Projetos Comunitários
Projetos Comunitários
Os fundos estruturais correspondem a rubricas monetárias que a União Europeia utiliza para financiar alguns dos seus objetivos estratégicos relacionados com a resolução de deficiências estruturais, melhoria da educação e promoção do desenvolvimento dos países menos favorecidos.
Os fundos estruturais prosseguem principalmente três objetivos:
- Promover o desenvolvimento e o ajustamento estrutural das regiões menos desenvolvidas.
- Apoiar a reconversão económica e social de áreas com deficiências estruturais.
- Apoiar a adaptação e modernização das políticas e sistemas de educação, formação e emprego.
Os fundos estruturais são investidos principalmente em cinco setores:
- Pesquisa e inovação.
- tecnologias digitais.
- Economia de baixo carbono.
- Gestão sustentável dos recursos naturais.
- Pequenas empresas.
O município encara os fundos comunitários para uma oportunidade única para desenvolver projetos e criar atividades, que de outra forma não seria possível desenvolver.
Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego considera que “a capacidade de captar fundos comunitários, a nível público ou privado, condiciona a capacidade do município captar empresas e novas atividades, manter serviços públicos, reter população e atividade económica. Ser ineficiente nestes objetivos significa perder os fatores de diferenciação e competitividade relativamente aos municípios mais eficientes no aproveitamento de fundos.”
De acordo com a informação disponibilizada pelo governo português no portal da transparência dos fundos comunitários, o total do apoio com fundos do Portugal2020 para o concelho de Lamego, entre 2014 e 30 de junho de 2021, foi de cerca de 56 milhões, num total de 486 projetos e 308 beneficiários, com um investimento total que ronda os 80 milhões.
No horizonte temporal 2024-2027 o município de Lamego pretende recorrer aos vários programas e fontes de financiamento disponíveis para financiar os seus projectos, nomeadamente ao PRR, Portugal2030, Cooperação Territorial Europeia – Interreg, Turismo de Portugal, entre outros.
Portugal 2030 | Cooperação Territorial Europeia- Interreg | Portugal2020
PROJETOS aprovados