goo vimeo rss facebook

Marcha e Corrida a favor da Liga Contra o Cancro

Vão ser 5 quilómetros por uma boa causa! Todas as mulheres e todos os homens estão convidados a aderir à 10ª Marcha e Corrida da Mulher Duriense, uma caminhada solidária que será percorrida na manhã de 1 de setembro, a partir das 10h30. Uma parte do valor de cada inscrição reverte a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. 
Os interessados podem inscrever-se em https://events.globalsport.pt/, no Centro Multiusos ou nas Piscinas Descobertas de Lamego. Até 15 de agosto, o valor de cada inscrição é de apenas 3€.
A Marcha e Corrida da Mulher Duriense vai ter a Av. Dr. Alfredo de Sousa como local de partida e de chegada. A Câmara Municipal de Lamego é a entidade organizadora, em parceria com outras instituições. O evento volta a integrar a programação das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios.  

Feira da Bôla conquistou grande projeção mediática

dedA Feira da Bôla de Lamego conquistou este ano uma grande projeção mediática, com a SIC e a TVI a transmitirem, nos principais blocos informativos, diversas reportagens dedicadas a este certame, organizado pelo Município de Lamego. Estas emissões foram vistas em casa por milhões de telespetadores durante o fim de semana. A juntar a isto, a XI Feira da Bôla também esteve em destaque no programa "Alô Ricardo", transmitido pelo PORTO CANAL.
Uma das maiores maravilhas do Portugal gastronómico foi o centro de todas as atenções durante três dias na Av. Dr. Alfredo de Sousa, com a presença de milhares de pessoas que quiseram saborear uma grande variedade de bôlas tradicionais, na companhia, por exemplo, do espumante de Lamego. Devido à elevada adesão de público, alguns produtores chegaram a esgotar o stock.
Recorde-se que o evento atravessou este ano, pela primeira vez, as fronteiras do concelho com a participação de um produto gastronómico convidado: as Cavacas de Resende, uma delícia da doçaria tradicional. O leque de novidades também contou com uma nova disposição dos stands, com a criação de uma grande esplanada no centro do recinto.

Autarquia abateu árvores como medida preventiva

O Município de Lamego procedeu nos últimos dias, como medida preventiva, ao abate de algumas árvores, em particular choupos, na Urbanização do Paraíso, que se encontravam próximas de edifícios ou situadas em encostas com inclinação pronunciada, sujeitas a ventos dominantes. Terminada esta intervenção, a autarquia vai proceder em breve à plantação de outras espécies de menor porte, repondo, na medida das suas possibilidades, as unidades agora abatidas.
Desde a construção da Urbanização do Paraíso, na década de 90, o rápido crescimento destas árvores provocou algumas consequências negativas, que exigiram agora a adoção de medidas. Nos últimos anos, muitas raízes invadiram as estruturas de saneamento e águas pluviais da zona, prejudicando o seu normal funcionamento, para além de exercerem pressão nos muros de delimitação dos canteiros, facto que provocou fissuras acentuadas e a queda de alguns troços. A juntar a isto, a altura dos choupos, que pode atingir os 40 metros, já ultrapassava o volume dos edifícios. Em dias de vento pronunciado, algumas pernadas tocavam nas fachadas, suscitando preocupação nos moradores da zona que sofreram, inclusive, alguns prejuízos provocados pela queda de árvores.
Nos últimos dias, o Município de Lamego, por motivos de segurança, também procedeu ao abate de algumas árvores em situação instável na zona da Casa do Parque/Caminho do Torrão. 

Exposição de pintura reflete vivências do Bairro do Castelo

A Galeria Solar da Porta dos Figos, em Lamego, tem patente ao público neste momento uma nova exposição de pintura que reflete as vivências e experiências pessoais dos moradores que residem no histórico Bairro do Castelo. Esta mostra constitui uma coletiva de três artistas que, através da pintura, procuram reencontrar e projetar algumas memórias de infância. As exposições que têm decorrido recentemente neste espaço cultural dão expressão às pessoas, cujo passado está intimamente ligado à cidade de Lamego. É o caso agora das autoras Zeza Martins e Maria João M. Correia que nasceram no Bairro do Castelo, tendo aqui vivido grande parte da sua vida. 
A exposição "As Filhas do Castelo" conta ainda com um artista convidado - Cedric Gerard -, professor de pintura desde 2001, que já expôs os seus trabalhos no Banco de Portugal, na EDP e na cidade de Goa (Índia). Tem ainda quadros seus em Espanha, Holanda, Alemanha, República Checa, Inglaterra e Finlândia. 
Esta mostra é de entrada livre e pode ser apreciada, de terça a domingo, das 10h às 18 horas, até ao dia 31 de julho.

Abertas as candidaturas para programa de voluntariado jovem nas florestas

A Câmara Municipal de Lamego, em parceria com o Instituto Português do Desporto e Juventude, está a promover o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, destinado a jovens entre os 18 e os 30 anos de idade, com o objetivo de contribuir para a educação e para a sensibilização na valorização e na preservação do meio ambiente. Neste momento, já conta com um grupo de cinco jovens a trabalhar no terreno. Os interessados em participar devem registar-se no portal https://programas.juventude.gov.pt/florestas, e efetuar a sua inscrição na atividade desejada.
De entre várias ações, os voluntários são incumbidos de desempenhar tarefas de vigilância florestal e de sensibilização da população para a preservação da natureza, para além de apoiar outras competências inerentes à Proteção Civil.
O programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas” tem a duração de cinco horas diárias, traduzidas numa bolsa de 12€/ dia, dividido por períodos de três semanas. Está previsto o seu encerramento no início do mês de outubro.

Bôla de Lamego em destaque no "Primeiro Jornal" da SIC

Uma das iguarias mais típicas da culinária duriense - a tradicional Bôla de Lamego - vai ser o tema principal de uma reportagem que a estação de televisão SIC transmite durante o próximo fim de semana no "Primeiro Jornal". 
Recorde-se que, a convite da Câmara Municipal de Lamego, vários produtores locais vão promover, de 12 a 14 de julho, esta maravilha do Portugal gastronómico, dando novamente a provar, a milhares de pessoas, uma grande variedade de bôlas tradicionais. Como é hábito, a Av. Dr. Alfredo de Sousa, situada aos pés do Santuário dos Remédios, acolhe este evento. 

Iniciaram as obras de saneamento na Penajóia

O Município de Lamego elegeu a melhoria do fornecimento de água e saneamento básico como uma prioridade de investimento para as freguesias rurais do concelho. Neste sentido, a autarquia começou a concretizar esta segunda-feira um dos maiores investimentos públicos de sempre, na área da recolha, transporte e tratamento de águas residuais, numa empreitada que vai solucionar este problema na freguesia da Penajóia. Os trabalhos começaram na Avenida da Mó, Lugar de S. Geão, junto à Adega Cooperativa, e vão continuar, ao longo dos próximos 18 meses, nas povoações ribeirinhas da Penajóia e ainda no Lugar de Pousada, freguesia de Cambres. O Presidente Ângelo Moura deslocou-se ao início da tarde ao terreno para verificar o andamento das obras que vão permitir drenar diretamente as águas residuais produzidas aqui para a ETAR de Cambres.

Transferência da Feira Semanal adiada pelo executivo

A Câmara Municipal de Lamego informa todos os munícipes que a transferência do local de realização da Feira Semanal de Lamego, inicialmente prevista para a próxima quinta-feira, 11 de julho, foi adiada para o dia 19 de setembro.
Não obstante todo o trabalho efetuado até este momento pelos serviços municipais, que, de acordo com a afirmação do Presidente Ângelo Moura, garante que estão asseguradas as condições físicas necessárias para a relocalização deste mercado ao ar livre num novo espaço - o Largo D. Dinis, em frente ao Centro Multiusos -, o executivo camarário, por proposta dos vereadores em representação do Partido Social Democrata (PSD), Ernesto Rodrigues e Ricardo Morgado, e da coligação Todos Juntos por Lamego (CDS-PP/ PPM), António Carreira e José Pinto, fizeram aprovar a suspensão do processo de transferência da Feira Semanal. 
Na sequência desta deliberação, foi fixado o dia 19 de setembro para concretizar a relocalização pretendida, facto que mereceu a anuência por unanimidade do executivo.

Ângelo Moura esclarece feirantes sobre transferência da Feira Semanal

A Câmara Municipal de Lamego vai proceder à transferência do local de realização da Feira Semanal de Lamego na próxima quinta-feira, dia 11 de julho, para o Largo D. Dinis, em frente ao Centro Multiusos, uma vez que o espaço até agora utilizado - a Rua. D. Jacinto Botelho - não dispõe de condições mínimas para acolher esta atividade económica de grande relevância para a cidade e para o concelho.
No âmbito do processo de reinstalação da Feira Semanal, com o objetivo de reiterar mais uma vez todos os esclarecimentos tidos como adequados e apelar de novo à sua colaboração, o Presidente Ângelo Moura enviou a todos os feirantes a missiva transcrita abaixo na íntegra:

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.