goo vimeo rss facebook

REOT

Freguesia de Avões

Situada na encosta da Serra das Meadas, a freguesia de Avões é constituída por dois povoados: Avões de Lá e Avões de Cá. Dita a lenda, que o local ficou assim conhecido porque nestas paragens existiam grandes aves. Rodeada pelas localidades Ferreiros de Avões, Cambres, Penajóia e S. Martinho de Mouros, a freguesia, que remonta ao tempo de D. Afonso Henriques, só em 1875 se tornou autónoma.

População Residente: 619 habitantes (censos 2011)
Festas e Romarias: Senhora das Candeias (2 de fevereiro) e S. João (24 de junho)
Principais atividades económicas: Agricultura e Construção Civil
Localização: Dista 5 kms da cidade de Lamego

Presidente

HUGO MIGUEL CARDOSO REBELO 
Telefone: 254 665 551
Fax: 254 655 551
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Sítio eletrónico: www.freguesiadeavoes.com

Morada: Avões  5100 - Lamego

Mapa:

Freguesia de Vila Nova de Souto D'el Rei

Vila Nova de Souto d'El-Rei é uma freguesia portuguesa do concelho de Lamego que foi criada em 1587. Foi elevada a vila e sede de concelho no século XVIII. Na época, a conhecida freguesia por Arneirós era constituída apenas por uma freguesia e tinha, em 1801, 764 habitantes. O município acabaria por ser extinto em 1836. No entanto, reza a lenda, que a vila foi desde tempos muito antigos e devastada durante as lutas entre cristãos e muçulmanos.

População Residente: 824 habitantes (censos 2011)
Festas e Romarias: Festa do Santíssimo (Arneiros/ 3º domingo de julho), Romaria ao Senhor da Ponte (na 2ª-feira à festa de Arneirós), Festa da Nossa Senhora da Graça (Juvandes/ 3º Domingo de agosto) e Festa de Nossa Senhora do Pranto (Póvoa/ 8 de dezembro)
Principais atividades económicas: Produção e comércio da castanha, cereais, batata e exploração florestal e ainda fruta
Localização: Faz fronteira com a Freguesia de Lamego (Almacave/Sé)

Junta de Freguesia
Presidente: Arcilio Jorge de Sousa Lamelas
Telefone: 254 688 065
Fax: Não dispõe
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Sítio eletrónico: Não dispõe

Morada: Vila Nova de Souto D' el Rei
             5100-891 V. N. S. D'el Rei

Mapa:

Freguesia de Samodães

A freguesia de Samodães encontra-se no extremo norte do município de Lamego, “encravada” entre as grandes freguesias de Penajóia e Cambres e já no limite com o vizinho distrito de Vila Real, fica nesta freguesia a famosa Quinta do Vale Abraão, imortalizada no romance de Agustina Bessa Luís e no filme de Manuel de Oliveira. Em termos de património edificado, destaca-se ainda a seiscentista Capela da Senhora da Graça, de traça maneirista.

População Residente: 203 habitantes (censos 2011)
Festas e Romarias: S. Pedro (29 de junho)
Principais atividades económicas: Produção de Vinho do Porto, cereja, azeite, Construção Civil e Comércio
Localização: Dista a 8 kms da cidade de Lamego

Junta de Freguesiasamoda
Presidente: Maria Alzira Ribeiro de Sousa Guedes Coelho
Telefone: 254 665 781
Fax: 254 665 781
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Sítio eletrónico: Não dispõe

Morada: Lugar do Outeiro
             5100-758 Samodães

Mapa:

Freguesia de Várzea de Abrunhais

A freguesia de Várzea de Abrunhais situa-se no extremo oriental do concelho de Lamego, no limite com o vizinho município de Tarouca. Com um nome de origem agrária – várzea é uma planície e abrunhais significa “terra onde se produzem abrunhos” – é já no século XXI que a localidade mostra que tem futuro. Em 2009 a Microsoft escolheu a Escola de Abrunhais para integrar a rede mundial de escolas inovadoras. No que diz respeito ao património, merece destaque a Capela de Santo Aleixo, ou de Nossa Senhora da Conceição.

População Residente: 405 habitantes (censos 2011)
Festas e Romarias: Santa Bárbara e S. Pedro (Padroeiro)
Principais atividades económicas: Vinicultura, Horticultura, Floricultura, Construção Civil e Turismo Rural
Localização: Dista a 6 kms da cidade de Lamego

Junta de Freguesia

VARZEA DE ABRUNHAISPresidente: MARIA OTÍLIA DA SILVA TEIXEIRA
Telefone: 254 699 243
Fax: 254 699 243
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Sítio eletrónico: Não dispõe

Morada: Lugar do Eiro
            5100-872 Varzea de Abrunhais

Mapa:

Freguesia de Lamego

almacaveAlmacave – Conhecida como as Primeiras Cortes Portuguesas, convocadas por D. Afonso Henriques entre 1142 e 1144, a freguesia de Almacave tem como um dos elementos mais emblemáticos a Igreja de Santa Maria Maior, monumento românico português do século XII, posteriormente alterado no século XVII.
Sé – Falar da Sé é falar sobre a Sé Catedral. Anterior à fundação da nacionalidade, o monumento sofreu diversas alterações ao longo dos tempos, nomeadamente nos séculos XVI e XVIII. A fachada atual é o resultado dessas reconstruções. No interior sobressaem a decoração das abóbadas, os retábulos do transepto e os órgãos do século XVIII.

População Residente: 8750 habitantes (censos 2011) – Almacave | 3464 habitantes (censos 2011) - Sé
Festas e Romarias: Festa de Santa Maior de Almacave (5 de agosto), Festa em Honra de sNossa Senhora dos Remédios (8 de setembro), Nossa Senhora dos Aflitos, Nossa Senhora do Amparo (Alvelos), Nossa Senhora dos Meninos, S. João, Nossa Senhora dos Remédios, S. Lázaro, S. Pedro Balsemão e S. Beneditino.
Principais atividades económicas: Agricultura, Comércio, Indústria, Hotelaria e Serviços.
Localização: Freguesia da cidade de Lamego

Junta de Freguesia
Presidente: NUNO MIGUEL LÁZARO GONÇALVES
Telefone: 254 613 311
Fax: 254 611 511
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

 Mapa:

União das Freguesias Parada do Bispo, Valdigem

parada do bispoParada do Bispo - Situada na encosta do Monte de S. Domingos, na margem esquerda do rio Douro, a freguesia de Parada do Bispo tem como padroeiro o Santo André, por quem os populares têm grande devoção, mas é Santa Eufémia que leva a palma na conquista dos corações dos peregrinos. Em termos históricos referenciar vestígios do castro monte de S. Domingos que reporta pelo menos até à época romana em termos de povoamento.
Valdigem - A grande freguesia de Valdigem encontra-se no extremo norte do concelho de Lamego, sendo separada do distrito de Vila Real pelo rio Douro. Parte da freguesia confina também com o concelho de Armamar. Os vestígios humanos na área da freguesia remontam pelo menos à Idade do Bronze. Num esporão do Cabeço de S. Domingos, no sítio arqueológico da Fraga, foram detetadas várias rochas esculpidas que revelam uma figura humana. A Quinta da Raposeira é um habitat do período romano situada numa zona de encosta. O concelho, que tinha Cadeia, Casa da Câmara e Pelourinho, acabou por ser extinto em 1834. Em Julho de 2003, Valdigem foi elevada à categoria de vila.

População Residente: 149 habitantes (censos 2011) – Parada do Bispo | 890 habitantes (censos 2011) - Valdigem
Festas e Romarias: Festa do Sagrado Coração de Jesus, Festa de Santa Eufémia, Festa de Todos os Santos (“Festa da Marra”), Romaria ao Monte de S. Domingos (24 de junho), Festas em Honra de Nossa Senhora do Rosário de Fátima, S. Martinho e Imaculada Conceição
Principais atividades económicas: Agricultura, Viticultura, Olivicultura, Indústria de Panificação, Comércio, Serviços e Construção Civil
Localização: Dista a 7 kms da cidade de Lamego

Junta de Freguesia
Presidente: BERNARDO MANUEL TEIXEIRA XAVIER
Telefone: 254 331 771
Fax: 254 332 071
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">
Sítio eletrónico: Não dispõe

Morada: Av. da Escola
             5100-822 Valdigem

Mapa:

União das freguesias Cepões, Meijinhos, Melcões

Cepões – Na vizinhança da cidade de Lamego, surge a freguesia Cepões que outrora teve o nome “Seponis”. Na igreja matriz pode apreciar uma escultura de madeira estofada, do século XVII, da invocação de Santa Maria de Cepões, ainda que mutilada (falta o braço esquerdo ao Menino que traz ao colo), deixa qualquer um deleitado pela simplicidade que irradia. CEPÕES
Meijinhos – Considerada como uma das aldeias mais antigas do concelho de Lamego, Meijinhos é referenciada nas Inquirições de D. Afonso III em 1258 como reguengo (“terras pertencentes ao rei e das quais recebia dízimos”). Ainda em 1574, no livro das Igrejas e Capelas do rei, Meijinhos é mencionada como uma das poucas terras que pagava dízimos à coroa, ou seja: 450 medidas de pão, 100 de vinho e 600 de castanha. Em 1834, Meijinhos foi do concelho de Lazarim, passando para Tarouca a que esteve sujeita até 1896. A partir desta data a até hoje, é uma das freguesias do concelho de Lamego.
Melcões - Melcões foi das primeiras vilas do concelho de Lamego, por isso muitas vezes castigada pelos ataques dos visigodos que a tentar dominar várias vezes. Existem vários monumentos megalíticos junto ao Talefe, resultantes das sucessivas invasões que esta agora freguesia sofreu. Este local é também considerado um dos pontos estratégicos do CTOE (Centro de Tropas de Operações Especiais), de onde se podem apreciar as vastas paisagens circundantes que deslumbram qualquer visitante da freguesia. A Igreja Matriz é uma das suas maiores atrações, toda ela construída em pedra e com três altares no seu interior.

População Residente: 860 habitantes (censos 2011) – Cepões | 86 habitantes (censos 2011) – Meijinhos | 125 habitantes (censos 2011) – Melcões
Festas e Romarias: S. Brás, Senhora da Piedade, S. Silvestre, Senhora da Lapa
Principais atividades económicas: Horticultura, Pastorícia, Produção de vinho e castanha, Pequeno Comércio
Localização: Dista a 5 kms da cidade de Lamego

Junta de Freguesia
Presidente: António Manuel dos Santos Rodrigues
Telefone: 254 655 222
Fax: 254 655 222
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Sítio eletrónico: Não dispõe

Morada: Lugar do Cemitério 
             5100-446 Cepões

Mapa:

União das Freguesias Bigorne, Magueija, Pretarouca

bigorneBigorne - A sul de Lamego, a primeira freguesia do concelho é a de Bigorne, ainda no conjunto da Serra de Montemuro. Considerada como uma das freguesias mais pequenas de Portugal, a modesta e simpática aldeia de Bigorne foi durante centenas de anos considerada como um porto comercial por se encontrar numa estrada Lamego-Castro Daire. A típica capucha da pastorinha no rancho folclórico de Lamego foram durante tempos fabricadas em Bigorne.
Magueija - Magueija é uma freguesia humilde, de feição serrana, do concelho de Lamego. Bem perto do coração do Douro, esta freguesia foi em épocas município.
Pretarouca - Está anexa à freguesia de Bigorne há já muitos anos, com a designação de Bigorne e Pretarouca, todavia, em 1840 ainda era freguesia independente.
 
População Residente: 46 habitantes (censos 2011) – Bigorne | 591 habitantes (censos 2011) – Magueija | 69 habitantes (censos 2011) – Pretarouca
Festas e Romarias: S. Tiago (último Domingo de julho), Nossa Senhora dos Milagres (15 de agosto)magueija
Principais atividades económicas: Agricultura, Pecuária, Pequeno Comércio e Construção Civil
Localização: Dista a 12 kms da cidade de Lamego

Junta de Freguesia
Presidente: SÉRGIO PEDRO DA RUA CAPELA
Telefone: 254 688 186
Fax: 254 688 186
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Sítio eletrónico: uf-bigornemagueijapretarouca.pt

Morada: Magueija
             5100-603 Magueija

Mapa:

Freguesia de Sande

Situada na ladeira da Serra de S. Domingos e atravessada pelo rio Varosa, a Freguesia de Sande está implantada numa área de 3,11km2. Segundo dita a história, o pároco da freguesia em 1758, num relatório que fez a pedido do Marquês de Pombal, descreve-a como “terra de bom clima, e aprazível em seus frutos e regalos, com bastantes águas de fontes, com vinhos do melhores e por isso decantados em todo o reino pela sua singularidade, e produz também a terra deliciosas frutas de toda a casta”.

População Residente: 916 habitantes (censos 2011)
Festas e Romarias: S. Tiago e Santa Luzia
Principais atividades económicas: Agricultura, Construção Civil, Confeções e Comércio
Localização: Dista a 6 kms da cidade de Lamego

Junta de Freguesiasande
Presidente: Maria do Sameiro Morais Rodrigues Gregório
Telefone:254 667 405
Fax:
E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
Sítio eletrónico: Não dispõe

Morada: Sande Lamego
             5100-772 Sande

Mapa:

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.