goo vimeo rss facebook
  • banner new22
Município promove "II Jornadas Lamego Educa" "O Pensamento Computacional, a Transformação...
Realização de exercício militar – Aviso às Populações O Centro de Tropas de Operações Especiais vai...
Inscrições para Festas dos Remédios terminam a 30 de junho O prazo de entrega das inscrições para os...
Lamego é "Cidade Poema" este fim de semana O festival literário “Lamego Cidade Poema”, que...
Lamego promove feira de produtos endógenos no verão Durante três meses, os produtos endógenos mais...
COVID-19: Mais de metade da população vacinada O Centro de Vacinação de Lamego ultrapassou nos...

teste

Autarquia reforça vigilância das florestas

O Município de Lamego vai realizar, durante os meses quentes de verão, diversas ações de patrulhamento e vigilância no concelho com o objetivo de prevenir e detetar o aparecimento de fogos florestais, em particular nas freguesias com maior risco de incêndio.
O reforço do patrulhamento, a cargo do Serviço Municipal de Proteção Civil, terá o apoio do programa "Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas", promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude.
Neste âmbito, o Destacamento Territorial de Lamego, através do Núcleo de Proteção Ambiental, já realizou uma ação de formação para sensibilizar e instruir os formandos sobre a utilização dos meios de comunicação rádio e a coordenação e articulação entre as equipas de vigilância, no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios. Também foram abordados quais os procedimentos a adotar após a deteção de um incêndio rural.

Continuar...

Recriação da vida de Fausto Guedes Teixeira sexta-feira no Museu

O Município de Lamego vai apresentar esta sexta-feira, dia 30, pelas 21h30, no pátio do Museu de Lamego, uma recriação da vida e obra do poeta lamecense Fausto Guedes Teixeira, no âmbito das comemorações do sesquicentenário do nascimento do “poeta do amor”.
Nesta performance de homenagem ao mais conceituado e reconhecido poeta lamecense, a Filandorra– Teatro do Nordeste “revisitará” a vida e obra de Fausto Guedes Teixeira, desde o seu nascimento, a viagem para o Brasil, os seus amores e o regresso a Lamego de onde “bebeu” inspiração para escrever grande parte da sua obra literária até à sua morte, em 1940. Serão nove os momentos da vida do poeta que os atores vão dramatizar com base na obra “Fausto Guedes Teixeira – O Meu Livro – Uma Leitura”, da autoria de Manuela Vaquero. Este livro serve de fio condutor a toda a performance, na qual os atores vão interagir com alguns dos objetos pessoais do espólio da casa do poeta disponibilizados pelo Museu de Lamego e que serão acompanhados pelos poemas mais marcantes da sua obra lírica, destacando a sua personalidade eclética: um idealista político, um republicanista convicto, mas mais religioso que pagão.
Continuar...

Câmara de Lamego e GNR distribuem equipamentos de teleassistência

A Câmara Municipal de Lamego, em parceria com o Comando Distrital da Guarda Nacional Republicana (GNR) e o apoio da Agência para o Desenvolvimento da Sociedade de Informação e do Conhecimento (ADSI), vai disponibilizar um dispositivo eletrónico de apoio gratuito aos idosos e aos munícipes com necessidades especiais que vivem em zonas mais isoladas. O sistema “eGuard” permitirá obter assistência permanente em qualquer eventualidade. Os primeiros munícipes a receber este equipamento já estão identificados pela autarquia.
O equipamento associado ao sistema “eGuard” trata-se de um objeto do tamanho de um comando de portão, com apenas um botão que, quando premido durante mais de 3 segundos aciona uma chamada SOS para a GNR. Este dispositivo poderá ser utilizado caso o idoso presencie ou seja vítima de crime ou de uma situação de perigo ou, no caso, por exemplo, de doença súbita ou ocorrer um incêndio nas redondezas.
O protocolo de cooperação firmado entre a Câmara Municipal de Lamego e a GNR que visa garantir condições de segurança e tranquilidade das pessoas idosas foi assinado esta segunda-feira, dia 26, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, pelo Presidente Ângelo Moura e pelo Coronel Vítor Assunção.

Câmara Municipal estabelece protocolo com Irmandade dos Remédios e a DRCN

A Câmara Municipal de Lamego firmou um protocolo de parceria com a Real Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios e a Direção Regional da Cultura do Norte, no âmbito de um programa de requalificação e reabilitação do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. A intervenção está prevista para breve e para além do edifício e do escadório, abrangerá também o espaço exterior adjacente.
Tendo em conta a importância do Santuário de Nossa dos Remédios, não só como um dos monumentos religiosos mais simbólicos do país mas também como parte integrante da vida dos lamecenses, a Câmara Municipal de Lamego acaba de celebrar um acordo de parceria com a Real Irmandade de Nossa Senhora dos Remédios e a Direção Regional da Cultura do Norte (DRCN).
Nos termos deste novo acordo, as entidades envolvidas vão assim proceder à implementação de um programa de reabilitação e requalificação do edifício do Santuário e do seu escadório, assim como do parque e da mata contígua. Neste sentido, a intervenção vai permitir que a autarquia de Lamego seja responsável por todo o processo de gestão desta operação tendo em consideração a reabilitação, a valorização e a conservação deste importante monumento nacional.

Continuar...

Jornadas Lamego Educa debateram qualidade das aprendizagens

Cerca de 400 pessoas assistiram, por videoconferência, às "II Jornadas Lamego Educa" que o Município de Lamego promoveu com o objetivo de estimular a reflexão e o debate sobre diversas temáticas em prol da qualidade das aprendizagens e do desenvolvimento das pessoas e do território.
"Apesar de todos os constrangimentos e dificuldades neste tempo pandémico, conseguimos que, em Portugal, o nosso sistema educativo não parasse e deixássemos de ter os nossos alunos ligados à escola. Fomos confrontados com um contexto completamente novo em que, de um dia para o outro, as escolas tiveram de se reinventar", sublinhou João Costa, secretário de Estado Adjunto e da Educação, durante a Sessão de Abertura do encontro.

Continuar...

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.