Serviço Educativo

serviço educativo TRCO Serviço Educativo do Teatro Ribeiro Conceição promove atividades que estimulam a imaginação, a descoberta, a criatividade e a partilha de conhecimentos. As crianças, os jovens e os adultos são todos, sem exceção, “o nosso público”. Este Serviço constrói todos os dias o futuro. Tem uma forte preocupação na formação de novos públicos, é fundamental na aproximação do Teatro Ribeiro Conceição à comunidade e promove o acesso à cultura em geral.

Visitas guiadas • Duração Aproximada: 60 Minutos • Preço: 1,00€
Público: Escolas, instituições e grupos organizados • Marcação Obrigatória
Telefone: 254 600 078 • Telemóvel: 962 116 123

Espaço Memória

TRCEM LogotipoPNGCom o objectivo de recuperar, destacar e dignificar o espólio existente do antigo Teatro Ribeiro Conceição, a coordenação do o novo Teatro Ribeiro Conceição criou o “Espaço Memória”. Neste espaço estão expostas permanentemente todas as antigas máquinas de projeção, todos os documentos e outros objetos que ilustram o que era o TRC antigo. O “Espaço Memória” é também o local privilegiado para expor e vender publicações, documentos e outro tipo de objetos que o TRC venha a editar e/ou criar. Finalmente, este também é um espaço de exposições temporárias, tendo como tema o Teatro Ribeiro Conceição ou iniciativas culturais locais que se julguem relevantes para o espaço em questão.

O “Espaço Memória” funciona na antiga loja do teatro.

História

O edifício foi construído em 1727 com o objetivo de ali funcionar o Hospital da Misericórdia. Mais tarde, em 1886, o Quartel do Regimento da cidade de Lamego sofreu um grande incêndio e a Misericórdia cedeu-lhe o espaço do velho hospital. Porém, no ano seguinte, essa fatalidade também assombrou este edifício, ficando reduzido a escombros. Em 1924, é comprado em hasta pública por José Ribeiro Conceição, que ergue então o Teatro que hoje tem o seu nome, mantendo a fachada setecentista original. Inaugurado a 02 de Fevereiro de 1929, José Ribeiro Conceição é alvo de homenagem pública com a presença da atriz Lucília Simões. A partir daí, este local acolhe espetáculos de teatro, ópera, circo, cinema, dança e música, tornando Lamego uma referência na vida cultural do interior do país. Em 1989, fecha as suas portas. Entretanto, a Câmara de Lamego avança com a aquisição da maior parte do Teatro e, em 1993, foram realizadas obras de recuperação e consolidação do edifício. A 23 de Fevereiro de 2008, é inaugurado o Teatro com a presença do Presidente da República, Professor Doutor Aníbal Cavaco Silva. Presentemente, o Teatro Ribeiro Conceição recebe espetáculos profissionais e amadores de todas as áreas e oferece à população formação na área da dança, ao mesmo tempo que atua juntamente com as associações e instituições locais.

Comendador Ribeiro Conceição
RibeiroConceicaoA 30 de Agosto de 1872, nasce na Freguesia de Ferreiros de Avões José Ribeiro Conceição.
Cedo parte para o Brasil onde faz fortuna e, na primeira metade de 1900, passa a viver entre o Brasil e Portugal. O seu nome é citado em vários jornais e assim passa a ser um homem conhecido na região, integrando-se rapidamente na sociedade lamecense.
Atento às mudanças do seu tempo, envolve-se no mundo da política e chega a integrar uma comissão que vai a Lisboa tentar convencer Afonso Costa da ascensão de Lamego a sede de distrito. Como membro do Partido Republicano candidata-se a vereador, cargo que exerce de 2 de Janeiro a 23 de Abril de 1914.
De carácter empreendedor, José Ribeiro Conceição tenta a implementação de uma empresa de transportes em Lamego. No entanto, é a cultura a grande paixão deste homem.
Em 1924, adquire o edifício do teatro, reconstrói-o e, cinco anos passados, inaugura-o com pompa e circunstância.
Envolve-se em polémicas e conflitos de interesses com alguns sectores de Lamego e, anos mais tarde, parte desiludido para o Brasil. A 26 de Dezembro de 1948 falece o Comendador Ribeiro Conceição.

Teatro Ribeiro Conceição
desenho TRC jpgDatado do ano de 1727, este teatro foi inicialmente construído com o propósito de ser o Hospital da Misericórdia de Lamego que aqui funcionou até 1892. Quatro anos depois, o velho hospital passa a ser o novo Quartel do Regimento. No entanto, em 31 de Julho de 1897, um grave incêndio deixa este edifício reduzido a escombros.
Em 1924, o Comendador José Ribeiro Conceição compra em hasta pública, por dez mil e um escudos (quarenta e nove euros e oitenta e oito cêntimos), o edifício em ruínas e transforma-o numa importante e prestigiada sala de espetáculos que será uma referência na vida cultural do interior do país ao longo de várias décadas.
Com pompa e circunstância, o teatro foi inaugurado a 2 de Fevereiro de 1929, mantendo a sua atividade cultural até 1987, ano em que apresentava já em estado avançado de degradação.
Finalmente, a Câmara Municipal de Lamego decide avançar com a aquisição deste monumento setecentista e em 1993 foram realizadas obras de recuperação e consolidação do edifício.
No final de 2005, são efectuadas as obras de reabilitação e a 23 de Fevereiro de 2008 é reinaugurada a mais bela sala de espetáculos da região duriense: o Teatro Ribeiro Conceição.
Cronologia
1727 – Construção do edifício para servir de Hospital da Misericórdia de Lamego
1897 – O edifício é devorado por um incêndio e fica reduzido a escombros.
1924 – O imóvel é adquirido pelo Comendador José Ribeiro Conceição
1929 – O Teatro Circo Ribeiro Conceição é inaugurado a 2 de Fevereiro