goo vimeo rss facebook

Cultura

EVENTOS CULTURAIS

Lamego vai ser, pelo terceiro ano consecutivo, a "Cidade Poema" com o objetivo de promover e disseminar o gosto pela poesia, inserida numa estratégia integrada de promoção do livro e da leitura. Devido ao contexto da atual pandemia, o conjunto de iniciativas a realizar no âmbito deste evento será apresentado exclusivamente em livestream, a partir do Teatro Ribeiro Conceição. O tema deste ano é "Poesia, Rua, Liberdade...". Organizada pelo Município de Lamego e pela Rede de Bibliotecas, a iniciativa "Lamego - Cidade Poema" constitui uma das grandes apostas, na vertente cultural, desta autarquia de modo a criar um evento de referência no país e na região. Durante três dias - 18 e 19 de julho e 26 de setembro-, este festival literário integrará um cartaz de atividades bastante diverso e eclético dirigido a vários públicos: oficinas de escrita criativa e sessões de poesia, diálogos e palestras com a participação de reputados escritores e ações dinamizadas por alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. A encerrar, o cantor Vítor Blue subirá ao palco do emblemático TRC para uma atuação musical que incluirá a orquestração dos poemas vencedores.


LETRINGFausto Guedes Teixeira (Lamego, 11 de Outubro de 1871 — Lamego, 13 de Julho de 1940) foi um poeta lamecense, de um grande idealismo, que se distinguiu pela sua lírica lúgubre, contemplativa e melancólica, ficando conhecido pelo Musset português.[1] Estudou Direito na Universidade de Coimbra onde conviveu com a geração dos poetas simbolistas da época. Republicano, viveu algum tempo no Brasil. Poeta idealista e eclético, com uma produção que apresenta laivos de neo-romantismo e de simbolismo, tomou como tema principal o amor, tendo também cantado em prol das nações oprimidas e em louvor das circunstâncias políticas que lhe pareciam dignas de homenagem e às quais sinceramente tributou o seu entusiasmo. Apesar de muito elogiada, na harmonia das suas composições há por vezes abuso de liberdades poéticas, mas o conjunto da sua produção poética tem granjeado continuado aplauso. Estreou-se com a obra Náufragos (1892), contando entre as suas produções mais relevantes Carta a um Poeta (1899) e Sonetos de Amor (1922). Foi publicada postumamente uma edição definitiva das obras completas, em dois tomos, com o título de O Meu Livro (1941). O poeta e publicista João de Barros definiu-o nestes termos: Fausto Guedes é um poeta de sempre. Forneceu numerosas coplas a Augusto Hilário, um dos grandes cultores do fado de Coimbra.

 

 

 

 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.