goo vimeo rss facebook

José Nunes conquista prova rainha do Lamecum Trail

Mais de 400 atletas correram, este domingo, a quarta edição do Lamecum Trail, um verdadeiro teste à sua resistência física e psicológica em pleno "coração" do Douro Património da Humanidade. Uma participação recorde nesta prova que atraiu o interesse de atletas de todo o país.
José Nunes (Fox Running Team) venceu a prova rainha - o Trail Longo de 27 quilómetros -, enquanto que Tomás Estevães (EDV- Vianatrail) superou toda a concorrência no Trail Curto de 15 kms. Na vertente feminina, Mónica Amorim (Trail Longo) e Susete Oliveira (Trail Curto) foram as primeiras senhoras a concluir a prova.
Após cortarem a linha da meta colocada na "sala de visitas" da cidade de Lamego, os adeptos do trail elogiaram a organização da prova e a beleza das magníficas paisagens que tiveram de percorrer, junto ao rio Douro ou subindo à Serra das Meadas. Os troféus aos vencedores foram entregues durante uma cerimónia que decorreu na Av. Dr. Alfredo de Sousa, após a realização do almoço-volante.

Jogo "Jovem Autarca" quer estimular a cidadania desde tenra idade

O Município de Lamego vai testar os conhecimentos de cultura geral, cidadania, política e história dos alunos do ensino básico e secundário do concelho, através de um jogo, desenvolvido pela empresa de brinquedos científicos Science4you.
A apresentação pública do programa “Jovem Autarca” decorreu esta segunda-feira, 27 de novembro, com as intervenções de Ricardo Morgado e Francisco Lopes, respetivamente, Presidente da Assembleia e da Câmara Municipal de Lamego, bem como de Miguel Pina Martins, CEO da Science4you.
A conceção do jogo “Jovem Autarca” nasceu de uma proposta da Assembleia Municipal de Lamego e do seu Presidente que pretendem desafiar as crianças e os jovens a refletirem acerca das políticas locais e estratégias de melhoria de qualidade de vida dos munícipes. 
“Lançámos o desafio à Science4you de desenvolver um brinquedo educativo que agregue alguns objetivos essenciais. Promova, por exemplo, a aquisição de conhecimentos de cultura geral e cidadania e estimule os mais novos a olharem para o território e refletirem sobre ele, numa dimensão didática e pedagógica”, explica Ricardo Morgado. O autarca afirma que este jogo também desenvolverá o vocabulário, o raciocínio, a concentração e a interação social dos participantes.

Jogo educativo vai testar conhecimentos dos alunos

Pela primeira vez, o Município de Lamego vai testar os conhecimentos de cultura geral, cidadania, política e história dos alunos do ensino básico e secundário do concelho. O programa educativo “Jovem Autarca” será materializado através de um jogo, desenvolvido pela empresa de brinquedos científicos Science4you.
A apresentação pública deste projeto vai decorrer no Salão Nobre dos Paços do Concelho na próxima segunda-feira, dia 27, pelas 11h30.
A conceção do jogo “O Jovem Autarca” nasceu de uma proposta da Assembleia Municipal de Lamego e do seu Presidente, Ricardo Morgado, que pretendem desafiar todos os participantes a refletirem acerca das políticas locais e estratégias de melhoria de qualidade de vida na cidade e nas freguesias. Visa também ensinar a pensar o território numa dimensão didática e pedagógica.

Circulação automóvel suspensa amanhã na Rua das Oliveiras

A Câmara Municipal de Lamego informa que, devido à execução de trabalhos de expansão de rede de rega, vai ser interrompida a circulação automóvel na Rua das Oliveiras, freguesia de Lamego, esta sexta-feira, 24, das 9h30 às 12h30.

Os automobilistas devem respeitar a sinalização temporária existente no local e os condicionalismos apresentados pelas autoridades competentes.

O Município de Lamego agradece, desde já, a colaboração de todos, lamentando o incómodo causado.

Pista de gelo é a grande atração de Natal em Lamego

Nesta quadra natalícia, o Centro Multiusos de Lamego vai acolher a programação que celebra a época mais especial do ano, pensada para toda a família. Pela primeira vez, uma pista de gelo, com 200 metros quadrados de dimensão, será a principal atração de Natal. Este equipamento terá utilização gratuita e funcionará todos os dias, a partir de 8 de dezembro, das 10h às 19 horas.
O Município de Lamego também promoverá, no interior do Centro Multiusos, o Mercado de Natal (ver Condições de Participação e Formulário para Expositores abaixo) com a oferta de uma ampla variedade de produtos artesanais e regionais que tem como intuito ajudar os artesãos e produtores locais a darem a conhecer o que de melhor é produzido em Lamego.
A magia do Natal volta, este ano, à cidade de Lamego com a realização da campanha "Natal, Comércio Tradicional". O objetivo é incentivar os lamecenses a fazerem aqui as suas compras. 

A autarquia convida todos os estabelecimentos comerciais do concelho, qualquer que seja o ramo de atividade, a participar no Concurso Montras de Natal que vai voltar a selecionar as montras mais bonitas e estimular o comércio local. Um júri apreciará as montras a concurso, tendo em conta diversos critérios, nomeadamente a adequação ao tema, a harmonia e estética do conjunto, as cores e materiais utilizados, a originalidade/criatividade e, por último, a iluminação.

Ao vencedor será atribuído um cheque no valor de 400 euros, enquanto que os lojistas aderentes recebem um diploma de participação. Também serão atribuídos prémios aos primeiros dez classificados. 
Francisco Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Lamego, sublinha que o objetivo "é marcar a diferença numa quadra tão especial para as famílias do concelho e apoiar a revitalização do nosso comércio, nomeadamente através de iniciativas que contribuam para a mobilização dos comerciantes e promovam o consumo local e tradicional".


Na contagem decrescente para a noite mais familiar do ano, também haverá iluminação festiva e muita animação de rua.

O formulário de candidatura para o Concurso Montras de Natal está disponível abaixo e no Balcão de Atendimento do Município. Os interessados devem, depois, enviar a ficha preenchida, até ao dia 30 de novembro, para o email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou entregar no Balcão de Atendimento.
 

Francisco Lopes recebe PS e PCP em audiência

O Presidente da Câmara Municipal de Lamego recebeu em audiência na última sexta-feira, dia 17, ao abrigo do estatuto do direito de oposição, delegações do Partido Socialista e do Partido Comunista de Lamego, chefiadas, respetivamente, por Romeu Sequeira e Alexandre Hoffmann Castela. As reuniões tiveram em cima da mesa diversos assuntos de interesse para o concelho, nomeadamente as Grandes Opções do Plano e Orçamento para 2024. 
Após a conclusão dos encontros, Francisco Lopes considerou essencial o esforço permanente de diálogo e de concertação entre o executivo municipal e as forças partidárias locais. "Num momento particularmente difícil e instável em Portugal e no mundo, há sempre espaço para a diversidade de opinião e para o pluralismo. Todos os contributos são bem-vindos para melhorar as condições de vida dos lamecenses e garantir o desenvolvimento social e económico do concelho de Lamego", sublinhou Francisco Lopes.

Município continua a promover envelhecimento ativo

Projeto Sénior + Ativo já está na sua 15ª edição e continua a difundir a prática desportiva junto da população sénior.
Com a missão de melhorar a qualidade de vida dos mais idosos, o Município de Lamego proporciona a prática regular de atividade física, devidamente orientada, tendo em vista a melhoria da qualidade de vida e a elevação da autoestima.
No âmbito deste programa regular, são promovidas aulas de ginástica, hidroginástica, dança, jogos e atividades de estimulação cognitiva (novo), caminhadas, atividades comemorativas, ateliês ocupacionais, cinema, workshops e minigolfe. "Queremos criar novos hábitos de vida saudável e promover o salutar convívio entre os nossos idosos. Neste sentido, a autarquia oferece um leque muito variado de experiências e sensações", afirma a Vice-Presidente Catarina Ribeiro.

Autarquia garante apoio total à consolidação do ensino superior

Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego (ESTGL) assinalou, a 15 de novembro, o 23º aniversário da sua fundação, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de várias entidades, entre as quais o Presidente do Instituto Politécnico de Viseu, José Costa, e o Presidente da ESTGL, Miguel Mota.
Nas palavras de todos os que discursaram ficou claro o desejo de continuar a desenvolver o ensino superior em Lamego, procurando cativar mais alunos através de uma oferta mais alargada de áreas de formação e pós-graduações.
Catarina Ribeiro, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego, garantiu a colaboração total da autarquia: “Podem contar sempre com o nosso apoio. Procuramos caminhar juntos no desenvolvimento e crescimento da ESTGL, instituição de elevada importância para a cidade e que tem todo o nosso apreço”.

Núcleo da Liga dos Combatentes distinguido com Medalha de Mérito

A Câmara Municipal de Lamego vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal - Grau Ouro ao Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes, em cerimónia a realizar em março do próximo ano, data do 100º aniversário da sua fundação. A proposta de deliberação, apresentada pelo Vereador José Pinto, foi subscrita e aprovada por unanimidade pelo executivo municipal. 
Um dos primeiros a ser criado no país, o Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes será distinguido tendo conta que é "uma instituição de prestígio na cidade de Lamego e na região do Douro Sul, que cumpre a sua missão de acordo com os objetivos estatutariamente aprovados, apoiando os seus associados combatentes e não combatentes assim como os seus familiares".

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
    (Custo de chamada para rede fixa nacional)

Comunicação de Avarias

  • Serviço de Águas - 254 609 609

     (Custo de chamada para rede fixa nacional)

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 16H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 16H00
             HORÁRIOS CONTÍNUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.