goo vimeo rss facebook

Caminho de Santiago

Caminho Portugês Interior de Santiago

logo2Os Caminhos de Santiago, nas suas variadas derivações, são, desde a Idade Média, vias de peregrinação, de cariz não só religioso, mas também cultural, turístico e económico, por servirem como vias de comunicação, mas também como meios de divulgação da identidade dos vários locais que atravessam.
Depois de séculos no esquecimento, o Caminho Português Interior de Santiago foi recuperado, graças ao esforço e trabalho conjunto das oito autarquias do interior de Portugal, que atravessadas pelo seu traçado: Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves.
Em território português, são cerca de 205 quilómetros de paisagens de tirar o fôlego, de contacto com um legado patrimonial de inegável valor e beleza. Em Espanha, entrando por Verim, liga, posteriormente, à Via da Prata, e finalmente a Santiago de Compostela.

> Guia Europeu para o Caminho de Santiago - Caminho Português Interior <

A porta de entrada em Lamego, é por Bigorne, onde pode pernoitar no albergue e deixar um donativo para ajudar à sua manutenção. É incontornável uma visita ao santuário de Nossa Senhora dos Remédios e ao seu monumental escadório, com mais de 650 degraus, ou mesmo à Sé e ao Museu de Lamego, no centro da Cidade; sugere-se, ainda, uma visita à Igreja de Santa Maria Maior de Almacave.
Muitos são os pontos de interesse patrimonial, cultural e paisagístico deste concelho inserido na Região Demarcada do Douro. Pode ainda, aproveitar e recuperar forças provando a Bôla de Lamego, e bebendo um copo de Vinho ou Espumante do Douro.

CAMINHO PORTUGUÊS INTERIOR DE SANTIAGO - ROTA DAS CIDADES

Para saber mais informações
www.cpisantiago.pt

 

 

logo CTO Caminho de Torres adota o nome do seu mais célebre peregrino, o escritor salmantino Diego de Torres Villarroel. É um itinerário jacobeu que percorre antigas estradas medievais que ligavam Salamanca e o interior de Portugal ao ocidente peninsular e às vias litorais que permitiam o acesso a Santiago de Compostela. Ao longo de mais de 20 dias de caminhada neste Caminho de Santiago, os peregrinos desfrutam de um percurso que é diverso e tem identidade própria, que é duro e ao mesmo tempo fascinante, que é desconhecido e afinal tem tantos pontos de interesse para o culto a Santiago. O Caminho de Torres passa por quatro sítios classificados como património mundial e seis catedrais. No concelho de Lamego o Caminho de Torres atravessa as freguesias de Ferreirim, União de Freguesias de Cepões, Meijinhos e Melcões, Lamego, Sande, União de Freguesias de Parada do Bispo e Valdigem. Diego de Torres Villarroel escolheu um itinerário do Caminho de Santiago pouco documentado para realizar a sua peregrinação. Fê-lo porque existia caminho. A dimensão histórica deste percurso é uma surpresa para os peregrinos atuais. Ele proporciona o contacto com antigos mosteiros e albergarias, onde os viajantes pernoitavam, e é servido por um número considerável de pontes medievais e modernas, evocadoras de antigas rotas de viagem. Pelo meio, há um conjunto impressionante de marcas do culto a Santiago, por vezes em lugares tão remotos que não pode deixar de causar espanto o impacto das tradições jacobeias na história do interior de Portugal.
O acesso a Lamego por sudeste, a travessia do rio Douro ou o acesso à estrada medieval que ligava Amarante a Braga, passando por Guimarães, são aspetos da autenticidade deste Caminho de Santiago e das suas profundas raízes na Idade Média.

page torre

Mais informação:
www.caminhodetorres.pt/

 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
    (Custo de chamada para rede fixa nacional)
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 16H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 16H00
             HORÁRIOS CONTÍNUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.