"Lamego Cidade Poema" regressa ao formato presencial
Na primeira semana de junho, Lamego será de novo a Cidade Poema. O festival literário “Lamego Cidade Poema” promete promover a literatura, a cultura e a criatividade, de 2 a 5 de junho. À quinta edição, o evento regressa ao formato original, pelo que o conjunto de ações a realizar decorrerá presencialmente no Teatro Ribeiro Conceição e no Parque Isidoro Guedes.
O programa de “Lamego Cidade Poema” é vasto e abrangente, com sessões para todas as idades e todos os gostos: palestras, concertos, stand up poetry, teatro infantil, declamação encenada, pintura e exposições.Durante o festival, a cidade de Lamego receberá diversas personalidades de reconhecido mérito nas áreas da literatura, da música e do teatro. Mário Cláudio, Isabel Rio Novo, Paulo M Morais, Daniel Bernardes e José Valente serão alguns dos oradores convidados.
Ao longo do atual ano letivo, centenas de alunos do ensino secundário foram convidados a escrever poesia e a fazer a ilustração do cartaz do evento, através da sua participação em oficinas de escrita e de desenho.
“Lamego Cidade Poema” é organizado pelo Município de Lamego, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lamego e a Rede de Bibliotecas Escolares, com a curadoria de Rui Rodrigues e José Pedro Leite.
Olimpíadas promovem Educação para a Cidadania em Lamego
A turma A do 4º ano do Centro Escolar de Lamego Nº2 foi a grande vencedora da edição deste ano do concurso "As Olimpíadas da Cidadania e do Património", promovido pelo projeto municipal "Lamego Educa" - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.
Para participar neste mega desafio, os alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo colocaram à prova os seus conhecimentos no jogo de tabuleiro digital “As Olimpíadas da Cidadania e do Património”. A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Catarina Ribeiro, esteve presente no evento final, realizado no TRC, para agradecer o empenho e a dedicação de todas as equipas envolvidas e sublinhar os valores da cidadania e do património.Desde o início do mês de março, as turmas fomentaram o trabalho colaborativo e utilizaram, durante a fase final de seleção, a plataforma de Ambientes Inovadores de Aprendizagem "Lamecus Educa", direcionada para a comunidade escolar.
Município de Lamego empenhado na defesa da floresta
O Município de Lamego, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), tem vindo a proceder à gestão de faixas de combustível, nomeadamente na rede viária do concelho. Com o intuito de promover a segurança de pessoas e bens em caso de incêndios florestais, a gestão de faixas de combustível é uma ferramenta indispensável à prevenção de incêndios de grandes dimensões e à protecção da floresta, bem como do seu ordenamento.
Os trabalhos têm vindo a ser desenvolvidos mediante protocolo com os Sapadores Municipais/Ribaflor e com a equipa de Sapadores dos Bombeiros Voluntários de Lamego, sob coordenação direta do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Lamego.
Autarquia apoia construção de novo Centro Paroquial de Sande

Oportunidades de formação e emprego no Centro Multiusos
O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, inaugurou a primeira edição da Feira de Emprego e Oportunidades de Lamego que está a decorrer durante dois dias no Centro Multiusos. No certame, organizado pelo CLDS4G Lamego Com_Tigo, em parceria com o Município de Lamego, participam diversas instituições e empresas, com o objetivo de promover oportunidades de formação e emprego, dirigidas sobretudo às gerações mais jovens.
A I Feira de Emprego e Oportunidades de Lamego é, também, um momento de aprendizagem, ao promover a realização de uma oficina de procura ativa de emprego e uma ação de sensibilização na área do turismo. O Município de Lamego está presente através do espaço A entrada é livre.
Projeto "O Teu Bairro é o Nosso Bairro" reúne com moradores
O projeto “O Teu Bairro é o Nosso Bairro – Incluir para Integrar”, que teve início em junho de 2021, desenvolveu agora diversas sessões com moradores dos Bairros de Alvoraçães, Nazes, Ponte e Castelo, para apresentar as ações a desenvolver nos próximos meses. Estes encontros serviram também para auscultar os moradores sobre os problemas que identificam nos seus bairros e para aprofundar as suas histórias e vivências.
Este projeto, que decorre até fevereiro de 2023, tem como objectivo ajudar a desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais e, em simultâneo, ocupar o tempo livre destas populações, ampliar as redes de contacto dentro do bairro e construir um sentimento de pertença ao mesmo. Ao longo dos próximos meses serão implementadas um conjunto de ações de sensibilização e workshops sobre diversas temáticas, ações de informação para desempregados, visitas lúdico-culturais, caminhadas e celebração de datas significativas para cada bairro.
Município integra 62 assistentes operacionais nos quadros
O Município de Lamego acaba de integrar nos seus quadros, através de procedimento concursal, 62 assistentes operacionais, consolidando desta forma o quadro de pessoal e pondo fim a um longo período de instabilidade na vida de muitas famílias do concelho.
Os novos trabalhadores exercem funções nos estabelecimentos de ensino do 1º ciclo, assumindo a responsabilidade diária de uma grande variedade de tarefas. Cabe a estas pessoas, acompanhar as crianças na execução de tarefas inerentes às atividades pedagógicas, lúdicas e recreativas, bem como confecionar as refeições, garantir a limpeza dos espaços e o serviço de portaria, entre outras responsabilidades.
Francisco Lopes defende benefícios do turismo para os residentes
A cidade de Lamego recebeu um simpósio sobre turismo patrimonial inclusivo, que reúne académicos e especialistas mundiais, com o objetivo de debaterem os modelos turísticos que geram maiores benefícios junto das populações locais. A sessão de abertura contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.
No encontro realizado no Teatro Ribeiro Conceição, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, sublinhou que "o turismo patrimonial tem de ser gratificante para os turistas e para os residentes, tem de ter benefícios mútuos”. Enalteceu ainda o papel de referência da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGL) de Lamego, entidade organizadora do primeiro HINTS - Simpósio de Turismo Patrimonial Inclusivo, na qualificação dos recursos humanos que dinamizam o setor turístico neste concelho e na região do Douro.
Feira Medieval afirma Lamego como destino turístico e cultural
Entre os dias 10 e 12 de junho, o Município de Lamego vai regressar ao passado com a reconstituição histórica dos tempos de D. Afonso Henriques e as Côrtes de Lamego. A Feira Medieval de Lamego vai reunir dezenas de artesãos que recriarão o comércio e as artes da época medieval. A nobreza, os mestres de ofício e os servos também estão de volta para animadamente recriar a história.
O evento, de entrada gratuita, aposta na dinamização do turismo e do comércio local, contribuindo para a dinamização social e económica do concelho. Por um lado, atrai muitos visitantes de fora, e por outro, possibilita que vários comerciantes e artesãos locais possam dar a conhecer a sua atividade e os seus produtos, estimulando a economia local, em especial das zonas históricas da cidade.
O Mercado Medieval vai oferecer diversas opções gastronómicas e a animação está garantida com muita música e os curiosos jogos de destreza.
Os artesãos, os comerciantes e as associações que pretendam participar na edição deste ano da Feira Medieval, podem efetuar a sua inscrição neste link.
A Feira Medieval de Lamego é uma iniciativa realizada no âmbito do projeto “Agenda Cultural e Dinamização do Comércio Tradicional”, cofinanciado em 85% pelo FEDER, com o objetivo primordial de dinamizar os centros históricos, em particular as áreas intervencionadas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).