Figueira
Festas e Romarias
S. João Baptista (24 de junho)
Dia do Padroeiro
S. João Batista (24 de junho)
São João Batista (século I a.C., c. 28 – 30) foi um pregador itinerante cujo aparecimento se deu na Judeia, provável lugar de nascimento, e na Galileia (c. 28 d.C.), na época de Herodes. João teve muitos seguidores e pregava aos judeus, dizendo que deveriam exercer a virtude e a retidão. Usava o batismo como símbolo de purificação da alma no seu movimento messiânico. A sua historicidade é controversa, sendo referido pelo escritor e historiador Flávio Josefo na sua obra Antiguidades judaicas.
São João é conhecido como o "Santo Festeiro”. Essa festividade faz parte das tradicionais comemorações das festas juninas do país, que são celebrações no mês de junho marcadas por danças, pratos típicos e brincadeiras.
A imagem de São João Batista reflete toda sua vida penitencial. A cor roxa do seu manto simboliza sua penitência. O vermelho de sua túnica remete ao martírio. A vara em forma de cruz com a flâmula, apontando para Jesus como o Cordeiro imolado de Deus, é auxiliada com o cordeiro branco ao seu lado.