia lançadas em 2022, numa performance Live Act.
Local: TRC
16h00 – Os meus livros - Eu e a leitura
Sessão conferência
Esta é uma sessão na qual três alunos do nosso ensino secundário discutem a sua relação com os livros e o impacto da mesma com a escola, com a relação com os outros e consigo mesmos.
Local: TRC
17h00 – Conversas Informais com José Rodrigues dos Santos (via zoom)
Sessão conferência
José Rodrigues dos Santos nasceu em 1964 em Moçambique. É Doutorado em Ciências da Comunicação e é jornalista da RTP. Trabalhou na Rádio Macau e na BBC e foi colaborador permanente da CNN.
Como romancista é hoje o autor mais lido em Portugal e venceu múltiplos prémios, nomeadamente o Prémio Bertrand de Ficção, o Prémio do Clube Literário do Porto, o Prémio do Portal da Literatura e o Prix Littéraire de la Lusophonie.
Moderação: João Morales
Local: TRC
18h15 – Mesa redonda: 25 de Abril na Literatura Portuguesa
João Morales (moderação)
Alexandre Hoffmann
António Tavares
Francisca Camelo
José Mário Silva
Local: Parque Isidoro Guedes
22h00 – Censurados: A música que desafio a ditadura (por Rui David)
Concerto
Rui David, autor e intérprete, transporta-nos de volta aos anos da ditadura em Portugal, numa evocação dos 50 anos da Revolução dos Cravos. Este espetáculo oferece uma visão poderosa e emocionante do período em que a censura governava, limitando a liberdade de expressão e a criatividade artística.
Jornalista de formação e músico por vocação, Rui David utiliza sua paixão pela música para nos contar histórias fascinantes sobre a resistência à censura durante a ditadura portuguesa. Leva-nos numa viagem pelo tempo, revelando como os cantautores usavam as suas letras e músicas para sussurrar mensagens de esperança, liberdade e resistência.
Este espetáculo é uma celebração da música como uma poderosa ferramenta de mudança social e política.
Numa mistura de música ao vivo, discos de vinil e gira-discos, palestra e uma visão única da história recente de Portugal, este espetáculo é uma celebração da coragem daqueles que se recusaram a ser silenciados, utilizando a música como uma arma de resistência em tempos sombrios.
Local: TRC
23 de Junho (Domingo)
11h30 – O Leão e o Coelho Saltitão (adaptação autorizada pelo autor Ondjaki)
Teatro Infantil
Esta é um peça com a duração de 20 minutos da autoria da companhia “Os quatro ventos”. É destinada para crianças entre os 5 e os 12 anos. Para a realização da mesma será necessário ter o ciclorama (tela
branca/cinza de fundo de palco) à vista. O teatro ficaria responsável por colocar uma câmara de vídeo numa
das primeiras varas do palco (ou na régie depende da qualidade) que capte a imagem do chão do palco
durante o espetáculo. Depois, durante a apresentação é projetada essa imagem (live) sobre o ciclorama.
16h00 – Apresentação da Obra Literária "Caminhar nos silêncios", de Manuel Sengo
Apresentação de livro
Este Caminhar nos Silêncios, primeiro livro de poesia de Manuel Sengo, é um "roteiro de sinais
subtilíssimos. Um desafio à indagação do latente, do que se diz no que fica por dizer, do que se aponta sem referenciação explícita, do que permanece em aberto" (Aurora Simões de Matos). Um livro que prolonga as suas vivências e sensibilidades, despertando no leitor um encontro com a vida e a poesia.
17h30 – Sessão de enceramento
- ÁLBUM - Fausto Guedes Teixeira, de Vítor Blue