Projeto TRanÇa

O projeto TRanÇa – TRC na Dança, é um projeto de cariz formativo e social, o qual decorre ininterruptamente desde 2009. Este projeto funciona com vários grupos em processos criativos autónomos, estando organizado por anos letivos.

  • CML 12911
  • CML 13881
  • CML 14091
  • CML 31502
  •  DSC02052
  •  JOO01851
  • 30
  • 4
  • 52

    QUEM SOMOS
    Pretendemos dar tempo e corpo a estratégias que são inclusivas, mas precisam da escuta para construir projetos que possam emergir do contexto. As práticas artísticas colaborativas na comunidade refletem uma ideia de pertença, desejo de aprender, e é nesta crença e ideia de emancipação que se pretendem transformar pessoas, comunidades e modos de estar. As práticas artísticas colaborativas refletem a democratização da cultura mas sobretudo da sua prática, transformando os espaços culturais na verdadeira casa da Criação e Experimentação Artísticas.

    Que estratégias culturais têm em atenção uma abordagem culturalmente sensível e responsiva ao que está no território?
    Quais as questões chave a partir das quais a arte e a cultura deverão encontrar uma resposta?
    Como se compromete a comunidade na forma de responder?, e o que é que existe no lugar para ajudar a responder a esta questão?

    Criar colaborativamente significa abandonar modelos tradicionais e abraçar as comunidades de contextos múltiplos e participações muito variadas. É neste sentido que a Arte faz ligação direta com o contexto, promovendo diálogos de estéticas muito diversas.

     VISÃO
    O projeto tenciona assumidamente agir em áreas essenciais para a educação e a sociedade, sobre as quais se procura discutir o estado do corpo na comunidade, a relação de espelho entre a arte e a vida, a especialidade da dança e o significado da prática artística colaborativa, ou a importância do cruzamento entre identidades e saberes diferentes. Esta perspetiva justifica a convergência de lugares, de comunidades e de áreas artísticas. Desta forma é possível entender a dimensão do desafio abraçado por toda a comunidade para criar uma nova obra de arte.

    DEFINIÇÃO
    A Dança enquanto ferramenta que articula saberes, conhecimentos e experiências é a porta de entrada, com uma atividade regular e mais intensa destinada a todos os grupos de participantes de todas as idades e contextos sociais. Do projeto TRanÇa fazem parte atividades de movimento livre, danças sociais a par ou a solo, danças tradicionais, processos criativos e colaborativos de descoberta de movimentos e técnicas de dança e composição criativa. É através de uma vivência multidisciplinar, aberta e inclusiva da dança em particular e das artes performativas no geral que os corpos se colocam em diálogo entre si, descobrindo formas individuais e coletivas de criar um discurso artístico que reconhece toda a sua dimensão geocultural, social e humana, num processo constante da sociedade para o palco e do palco para a sociedade.

     METODOLOGIA | PROCESSOS CRIATIVOS
    O projeto inicia com uma fase de exploração de seis meses, com aulas e ensaios regulares, com atividades como ensaios abertos, conversas e encontros, que promovem a partilha e a reflexão sobre o trabalho de grupo.
    Nos três meses seguintes, reúne-se o material feito por cada turma/grupo, com métodos e rotinas próprios da criação de um espetáculo de dança.
    Este processo culmina com uma Mostra de Dança no Teatro Ribeiro Conceição, apresentação pública que acontece no mês de Junho de cada ano.

    FUNCIONAMENTO
    O projeto TRanÇa funciona regularmente no TRC entre Setembro e Junho de cada ano, com interrupções letivas no Natal, Carnaval e Páscoa. Durante as interrupções letivas são dinamizadas Residências Artísticas e também Práticas ao Ar Livre.

    CRIANÇAS E JOVENS
    4 a 6 anos | Pré-Ballet - 17h15 às 18h | 2ªf e 4ªf
    4 a 8 anos | Dança Criativa - 18h às 19h | 2ªf e 5ªf
    7 a 12 anos | Ballet - 18h às 19h | 2ªf e 4ªf
    9 a 12 anos | Urbanas - 19h às 20h | 4ªf e 5ªf
    M13 | Ballet Jovens&Adultos - 19h às 20h | 2ªf e 4ªf
    13 a 25 anos | Prática Artística Contemporânea - 20h - 21h30 | 4ªf e 5ªf

    ADULTOS E SENIORES
    M13 | Ballet Jovens&Adultos - 19h às 20h | 2ªf e 4ªf
    M15 | Danças Sociais (AfroLatinas) Iniciados - 21h30 - 22h30 | 4ªf e 5ªf
    M15 | Danças Sociais (AfroLatinas) Intermédios - 22h30 - 23h30 | 4ªf e 5ªf
    M60 | Dança Senior - 18h às 19h | 4ªf

    EQUIPA
    As atividades são dinamizadas por vários professores de várias áreas artísticas ao longo do ano, sendo que a colaboração de uns tem um caráter regular e outros pontual. Atualmente, os professores escalados para as atividades regulares do ano letivo 2021/2022 são Débora Rebelo, André Marques, Rita Neves e Joana Cardoso.

    REGRAS DE FUNCIONAMENTO
    Todos os participantes deverão utilizar para efeitos de inscrição e pagamentos a plataforma online criada para o efeito. A emissão dos comprovativos de pagamento será feita automaticamente pela plataforma e enviados por mail os documentos respetivos.
    Os pagamentos de quotas/mensalidades serão processados até ao dia 8 de cada mês, data após a qual o aluno ficará impedido de frequentar as mesmas.
    Qualquer interessado poderá solicitar uma aula experimental, após a qual, caso pretenda continuar, deverá efetivar a sua inscrição online.
    As atividades a par requerem um número equilibrado de pares, sendo que é importante que todos os interessados nas danças sociais tragam um par para as práticas.
    As faltas ou interrupções letivas não pressupõem um desconto ou a isenção do pagamento das quotas/mensalidades.
    Os pagamentos serão automáticos através da plataforma online, evitando desta forma deslocações desnecessárias ao TRC, assim como aglomerados ou atrasos nos mesmos, sendo que não serão aceites pagamentos na bilheteira.
    O valor da mensalidade não terá redução caso o aluno escolha fazer menos aulas, ou partes do mês.
    Qualquer situação particular deverá ser comunicada diretamente à bilheteira do Teatro Ribeiro Conceição ou por mail para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

    UNIFORMES
    Para frequentar as atividades recomendamos a utilização de roupa adequada do TRanÇa, que poderá ser encontrada no catálogo online na plataforma digital. No caso do Ballet, por uma questão de rigor e estética, será obrigatória a utilização do uniforme indicado para a idade do aluno. Por favor confirme a idade e a cor respetiva antes de proceder à compra online.
    As compras serão feitas exclusivamente online, sendo que os uniformes serão entregues pela professora diretamente aos alunos. Os prazos de entrega dependem diretamente de fornecedores externos, pelo que não podemos comprometer-nos com um prazo definido.

    PREÇOS
    18€ - preço único por modalidade selecionada*
    *caso o participante seleccione mais que 1 modalidade, terá um desconto de 10% na 2ª modalidade e 15% na 3ª modalidade.

    SEGURO
    No acto de inscrição todos os praticantes deverão subscrever um seguro, no valor de 12€ anuais. Caso não pretenda o seguro, o praticante deverá evidenciar essa intenção no formulário de inscrição, responsabilizando-se por eventuais acidentes/lesões que ocorram durante a prática das atividades.

    INSCRIÇÕES
    As inscrições serão realizadas na plataforma online criada para o efeito, neste link https://dancenter.dancemanager.pt/shop/

    DIREÇÃO&COORDENAÇÃO TRANÇA
    A Direção do projeto TRanÇa é feita pelo professor André Marques. A Coordenação do Projeto é feita pela Associação Cultural DCTR em estreita articulação com o Teatro Ribeiro Conceição e o Município de Lamego.

    trança preto fundo transparente

    Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies. Política de Privacidade