- Início
- Áreas de Intervenção
- Cultura e Património
- Manifestações Culturais
- Festas Populares
- Parada do Bispo e Valdigem
Parada do Bispo e Valdigem
Festas e Romarias
Festa do Sagrado Coração de Jesus, Festa de Santa Eufémia (1 de novembro), Festa de Todos os Santos (“Festa da Marra”), Romaria ao Monte de S. Domingos (24 de junho), Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário de Fátima (1.° ou 2º, fim-de-semana de Agosto), S. Martinho (24 de Junho) e Imaculada Conceição (8 de dezembro).
Dia do Padroeiro
Santo André (30 de novembro)
O Dia de Santo André celebra-se a 30 de novembro. Santo André, irmão mais velho de São Pedro, é o primeiro dos 12 apóstolos de Jesus Cristo. André reconheceu de imediato Jesus como o Messias e apresentou-o a seu irmão Pedro. Ambos os pescadores abandonariam os seus bens para seguirem o Redentor. André viveu junto de Jesus por 3 anos, assistindo aos seus grandes milagres e escutando os seus sermões imortais. André era discípulo de S. João Batista, tal como S. João Evangelista. Ambos tinham ouvido o testemunho do mestre sobre Jesus, o Cordeiro de Deus. Estes dois santos foram os primeiros a acreditar e a seguir o filho de Deus. Assim, os gregos chamam Protokletos ou Protoclite (o primeiro chamado) a Santo André. O martírio de Santo André data de 30 de novembro do ano 63, sob o império de Nero.
São Martinho (11 de novembro)
O Dia de São Martinho é uma festa litúrgica em honra de Martinho de Tours celebrada anualmente a 11 de novembro.
Nascido na Hungria por volta do ano 316, São Martinho de Tours foi um soldado romano que, depois de receber o batismo e renunciar a milícia, fundou um mosteiro em Ligugé, França, onde seguiu a vida monástica. Mais tarde recebeu a ordem sacerdotal e foi eleito bispo. Faleceu a 8 de novembro de 397. A lenda mais conhecida indica que Tours encontrou-se com um mendigo durante uma tempestade de neve e, com a sua espada, cortou o seu manto ao meio para partilhar com o pedinte e resguardá-lo da chuva. Nessa mesma noite, Martinho sonhou com Jesus vestido com a metade da sua capa e que, apontando para um grupo de anjos, lhe disse: "Foi São Martinho catecúmeno quem me agasalhou".