goo vimeo rss facebook

COVID-19: Deliberações da reunião da Comissão Municipal de Proteção Civil

Na sequência do agravamento da situação epidemiológica da COVID-19 no país e da declaração da Situação de Calamidade, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Lamego reuniu a 3 de dezembro, tendo tomado as seguintes deliberações:

  • Manter o auxílio às pessoas mais vulneráveis e sem retaguarda do concelho, através do programa “Lamego Ajuda”;
  • Reforçar o apelo para o cumprimento das medidas recomendadas de segurança, nomeadamente o distanciamento físico, o uso de máscara de proteção, a etiqueta respiratória e a lavagem frequente das mãos;
  • Desaconselhar todo e qualquer tipo de ajuntamentos potenciadores de contágios, nomeadamente a realização de jantares-convívios e festas de Natal;
  • Recomendar a suspensão e reagendamento de eventos com público em recinto fechado promovidos, apoiados ou licenciados pelo Município de Lamego;
  • Reativar o Plano de Contingência Covid-19 para Mercados, com o objetivo de reforçar as medidas de segurança no interior do Mercado Municipal, nomeadamente a redução da lotação e a manutenção do distanciamento físico;
  • Apelar ao cuidado redobrado na utilização das linhas e meios de emergência médica, destinadas apenas a situações críticas, de modo a reduzir o stress verificado nas urgências hospitalares e nos meios de emergência pré-hospitalar, recordando a importância da Linha de Saúde 24 (808 24 24 24);
  • Recomendar a adoção do regime de teletrabalho e/ou horários desfasados, sempre que as funções em causa permitam e o trabalhador disponha de condições para as exercer, sendo obrigatório o teletrabalho de 2 a 9 de janeiro de 2022.
  • Reavaliar estas medidas no final da semana de 6 a 10 de dezembro.

Prémio "Fausto Guedes Teixeira": entrega de trabalhos até 31 de março

O Município de Lamego estendeu, até 31 de março, o prazo para entrega dos trabalhos candidatos à primeira edição do Prémio Literário "Fausto Guedes Teixeira". Este galardão visa homenagear o poeta Fausto Guedes Teixeira, salientando a importância e a elevação da sua obra, e incentivar a criação literária e o gosto pela escrita, contribuindo para o enriquecimento da Língua Portuguesa.
O Prémio Literário galardoará, de dois em dois anos e de forma alternada, as obras inéditas vencedoras nas modalidades de Poesia e Prosa Ficção. O valor pecuniário a atribuir aos trabalhos vencedores é de 3 mil euros. O júri é constituído por representantes da Câmara Municipal de Lamego, da Rede de Bibliotecas de Lamego e da Associação Portuguesa de Escritores.
Os interessados devem submeter os seus trabalhos a concurso através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Natural de Lamego, Fausto Guedes Teixeira (1871-1940) é considerado o poeta maior do concelho e uma personalidade incontornável do património humano e cultural lamecense, cuja obra literária, de genuína inspiração pessoal e de tradicional lirismo da antiga escola romântica, importa divulgar e valorizar. Este ano comemora-se o 150º aniversário do nascimento.

Ministra da Saúde visitou Hospital de Lamego

A Ministra da Saúde, Marta Temido, iniciou esta sexta-feira uma visita de trabalho ao Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro, com uma deslocação ao Hospital de Lamego, acompanhada pelo Conselho de Administração e pelo Presidente da Câmara Municipal, Francisco Lopes. Durante a visita, Marta Temido manifestou a sua satisfação com o funcionamento da cirurgia de ambulatório, um projeto inovador que privilegia o acompanhamento domiciliário com o objetivo de reduzir o impacto do internamento na vida dos doentes e das suas famílias. Em média, são realizadas aqui cerca de 8 mil cirurgias por ano, valor que traduz uma elevada produtividade.

Mais de 20 presépios em exposição em Lamego

Já está patente ao público na Galeria do Solar da Porta dos Figos, em Lamego, uma exposição de mais de 20 presépios, produzidos a partir de uma grande variedade de materiais. Há presépios para todos os gostos e de todos os tamanhos, sem fugir à representação original. A iniciativa é promovida pelo Município de Lamego, em colaboração com as escolas do 1º ciclo, instituições do setor social, associações e clubes.
De entrada livre, esta mostra está patente até ao dia 9 de janeiro e pode ser visitada, de terça-feira a domingo, das 10h às 18 horas.

Autarquia atribui Bolsas de Estudo para o Ensino Superior

Com o intuito de apoiar e incentivar o acesso dos estudantes do concelho ao Ensino Superior, a Câmara Municipal de Lamego vai atribuir 12 Bolsas de Estudo para o ano letivo 2021/2022, sendo que as mesmas incluem renovações e primeiras atribuições. Cada Bolsa contempla a atribuição de uma mensalidade de 100€, ao longo de dez meses, num total anual de 1000€.
Destinadas a estudantes residentes no concelho de Lamego que frequentem ou ingressem no Ensino Superior (Universidades, Institutos Politécnicos, Institutos e Escolas Superiores), as Bolsas são concedidas tendo em conta o menor rendimento per capita do respectivo agregado familiar; o melhor aproveitamento escolar; a menor idade do candidato; e os alunos que frequentem os estabelecimentos de ensino superior do concelho, ou fora deste, cujos cursos considerem as necessidades específicas do mercado de emprego da região.
Para Francisco Lopes, presidente da Câmara Municipal de Lamego, «estas Bolsas de Estudo pretendem, acima de tudo, apoiar os alunos lamecenses economicamente mais carenciados e que de outra forma teriam uma maior dificuldade no acesso aos estudos. Por outro lado, é importante sublinhar também que estes apoios são não só uma forma de estimular a frequência de cursos superiores, melhorando o tecido económico do concelho, mas também de possibilitar a formação de quadros superiores, contribuindo para um equilibrado desenvolvimento social, económico e cultural.» As candidaturas às bolsas municipais estão disponíveis até 17 de dezembro, através de entrega da documentação necessária nos serviços da Câmara Municipal de Lamego ou do envio através dos correios.
Mais informações em https://www.cm-lamego.pt/educacao/bolsas-de-estudo

Revista "Monumentos" dedica volume ao património local

A apresentação pública da revista "Monumentos" (número 38), dedicada ao património edificado da cidade de Lamego, decorreu no último sábado, 27, no Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos, com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, do Diretor-Geral do Património Cultural, João Carlos Santos, e da Diretora do Museu de Lamego, Alexandra Falcão. A apresentação pública desta edição foi feita pelos arquitetos Alexandre Alves Costa e Rui Lobo.
A revista "Monumentos" é uma publicação técnico-científica da Direção Geral do Património Cultural, de periodicidade anual, dedicada à divulgação do património arquitetónico. Este volume acompanha o desenvolvimento urbano da antiga Lamencum da romanização à instituição medieval de Lamego, desenvolvido a partir de dois polos: o do Bairro do Castelo, de administração régia, encastrado no cimo do monte; e o do Couto da Sé, de administração episcopal.

Francisco Lopes eleito novo Presidente da Assembleia da AMPV

O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, é o novo Presidente da Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV), tendo liderado a única lista que se apresentou a sufrágio para os órgãos sociais desta associação que integra cerca de 100 municípios do continente e das ilhas. Este ato eleitoral decorreu esta quinta-feira, dia 23, em Santarém, em simultâneo com a realização de uma homenagem pública aos autarcas que deixaram de exercer funções na sequência do ato eleitoral de 26 de setembro.
“É o regresso a funções que já assumi em anteriores mandatos. O Município de Lamego orgulha-se de fazer parte do núcleo de 18 municípios fundadores da AMPV, tendo assumido a presidência da assembleia intermunicipal desde o primeiro momento e queremos, por isso, reforçar o trabalho de promoção e valorização dos territórios vitivinícolas, objetivos que esta associação vem perseguindo com notório sucesso”, sublinha Francisco Lopes que vai ocupar o cargo no mandato de 2021/2025.

Lamego integra programa de formação nacional na área do turismo

A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Catarina Ribeiro, assinou esta quinta-feira um acordo de colaboração com a entidade Turismo de Portugal para integrar o programa “Formação Mais Próxima”, numa sessão que decorreu no Museu Amadeu Sousa Cardoso, em Amarante, com a presença da secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, e do Presidente do Turismo de Portugal, Luís Araújo.
O plano “Formação Mais Próxima” visa o desenvolvimento de competências e qualificações dos recursos humanos do setor, com a colaboração das câmaras municipais.
Esta formação empresarial é dirigida a empresários e gestores, quadros intermédios e operacionais, vereadores e dirigentes municipais, em diversas áreas: pensamento crítico, digital, línguas, marketing, acolhimento e todas as áreas de referência na “arte da hospitalidade”, presencialmente e via online.

PRR prevê 1,2 milhões para intervenção no Museu de Lamego

A Ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, deslocaram-se a Lamego, no dia 20 de novembro, para participar na cerimónia de assinatura dos contratos interadministrativos de cooperação para a intervenção prevista no Museu de Lamego, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
No total, será alocada uma verba superior a 1,2 milhões de euros para a requalificação e colocação de internet “wi-fi” no Museu de Lamego e no Convento de Santo António de Ferreirim, que integra a Rede de Monumentos do Vale do Varosa.
Estes espaços estão entre os museus, monumentos e palácios identificados como de intervenção prioritária no âmbito das verbas do PRR. As intervenções têm início no primeiro trimestre de 2023.
No discurso que proferiu na cerimónia de assinatura dos contratos interadministrativos de cooperação, Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, sublinhou que “tem sido notável o trabalho de requalificação realizado em Lamego nas últimas duas décadas com vista à vivenciação dos seus espaços patrimoniais e para aproveitamento turístico. Embora o PRR tenha sido feito sem grande auscultação às entidades regionais e aos municípios, acreditamos que os projetos previstos são os melhores e os valores vão ser corretamente aplicados”.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.