goo vimeo rss facebook
  • banner new22
Lamego atribui Medalha de Ouro ao Patronato Nuno Álvares Pereira A Câmara Municipal de Lamego vai atribuir a...
Homenagem em Honra de Nossa Senhora dos Remédios A Homenagem em Honra de Nossa Senhora dos...
RTP emitiu especial 7 Maravilhas na cidade de Lamego A RTP esteve em direto esta segunda-feira a...
Crianças exploram património local durante peddy paper O Plano Integrado e Inovador de Combate ao...
Concerto evocativo de Fausto Guedes Teixeira por Ana Laíns O Município de Lamego apresenta no próximo...
Lamego promove feira de produtos endógenos no centro da cidade Para quem ainda não sabe o que fazer este fim...

Gabinete de Psicologia

Preâmbulo

Existe no concelho de Lamego um elevado número de crianças e adolescentes que apresentam um manancial de problemas psicológicos, de cariz multifactorial, que podem ser atenuados ou até mesmo sanados se conseguirem obter um acompanhamento psicológico de carácter contínuo e efectivo. No entanto, muitas das vezes, o acesso a um acompanhamento psicológico deste tipo revela-se impossível de perspectivar, em tempo útil, no Sistema Nacional de Saúde, enquanto, por outro lado, é inteiramente inexequível recorrer ao sector privado, dado o elevado custo financeiro inerente a esse acto.

Ora, sendo as Autarquias organizações sem fins lucrativos, que têm por objecto social a prossecução de interesses próprios das populações do espaço territorial do concelho, proporcionando, para isso, serviços que visam um aumento da qualidade de vida dos seus munícipes, faz todo o sentido que possam, pois, disponibilizar serviços na área da Psicologia.

Por outro lado, constitui uma evidência inequívoca que os Serviços Sociais ganham em organizar-se autonomamente no contexto de uma Câmara Municipal, já que na situação não organizada há uma inequívoca diminuição da sua visibilidade, do seu controlo e a da sua eficiência. De referir ainda que a visibilidade é uma característica muito importante nos Serviços Públicos, uma vez que elimina as suspeitas de “más práticas” na gestão dos mesmos ajudando os utentes na procura daquilo que é mais adequado para debelar as suas necessidades.

Assim, visto que, de acordo com o disposto nas alíneas b) e c) do n.º 4 do artigo 64.º da Lei 169/99 de 18 de Setembro, alterada pela Lei n.º5 – A/2002 de 11 de Janeiro, ser uma das competências adstritas às Câmaras Municipais o apoio a actividades de interesse municipal, nomeadamente de carácter social, bem como a prestação de serviços a estratos sociais desfavorecidos ou dependentes, propõe-se a criação de um Gabinete de Psicologia inserido nos serviços municipalizados.

Introdução

A psicologia visa estudar cientificamente o comportamento (reacções observáveis) e os processos mentais dos indivíduos (sentimentos, emoções, fantasias – não directamente observáveis). A psicologia constitui-se pois como uma ciência cujos métodos qualitativos e quantitativos se aplicam ao estudo dos processos psíquicos geradores de comportamentos e vice-versa.

Cabe à psicologia estudar questões ligadas à personalidade, à motivação, à memória, à inteligência, ao funcionamento do sistema nervoso, à comunicação interpessoal, ao comportamento sexual, à agressividade, ao comportamento de grupo, aos processos psicoterapêuticos, além de muitos outros processos psíquicos e comportamentais não referenciados.

Aos psicólogos estão reservadas funções de carácter diversificado, funções essas que visam descrever o comportamento, bem como explicá-lo, prevê-lo e por último modificá-lo, tendo sempre em vista o bem-estar do indivíduo.

Hoje em dia há, por parte da população, uma procura cada vez maior no que se refere à prestação de serviços no âmbito da psicologia, como tal, a existência de um Gabinete de Psicologia na Câmara Municipal de Lamego, onde se promova a intervenção, o estudo, a avaliação dos problemas e perturbações psíquicas detectadas em crianças e adolescentes apresenta-se, sem dúvida, como uma boa prática a ser instaurada.

Objectivos

3.1 - Objectivo Geral

Criar e apoiar um serviço municipalizado capaz de oferecer a crianças e adolescentes, do concelho de Lamego, que demonstrem documentalmente possuir carência económica e urgência de intervenção, o acesso gratuito à prestação de serviços na área da Psicologia.

3.2 - Objectivos específicos:

  • Disponibilizar serviços de atendimento, acompanhamento e monitorização psicológica de cariz individual a crianças e adolescentes;
  • Construir base de dados elucidativa dos problemas psíquicos mais amplamente detectados no concelho de Lamego, de forma a implementar, posteriormente, políticas de prevenção e intervenção mais adequadas;
  • Desenvolver e dinamizar acções e workshops de aconselhamento cuja temática verse sobre dificuldades sentidas pelos munícipes que se encontram a ser acompanhados, ou que se sintam como prioritárias no concelho de Lamego;
  • Colaborar com a comunidade educativa, sempre que seja necessário ou solicitado, com o intuito de partilhar informação e provocar reflexão acerca de temáticas diversificadas;
  • Responder às necessidades dos utentes recorrendo, se tal se justificar, a respostas em outras estruturas e serviços, designadamente Segurança Social, Autarquia, Serviços de Saúde, Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS’s) e também não governamentais (ONG’s).

Regulamento Interno

Para consulta do Regulamento interno deste Gabinete, por favor clique aqui.

Horário de atendimento

De segunda a sexta-feira, excepto às quartas-feiras, das 9 às 12horas e das 14 às 17 horas.

Técnica responsável pelo gabinete:

           Sofia Gabriel

Câmara Municipal de Lamegologo psicologia 200

Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira

5100 - 150 Lamego

Telefone: 254 609 689

E-mail: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.">Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.