goo vimeo rss facebook

Lamego assinalou Dia Mundial da Alimentação com jogo didático

Para assinalar o Dia Mundial da Alimentação, o Município de Lamego, através do Projeto "Lamego Educa", dinamizou junto de todos os alunos do 1º ciclo o jogo didático “Quantos Queres - Dia da Alimentação” de modo a torná-los parte ativa de um contexto alimentar mais sustentável e de um mundo com menos desperdício alimentar. Em simultâneo, foi também desenvolvida na hora de almoço uma ação de sensibilização nos refeitórios dos estabelecimentos de ensino dos Agrupamentos de Escola Parceiros do Projeto. As crianças foram desafiadas a descobrir as cores do seu prato para deste modo conseguirem reconhecer todos os nutrientes presentes nos alimentos, bem como os benefícios para a sua saúde e desenvolvimento.

Ministra do Estado e da Presidência inaugurou centro de apoio a migrantes

A Ministra do Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, inaugurou esta sexta-feira um Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes (CLAIM), na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. A missão central do novo serviço será criar pontes culturais e linguísticas de modo a facilitar os processos de integração dos migrantes e promover a interculturalidade a nível local. Durante a intervenção que proferiu na cerimónia de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, manifestou toda a disponibilidade da autarquia em acompanhar o desenvolvimento da missão do CLAIM Lamego, sublinhando ainda a importância dos territórios de baixa densidade “receberem bem os migrantes que escolhem estas regiões para viver e trabalhar, porque constituem um fator de geração de riqueza e criação de novas dinâmicas sociais”.

Lamego celebra Mês das Bibliotecas Escolares

No âmbito das comemorações do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, a Câmara Municipal de Lamego, a Rede de Bibliotecas e o Museu de Lamego unem-se para promover diversas atividades que visam destacar o papel fundamental das bibliotecas escolares no coração das comunidades.
As iniciativas a desenvolver darão destaque à formação de utilizadores, ao lançamento do concurso de escrita criativa “Estórias (Im)prováveis” e à realização de workshops sobre a importância da leitura e da escrita. O leque de ações abrange ainda a realização de um espetáculo de teatro e dança e a apresentação pública do livro “A verdadeira história do Magriço”, da autoria de Tiago Salazar.  

PROGRAMA
13 de outubro
Lançamento do Concurso de escrita criativa “Estórias (Im)prováveis”
Workshop/Conversa com Tiago Salazar (Auditório da Escola Básica de Lamego)

14 de outubro
"Fala-Barata, as desventuras de uma barata muito faladora" - Espetáculo de teatro-dança para crianças, de Tiago Salazar, com encenação de Maia Ornelas
09h30 – 10h30: Biblioteca Escola Básica de Penude
11h – 12h: Biblioteca Escola Básica de Penude

15 de outubro
Apresentação do livro “A verdadeira história do Magriço”, do escritor Tiago Salazar
18 horas: Museu de Lamego

Investimento de 4 milhões cria novo "pulmão verde" em Lamego

A Câmara Municipal de Lamego vai investir quatro milhões de euros para criar em breve a maior zona verde pública da cidade, numa área superior a sete hectares, um investimento fundamental para melhorar a qualidade de vida dos lamecenses e conciliar as vertentes do desporto, do lazer e da educação ambiental. A área onde será criado o futuro Parque Urbano de Lamego é constituída por um conjunto de terrenos que estão neste momento abandonados e desqualificados nas margens da ribeira do Coura, unidos ao meio pela Praça Dr. Fernando Amaral. O contrato da empreitada entre o Município de Lamego e a firma "Floponor" que a vai executar já foi assinado, prevendo-se que as obras comecem no terreno até ao final do ano.
A criação do Parque Urbano de Lamego contempla a construção de diversas infra-estruturas públicas que vão constituir um fator agregador de várias gerações de lamecenses. O projeto prevê a criação de pistas pedonais/ cicláveis, um parque infantil, um anfiteatro ao ar livre, hortas urbanas, um parque de skate, dois polidesportivos, uma bancada para espetáculos e um circuito sénior com aparelhos adaptáveis à terceira idade. Serão ainda criados dois parques de estacionamento, de 62 e 47 lugares, instalações sanitárias e construídas novas pontes pedonais para ligar as margens da ribeira do Coura, para além da requalificação da ponte existente.

Lamego retoma ciclo de conferências dedicado a D. Pedro Afonso

O Município de Lamego retoma no próximo sábado, dia 10, a partir das 15 horas, o ciclo de conferências dedicado a "Pedro de Barcelos - E A Escrita do Seu Tempo". A palestra tem como orador convidado José Carlos Ribeiro Miranda (FLUP-IF/SMELPS) que abordará, no Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos, no Bairro do Castelo, o tema "Os Trovadores vistos pelo Conde D. Pedro".
Este ciclo de conferências integra o projeto MELE que abre portas na cidade de Lamego à conceção e realização de várias iniciativas no âmbito da cultura e da educação para a cidadania e dos valores com o objetivo de transformar o Conde Dom Pedro Afonso numa referência cultural que orgulhe todos os lalinenses e lamecenses.
Com o objetivo de chamar a atenção para a importância histórica desta figura, o Município de Lamego promoveu anteriormente a realização da exposição "Vida e Obra de Dom Pedro Afonso, Conde de Barcelos e Senhor de Lalim", patente ao público na Galeria do Solar da Porta dos Figos.

Exposição "Bugios e Mourisqueiros" patente ao público no CIMI

A exposição "Bugios e Mourisqueiros" que retrata, em fotografias, a festividade Bugiada e Mouriscada na vila de Sobrado, do concelho de Valongo, é a mais recente proposta cultural do Município de Lamego a apresentar no Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI), em Lazarim. Resultado de uma parceria entre o CIMI e o Centro de Documentação da Bugiada e Mouriscada, esta mostra estará patente ao público até 31 de dezembro.
A festa da Bugiada e Mouriscada é celebrada no dia de S. João, a 24 de junho, constituindo uma das maiores e mais genuínas tradições do país e uma manifestação cultural ímpar em todo o mundo. Caracteriza‐se pela disputa da posse de uma imagem de São João, tendo, por um lado, os Cristãos e, por outro, os Mouros, designados, respetivamente, por Bugios e Mourisqueiros.
Para ver de terça a domingo, entre as 10h e as 17 horas. A entrada é livre.

Emoções da Volta a Portugal passaram em Lamego

Lamego recebeu esta quarta-feira as emoções da Volta a Portugal em Bicicleta. A grande festa do ciclismo português atravessou novamente em passo acelerado as estradas do concelho, uma oportunidade única para os aficionados da modalidade saírem à rua para apoiar os seus ciclistas favoritos.
A cidade de Lamego integrou o percurso da terceira etapa da edição especial da Volta a Portugal em Bicicleta que ligou Felgueiras a Viseu, numa distância de 171,9 quilómetros. Com um prémio de terceira categoria em Lamego e logo de seguida um de segunda em Bigorne, os ciclistas e as suas equipas tiveram de trabalhar muito para se manter na frente do pelotão. No final da etapa, o espanhol Oier Lazkano (Caja Rural) foi o primeiro a cortar a linha da meta.

TV gratuita muda frequência a 1 de outubro

A ANACOM - Autoridade Nacional de Comunicações vai migrar a rede de televisão digital terrestre (TDT) nos concelhos que integram a CIM Douro a partir de 30 de setembro. Os utilizadores da TDT têm que fazer uma nova sintonia do seu televisor ou recetor na nova frequência do emissor que os serve para continuar a ver os canais gratuitos nacionais.
No concelho de Lamego, a data da migração está marcada para 1 de outubro, com a ressintonia do emissor de Resende.
A ANACOM criou uma linha telefónica de apoio gratuita - 800 102 002 - que funciona entre as 9h e as 22 horas para prestar toda a informação e ajudar na sintonia dos equipamentos.
Caso os utilizadores não consigam fazer a sintonia dos equipamentos por si ou com a ajuda prestada através da linha gratuita, a ANACOM agendará uma visita a casa da pessoa para proceder à sintonia, com técnicos seus e de forma gratuita.

AVISO: Volta a Portugal condiciona circulação esta quarta-feira

A Câmara Municipal de Lamego informa que, devido à passagem do pelotão da Volta a Portugal em Bicicleta, entre as 15h e as 16 horas, desta quarta-feira, dia 30 de setembro, será necessário condicionar a circulação automóvel nos seguintes arruamentos e zonas envolventes: Rotunda Relógio do Sol (N226), Av. Defensores do Douro, Rua Comendador Osório da Mota, Av. António José de Almeida, Rua das Chagas, Rua 28 de Maio, Av. 5 de Outubro, Av. Dr. Alfredo de Sousa, Rua Alexandre Herculano, Rua Cónego José Pinto Teixeira, Largo do Matadouro e Estrada Nacional 2 (em direção a Penude e Magueija).
A PSP e a GNR farão o acompanhamento da prova ao longo do percurso, com o apoio desta autarquia, sendo que os cortes de trânsito serão sempre efetuados poucos minutos antes da passagem dos ciclistas e abertos imediatamente após a passagem do carro-vassoura.
Na Av. Dr. Alfredo de Sousa, onde estará colocada uma Meta Volante, o estacionamento automóvel estará interditado, nos sentidos ascendente e descendente, entre as 14h e as 17 horas.
A Câmara Municipal de Lamego apela a todos os cidadãos que acompanhem a Volta a Portugal em Bicicleta através da RTP e das respetivas plataformas digitais, de modo a evitar a sua deslocação aos locais e a aglomeração de pessoas.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.