goo vimeo rss facebook

REOT

Romaria de Portugal

ML FR A3No local onde se encontra o Santuário da Nossa Senhora dos Remédios, o monte de Santo Estêvão, existiu outrora uma capela em honra deste Santo, construída em 1361. Tratava-se de um templo pequeno e modesto, mandado edificar pelo bispo da diocese, D. Durão.
Em 1551, foi nomeado bispo de Lamego D. Manuel de Noronha que, para além de muitas obras existentes na cidade de Lamego, mandou erigir, no ano de 1568, a primeira capela em honra da Nossa Senhora dos Remédios, exactamente no monte de Santo Estêvão, e que hoje é designado por Pátio dos Reis.
Mais tarde, em 1750, a Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios, na época liderada pelo Cónego José Pinto Teixeira, devido à degradação da capela seiscentista, mandou-a demolir e construir um magnificente Santuário dotado de um amplo e harmonioso espaço para atrair mais peregrinos e capaz de acolher mais crentes ligando-o à cidade. Esta obra foi concluída em 1761. Neste mesmo ano, iniciaram-se no novo espaço, os ofícios religiosos, mas somente em 1778 é que este Santuário foi inaugurado. Na época, o grandioso dia, dedicado à Padroeira Nossa Senhora dos Remédios, era assinalado a 5 de Setembro.
As festas foram crescendo ao longo dos tempos até se tornarem uma das mais grandiosas do país, na qual os rituais religiosos e profanos se misturam numa harmonia perfeita. É oferecido um programa diversificado englobando exposições, concertos, desfiles, procissões, feiras, eventos culturais e desportivos de forma a atrair muitos veraneantes e foliões. Assim, durante estes dias de diversão é possível admirar a Marcha Luminosa, no dia 6 de Setembro à noite, e a Batalha das Flores, no dia seguinte à tarde, que percorrem as principais ruas da cidade engalanadas de alegria e cor.
A Romaria de Lamego, dedicada a Nossa Senhora dos Remédios, é uma das maiores de Portugal, sendo o momento mais alto desta celebração a grandiosa Procissão do Triunfo, realizada a 8 de Setembro, na qual os andores ostentam imagens sagradas puxadas por juntas de bois, como manda a tradição. Nesta altura, as ruas ficam ricamente ornamentadas, ganhando uma nova dinâmica, onde a componente religiosa adquire toda a sua plenitude.
As festas culminam com uma fenomenal sessão de fogo pelos quatro cantos da cidade.
MAIS INFORMAÇÕES EM : www.aromariadeportugal.pt
 
romaria
 


Discussão Pública do Plano Diretor Municipal de Lamego

Durante o período de discussão pública, de 04 de março de 2014 a 14 de abril de 2014 (inclusive), todos os interessados poderão solicitar quaisquer esclarecimentos, assim como formalizar por escrito quaisquer reclamações, observações e sugestões sobre a proposta de revisão do Plano Diretor Municipal de Lamego e respetivo Relatório Ambiental, utilizando, somente para efeito (sob pena de não aceitação), o impresso próprio disponível na presente página, ou no Gabinete de atendimento ao Munícipe, sito no edifício da Câmara Municipal, Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 – 150 Lamego.
As Reclamações, observações e sugestões, poderão ser enviadas por carta registada com aviso de receção, dirigida ao Presidente da Câmara Municipal, para Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 – 150 Lamego, ou entregues diretamente nos Serviços indicados no parágrafo anterior, bem como por correio eletrónico para Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
No decorrer da presente discussão pública, a Câmara Municipal de Lamego promoverá duas sessões públicas de esclarecimento, a primeira em 20 de março de 2014, pelas 21 horas e a segunda em 11 de abril de 2014, pelas 18 horas e 30 minutos, ambas a realizar no Salão Nobre sito no edifício da Câmara Municipal.

Proposta do PDM e Respetivo Relatório Ambiental Disponíveis para Consulta Pública

Anúncio de Abertura;

Declaração de Retificação;

Impresso da Apresentação das Sugestões;

Suspensão dos atos administrativos ao abrigo do artigo 117.º do RJIGT;

Relatório de Ponderação;

Tarifário 2018

 

Tarifas Especiais

Termos e condições de acesso:
 
-Tarifa Familiar
-Tarifa Social

Tarifário familiar: aplicável aos utilizadores domésticos cujo agregado familiar seja constituído pelos cônjuges e por, pelo menos, três descendentes diretos dependentes residentes no município de Lamego e na mesma habitação em regime de permanência. O tarifário familiar consiste no alargamento dos escalões de consumo em 3m3 por cada membro do agregado familiar que ultrapasse os 4 elementos.

Para se candidatar à atribuição da Tarifa Familiar, deve apresentar:

-Bilhete de identidade/Cartão de Cidadão e cartão de contribuinte do requerente;
-Declaração de rendimentos IRS;
-Confirmação da residência do agregado familiar através da apresentação de atestado emitido pela Junta de freguesia respetiva.

Tarifário social doméstico: aplicável aos utilizadores finais cujo agregado familiar possua rendimento bruto englobável para efeitos de Imposto sobre o Rendimento de Pessoas Singulares (IRS) inferior 1,5 vezes o valor do salário mínimo nacional.

O tarifário social para utilizadores domésticos consiste:

-Na isenção das tarifas fixas;
-Na aplicação ao consumo total do utilizador da tarifa variável do primeiro escalão, até ao limite mensal de 15 m³, e na aplicação aos consumos superiores a 15 m3, do 3.º escalão da tarifa variável do utilizador doméstico normal.

Para se candidatar à atribuição da Tarifa social, deve apresentar:

-Bilhete de identidade/Cartão de Cidadão e cartão de contribuinte do requerente;
-Última declaração de IRS e respetiva nota de liquidação;
-Atestado emitido pela respetiva Junta de Freguesia, certificando a residência e a composição do agregado familiar;
-Relatório elaborado pelo serviço de Ação Social do município.

Tarifário social não-doméstico:

-Aplicável a instituições particulares de solidariedade social, organizações não-governamentais sem fim lucrativos ou outras entidades de reconhecida utilidade pública cuja ação social o justifique, legalmente constituídas.
-O tarifário social para utilizadores não-domésticos consiste na aplicação de uma redução de 30% face aos valores das tarifas de consumo de água aplicadas a utilizadores finais não-domésticos.

Modalidades de Pagamento

Forma de pagamento e prazo
A fatura da água pode ser liquidada nos locais abaixo referidos e no prazo de pagamento indicado na frente da fatura.
 
- MULTIBANCO: utilizando a rede de Caixas MB, utilize o seu cartão bancário, selecionando em "OUTRAS OPERAÇÕES "a operação "PAGAMENTO DE SERVIÇOS" e introduza os dados indicados na frente da fatura (Entidade, referência e montante) no prazo de pagamento indicado;

- SISTEMA DE DÉBITO DIRETO (SDD): para pagamento por Sistema de Débitos Diretos (SDD) deverá ser constituído processo para o efeito. Autorização de débito em conta (ADC) implica a entrega no Gabinete de Atendimento ao Munícipe de formulário de autorização ou preenchimento do formulário aqui disponibilizado.

- CTT E PAYSHOP: em qualquer Estação dos CTT ou agência da PayShop no prazo indicado na frente da fatura.

- PAGAMENTO POR CHEQUE OU VALE POSTAL: Através do envio de cheque ou vale postal (remessa com 3 dias úteis de antecedência relativamente ao último dia do mês seguinte a que respeita a fatura), emitido à ordem do município de Lamego, acompanhado do Talão de Leitura Ótica.

- TESOURARIA MUNICIPAL: na tesouraria municipal, das 8:30h às 15:30, de Segunda a Sexta-Feira, até ao último dia do mês seguinte a que respeita a fatura.

Comunicações de leitura

Através desta plataforma em "serviços online" > "contagem da água" ou pelo telefone 800 205 334 ou ainda para o endereço eletrónico Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..

A recolha de leituras no concelho de Lamego tem a periodicidade mensal.

O Leitor deposita um aviso na sua caixa postal caso não tenha acesso ao contador. Deverá nessa data recolher a sua contagem e comunicá-la aos Serviços. Em todo o caso, deve considerar o período de trinta dias relativamente à data de leitura do mês anterior (ver data na fatura em "leitura anterior"). Não serão aceites contagens fora deste ciclo.

Apenas serão aceites contagens de contadores na condição inacessibilidade, e nos casos em que aquelas sejam solicitadas pelos Serviços através das faturas da água. (Ex: férias dos Leitores)

aguas icone

Outra Informações

"Cadernos de Sensibilização"

CONTAAGUA

 

Os Contadores Domiciliários de Água
www.ersar.pt

Contratos de Água

Celebração de contrato:

A celebração do contrato é efetuada no balcão do serviço de atendimento do município através de impresso próprio disponibilizado.

Elementos para celebração do contrato:

-Bilhete de Identidade/Cartão de Cidadão;
-NIF;
-Documento comprovativo da titularidade ou direito de uso do local a abastecer (Contrato de arrendamento, Contrato de promessa de compra e venda, Escritura de compra e venda, entre outros);
-Leitura do contador no caso de alteração de nome ou uso;
-Assinatura do Cliente, seu representante ou procurador. No caso de pessoas coletivas é necessário apresentar a Certidão de Registo Comercial ou a assinatura reconhecida na qualidade;

A celebração de contrato de fornecimento de água tem o custo 56,24€, (novos consumidores) e 24,40€, para os casos de alteração de nome e uso.

Rescisão do contrato:

Elementos a apresentar:

-Última fatura da água e NIF, leitura do contador;
O pedido de rescisão é efetuado ao balcão do serviço de atendimento do município através de impresso próprio disponibilizado, subscrito pelo titular do contrato ou seu representante ou procurador.

-Pode remeter-nos o impresso preenchido e assinado juntamente com cópia do NIF.

-Se o levantamento do contador não for efetuado por falta de acesso ao local, a rescisão não é considerada continuando o cliente responsável pela faturação entretanto emitida.

-Apenas estão isentos da obrigatoriedade de ligação às redes de distribuição de água e recolha de águas residuais os prédios ou fogos cujo mau estado de conservação ou ruina os torne inabitáveis e estejam, de facto, permanente e totalmente desabitados ou fora de uso, ou em vias de expropriação ou demolição.

Suspensão do fornecimento

-Os utilizadores podem solicitar, por escrito e com uma antecedência mínima de 10 dias úteis, a interrupção do serviço de abastecimento de água, por motivo de desocupação temporária do imóvel.

-A interrupção do fornecimento prevista no número anterior implica o acerto dos consumos efetuados e regularização da faturação emitida até à data da interrupção, tendo por efeito, a partir dessa data, apenas a cobrança da tarifa fixa.

-O serviço é retomado no prazo máximo de 5 dias contados da apresentação do pedido pelo utilizador nesse sentido, sendo devida a tarifa de reinício do fornecimento de água, prevista no tarifário em vigor.

-As situações de suspensão temporária do serviço de fornecimento de água ficam sujeitas a ações inspetivas dos Serviços de Águas.

Outras Informações

Cadernos de Sensibilização
DIREDEVERES 
 
Direitos e Deveres dos Consumidores
www.ersar.pt

Habitação Social

qsantHabitação social ou habitação de interesse social é um tipo de habitação destinada à população cujo nível de renda dificulta ou impede o acesso à moradia através dos mecanismos normais do mercado imobiliário. Empreendimentos habitacionais de interesse social são geralmente de iniciativa pública e têm como objetivo reduzir o déficit da oferta de imóveis residenciais de baixo custo, dotados de infraestrutura (redes de abastecimento d'água, esgotamento sanitário e energia elétrica) e acessibilidade.

> |  Formulário de Candidatura para o fundo de solidariedade social para a área da habitação pdf

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.