goo vimeo rss facebook

"Lamego Cidade Poema" regressa ao formato presencial

Na primeira semana de junho, Lamego será de novo a Cidade Poema. O festival literário “Lamego Cidade Poema” promete promover a literatura, a cultura e a criatividade, de 2 a 5 de junho. À quinta edição, o evento regressa ao formato original, pelo que o conjunto de ações a realizar decorrerá presencialmente no Teatro Ribeiro Conceição e no Parque Isidoro Guedes.
O programa de “Lamego Cidade Poema” é vasto e abrangente, com sessões para todas as idades e todos os gostos: palestras, concertos, stand up poetry, teatro infantil, declamação encenada, pintura e exposições.Durante o festival, a cidade de Lamego receberá diversas personalidades de reconhecido mérito nas áreas da literatura, da música e do teatro. Mário Cláudio, Isabel Rio Novo, Paulo M Morais, Daniel Bernardes e José Valente serão alguns dos oradores convidados.
Ao longo do atual ano letivo, centenas de alunos do ensino secundário foram convidados a escrever poesia e a fazer a ilustração do cartaz do evento, através da sua participação em oficinas de escrita e de desenho. 
“Lamego Cidade Poema” é organizado pelo Município de Lamego, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lamego e a Rede de Bibliotecas Escolares, com a curadoria de Rui Rodrigues e José Pedro Leite.

Olimpíadas promovem Educação para a Cidadania em Lamego

A turma A do 4º ano do Centro Escolar de Lamego Nº2 foi a grande vencedora da edição deste ano do concurso "As Olimpíadas da Cidadania e do Património", promovido pelo projeto municipal "Lamego Educa" - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar.
Para participar neste mega desafio, os alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo colocaram à prova os seus conhecimentos no jogo de tabuleiro digital “As Olimpíadas da Cidadania e do Património”. A Vice-Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Catarina Ribeiro, esteve presente no evento final, realizado no TRC, para agradecer o empenho e a dedicação de todas as equipas envolvidas e sublinhar os valores da cidadania e do património.Desde o início do mês de março, as turmas fomentaram o trabalho colaborativo e utilizaram, durante a fase final de seleção, a plataforma de Ambientes Inovadores de Aprendizagem "Lamecus Educa", direcionada para a comunidade escolar.

Município de Lamego empenhado na defesa da floresta

O Município de Lamego, no âmbito do Plano Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios (PMDFCI), tem vindo a proceder à gestão de faixas de combustível, nomeadamente na rede viária do concelho. Com o intuito de promover a segurança de pessoas e bens em caso de incêndios florestais, a gestão de faixas de combustível é uma ferramenta indispensável à prevenção de incêndios de grandes dimensões e à protecção da floresta, bem como do seu ordenamento.
Os trabalhos têm vindo a ser desenvolvidos mediante protocolo com os Sapadores Municipais/Ribaflor e com a equipa de Sapadores dos Bombeiros Voluntários de Lamego, sob coordenação direta do Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Lamego.

Autarquia apoia construção de novo Centro Paroquial de Sande

O Município de Lamego vai apoiar financeiramente a construção do novo Centro da Catequese e de Convívio Paroquial de Sande, através da atribuição de um apoio de 25 mil euros. O Presidente da Câmara Municipal, Francisco Lopes, e o Pároco da Freguesia de Sande, José Francisco Silva, assinaram esta semana o protocolo de colaboração que formaliza a concessão deste auxílio financeiro.
De acordo com o estabelecido, a Fábrica da Igreja da Paróquia da Freguesia de Sande compromete-se a desenvolver ações de âmbito social, cultural e turístico nas instalações a edificar. No futuro Centro da Catequese e de Convívio Paroquial será lecionada a catequese para crianças e jovens, realizadas diversas ações socioculturais e de apoio a peregrinos em passagem pela freguesia. 
Nas palavras que antecederam a assinatura do protocolo, Francisco Lopes enalteceu a colaboração entre a autarquia e a Paróquia de Sande, relembrando o papel importante que os bens da Igreja têm ao dispor do bem comum.

Oportunidades de formação e emprego no Centro Multiusos

O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, inaugurou a primeira edição da Feira de Emprego e Oportunidades de Lamego que está a decorrer durante dois dias no Centro Multiusos. No certame, organizado pelo CLDS4G Lamego Com_Tigo, em parceria com o Município de Lamego, participam diversas instituições e empresas, com o objetivo de promover oportunidades de formação e emprego, dirigidas sobretudo às gerações mais jovens.
A I Feira de Emprego e Oportunidades de Lamego é, também, um momento de aprendizagem, ao promover a realização de uma oficina de procura ativa de emprego e uma ação de sensibilização na área do turismo. O Município de Lamego está presente através do espaço A entrada é livre.

Projeto "O Teu Bairro é o Nosso Bairro" reúne com moradores

O projeto “O Teu Bairro é o Nosso Bairro – Incluir para Integrar”, que teve início em junho de 2021, desenvolveu agora diversas sessões com moradores dos Bairros de Alvoraçães, Nazes, Ponte e Castelo, para apresentar as ações a desenvolver nos próximos meses. Estes encontros serviram também para auscultar os moradores sobre os problemas que identificam nos seus bairros e para aprofundar as suas histórias e vivências.
Este projeto, que decorre até fevereiro de 2023, tem como objectivo ajudar a desenvolver competências pessoais, sociais e profissionais e, em simultâneo, ocupar o tempo livre destas populações, ampliar as redes de contacto dentro do bairro e construir um sentimento de pertença ao mesmo. Ao longo dos próximos meses serão implementadas um conjunto de ações de sensibilização e workshops sobre diversas temáticas, ações de informação para desempregados, visitas lúdico-culturais, caminhadas e celebração de datas significativas para cada bairro.

Município integra 62 assistentes operacionais nos quadros

O Município de Lamego acaba de integrar nos seus quadros, através de procedimento concursal, 62 assistentes operacionais, consolidando desta forma o quadro de pessoal e pondo fim a um longo período de instabilidade na vida de muitas famílias do concelho.
Os novos trabalhadores exercem funções nos estabelecimentos de ensino do 1º ciclo, assumindo a responsabilidade diária de uma grande variedade de tarefas. Cabe a estas pessoas, acompanhar as crianças na execução de tarefas inerentes às atividades pedagógicas, lúdicas e recreativas, bem como confecionar as refeições, garantir a limpeza dos espaços e o serviço de portaria, entre outras responsabilidades.

Francisco Lopes defende benefícios do turismo para os residentes

A cidade de Lamego recebeu um simpósio sobre turismo patrimonial inclusivo, que reúne académicos e especialistas mundiais, com o objetivo de debaterem os modelos turísticos que geram maiores benefícios junto das populações locais. A sessão de abertura contou com a presença da secretária de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Rita Marques.
No encontro realizado no Teatro Ribeiro Conceição, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, sublinhou que "o turismo patrimonial tem de ser gratificante para os turistas e para os residentes, tem de ter benefícios mútuos”. Enalteceu ainda o papel de referência da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTGL) de Lamego, entidade organizadora do primeiro HINTS - Simpósio de Turismo Patrimonial Inclusivo, na qualificação dos recursos humanos que dinamizam o setor turístico neste concelho e na região do Douro.

Feira Medieval afirma Lamego como destino turístico e cultural

Entre os dias 10 e 12 de junho, o Município de Lamego vai regressar ao passado com a reconstituição histórica dos tempos de D. Afonso Henriques e as Côrtes de Lamego. A Feira Medieval de Lamego vai reunir dezenas de artesãos que recriarão o comércio e as artes da época medieval. A nobreza, os mestres de ofício e os servos também estão de volta para animadamente recriar a história.
O evento, de entrada gratuita, aposta na dinamização do turismo e do comércio local, contribuindo para a dinamização social e económica do concelho. Por um lado, atrai muitos visitantes de fora, e por outro, possibilita que vários comerciantes e artesãos locais possam dar a conhecer a sua atividade e os seus produtos, estimulando a economia local, em especial das zonas históricas da cidade.
O Mercado Medieval vai oferecer diversas opções gastronómicas e a animação está garantida com muita música e os curiosos jogos de destreza.
Os artesãos, os comerciantes e as associações que pretendam participar na edição deste ano da Feira Medieval, podem efetuar a sua inscrição neste link.
A Feira Medieval de Lamego é uma iniciativa realizada no âmbito do projeto “Agenda Cultural e Dinamização do Comércio Tradicional”, cofinanciado em 85% pelo FEDER, com o objetivo primordial de dinamizar os centros históricos, em particular as áreas intervencionadas no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU).

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.