• IMG 3502
  • Trc 25
    ''A Joia Cultura do Douro''

• Trc 6
    ''O teatro é mais honesto que o cinema, porque o cinema filma sonhos...''
                                                                                                                                                                                                                       Manoel de Oliveira
    Teatro Ribeiro Conceição
    Uma das mais belas Salas de Espetáculos do País
  • Trc 12

''Teatro Ribeiro Conceição''

• Trc 4
    Teatro Ribeiro Conceição
    Fachada Setecentista Original
  • Trc 7
    ''A tragédia e a sátira são irmãs e estão sempre de acordo''
    Fiodor Dostoievski
  • IMG 3490
    ''Teatro Ribeiro Conceição''

• Trc 3
    ''A vida é uma peça de Teatro que não permite ensaios...''
                                                                                                                                                                      Charles Chaplin
  • Trc 2
    ''A Arte é o alimento do Espírito''
    Ruy de Carvalho
  • Trc 5
    ''A lei suprema da Arte é a representação do Belo...''
                                                                                                                                                   Leonardo da Vinci

TRCEM LogotipoPNG

Espaço Memória

Com o objectivo de recuperar, destacar e dignificar o espólio existente do antigo Teatro Ribeiro Conceição.

serviço educativo TRC

Serviço Edutativo

Promove atividades que estimulam a imaginação, a criatividade e a partilha de conhecimentos.

TRC MES LOGO

Mês TRC

Datas importantes na vida deste teatro que coincidentemente acontecerem no mês de fevereiro.

AUTO DA BARCA DO INFERNO

baraca
TEATRO
23 de Mar. de 2020 10:00 - 14:30
Teatro Ribeiro Conceição - Teatro Ribeiro Conceição - Lamego
CICLO DE TEATRO VICENTINO PARA AS ESCOLAS
Auto da Barca do Inferno foi estreado em 2002 no âmbito das comemorações dos 500 anos da obra literária de Gil Vicente e desde então já foi visto por mais de 70.000 espectadores, sobretudo alunos do 9º ano dada a componente pedagógica do espectáculo que respeita fielmente o texto original, mas actualiza a galeria de personagens vicentinas no espaço e no tempo modernos que viajam ao som de ícones musicais da actualidade e desfilam sob guarda-roupa vistosamente contemporâneo.
Como plataforma cénica, e evocando um sentido pós-moderno da encenação, utiliza-se como metáfora de “que no ponto que acabamos de espirar, chegamos subitamente a um rio, o qual per força havemos de passar em um de dous batés que naquele porto estão”, uma estrada dos dias de hoje que tanto pode simbolizar o percurso para a vida ou o percurso para a morte.
AUDITÓRIO
PÚBLICO-ALVO: ALUNOS DO 9º ANO DO 3º CICLO DO ENSINO BÁSICO
PROJETO CEDITES – SERVIÇO EDUCATIVO
TEATRO DO NORDESTE – FILANDORRA
FICHA ARTÍSTICA E TÉCNICA:
Texto: Gil Vicente
Versão Cénica e Encenação: David Carvalho
Interpretação: Anita Pizarro, Bibiana Mota, Débora Ribeiro, Helena Vital, Sofia Duarte, Luís Filipe, Rui Moura e Silvano Magalhães
Luz e Som/Multimédia: Carlos Carvalho e Pedro Carlos
Produção: Cristina Carvalho
Foto: João Oliveira
Comunicação/R. Públicas: Silvina Lopes

Todas as datas

• 23 de Mar. de 2020 10:00 - 14:30

Criado em iCagenda

LOGO TRC MES NEW

Datado do ano de 1727, este teatro foi inicialmente construído com o propósito de ser o Hospital da Misericórdia de Lamego que aqui funcionou até 1892. Quatro anos depois, o velho hospital passa a ser o novo Quartel do Regimento. No entanto, em 31 de Julho de 1897, um grave incêndio deixa este edifício reduzido a escombros. Em 1924, o Comendador José Ribeiro Conceição compra em hasta pública, por dez mil e um escudos (quarenta e nove euros e oitenta e oito cêntimos), o edifício em ruínas e transforma-o numa importante e prestigiada sala de espetáculos que será uma referência na vida cultural do interior do país ao longo de várias décadas. Com pompa e circunstância, o teatro foi inaugurado a 2 de Fevereiro de 1929, mantendo a sua atividade cultural até 1987, ano em que apresentava já em estado avançado de degradação. Finalmente, a Câmara Municipal de Lamego decide avançar com a aquisição deste monumento setecentista e em 1993 foram realizadas obras de recuperação e consolidação do edifício. No final de 2005, são efectuadas as obras de reabilitação e a 23 de Fevereiro de 2008 é reinaugurada a mais bela sala de espetáculos da região duriense: o Teatro Ribeiro Conceição.