goo vimeo rss facebook

COVID-19: Lamego regista tendência de descida

Lamego regista neste momento uma tendência de descida no número de casos ativos por COVID-19 no concelho, bem como da respetiva taxa de incidência. Com base no relatório da situação hoje divulgado pela Direção Geral da Saúde (DGS), existem 61 casos ativos no Município de Lamego e a taxa de incidência é inferior a 265 casos por 100 mil habitantes. "Tenho esperança e fundadas expetativas que na próxima avaliação do Governo, dentro de uma semana, Lamego acompanhe o resto do país no atual desconfinamento. Verifica-se já uma evolução favorável, porque há uma diminuição dos números reportados em relação à anterior avaliação", afirma o Presidente Ângelo Moura.
Além desta tendência positiva, o Centro de Vacinação de Lamego vai ultrapassar este fim de semana as 10 mil pessoas vacinadas, um valor superior à média nacional. Instalada no Centro Multiusos, a estrutura regista agora um pico de vacinação médio contra a COVID-19 na ordem das 300 vacinas/ dia. Desde a entrada em funcionamento, já foi completada a primeira fase da campanha de vacinação que abrangeu os grupos prioritários, nomeadamente os idosos com mais de 80 anos e os utentes com determinadas comorbilidades e idade superior a 50 anos. A vacinação dos docentes e não docentes do meio escolar e respostas sociais também ocorreu nesta fase. Até ao momento, foram ainda realizados 23500 testes à COVID-19 no concelho.

Lamego promove diálogo transatlântico sobre a máscara

Numa parceria inédita, o Município de Lamego, através do Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI), em Lazarim, e o Paço do Frevo, no Recife, vão unir os dois lados do Atlântico numa visita virtual que proporcionará a partilha de tradições e experiências ligadas à máscara. Num percurso online que visitará o acervo das duas instituições, a iniciativa "Abre-salas transatlânticas” decorre no próximo sábado, 15 de maio, pelas 18h30. As inscrições são gratuitas (http://tinyurl.com/abresalastransatlanticas).
Mais tarde, a 26 de maio, o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica também marcará presença no “Observatório Digital do Frevo” que pretende aprofundar as relações culturais entre os dois países e promover um diálogo inédito entre as Máscaras de Lazarim, os Caretos de Podence e os Caretas de Triunfo, no Brasil. No âmbito deste encontro sobre os caminhos que as culturas populares podem percorrer para unir diferentes nacionalidades, a partilha de ideias abordará a diversidade destas manifestações culturais e o modo de produzir máscaras e de dar vida às personagens.
O Paço do Frevo é um centro cultural brasileiro de referência vocacionado para a difusão, pesquisa e formação de profissionais nas áreas da dança e da música, dos adereços e das associações do frevo.

Autarquia realiza iniciativa em defesa da floresta

Antecipando a período de maior incidência de incêndios, associado aos meses de verão, a Câmara Municipal de Lamego realizou uma ação de sensibilização junto da população com o objectivo de salientar a importância de preservar e proteger a área florestal do concelho. A iniciativa contou com a colaboração da GNR e da PSP.
Tendo em conta o aproximar do tempo quente e do perigo da deflagração de incêndios, a Câmara Municipal de Lamego desenvolveu uma ação de sensibilização e prevenção com o intuito de sensibilizar a comunidade para os cuidados a ter nesta época.
A iniciativa online, da responsabilidade do Serviço Municipal de Proteção Civil – Gabinete Técnico Florestal, contou com a colaboração da GNR e da PSP que prestaram todos os esclarecimentos e informações, relacionados não só com a necessidade de defender a floresta contra os incêndios e cumprir os normativos legais, nomeadamente através da execução de faixas de gestão de combustível e a limpeza de terrenos, mas também com os procedimentos a adotar na realização de queimadas.

Caminhadas da atividade "Em forma" de regresso

Após vários meses de ausência, foram retomadas as caminhadas em grupo do projeto desportivo “Em Forma” promovido pelo Município de Lamego.
Sob o mote “Vamos voltar em forma e em segurança”, os participantes são divididos em grupos devidamente acompanhados e orientados por técnicos da autarquia, onde podem reatar o convívio e a atividade física em segurança.A prática destas caminhadas, tão importante na normalização do bem-estar, realiza-se de segunda a sexta-feira.
Os interessados em participar podem efetuar a sua inscrição no Centro Multiusos de Lamego, ou através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. . A inscrição é gratuita.

Câmara de Lamego aprova Contas de Gerência de 2020

O executivo da Câmara Municipal de Lamego aprovou na manhã desta quinta-feira o Relatório e as Contas de Gerência referentes a 2020, um ano marcado pela pandemia, mas no qual esta instituição conseguiu ainda assim apresentar resultados líquidos positivos, pelo segundo ano consecutivo. O Presidente Ângelo Moura também sublinha que, pela primeira vez, o endividamento da autarquia está abaixo do limite máximo legal, resultado de uma redução sustentada nos últimos anos, e que o prazo de pagamento a fornecedores também continua a diminuir. A 31 de dezembro de 2020 era de 44 dias. "Lamego é agora de contas certas. Conseguimos apresentar mais uma vez resultados positivos, invertendo a anterior situação de desequilíbrio, fruto do trabalho desenvolvido e com a compreensão dos lamecenses", afirma.

Centro de Vacinação ultrapassa as sete mil pessoas vacinadas

O Centro de Vacinação de Lamego ultrapassou esta semana as sete mil pessoas vacinadas , correspondente a 28,19% da população, um valor superior à média nacional (25%). Instalada no Centro Multiusos, a estrutura regista agora um pico de vacinação médio contra a COVID-19 na ordem das 300 vacinas/ dia. Desde a entrada em funcionamento, já foi completada a primeira fase da campanha de vacinação que abrangeu os grupos prioritários, nomeadamente os idosos com mais de 80 anos e os utentes com determinadas comorbilidades e idade superior a 50 anos. A vacinação dos docentes e não docentes do meio escolar e respostas sociais também ocorreu nesta fase.
Criada pelo Município de Lamego, em articulação com o ACES DOURO SUL e a Autoridade de Saúde local, o Centro de Vacinação tem, neste momento, o objetivo de vacinar toda a população do concelho, com idade superior a 60 anos. O Presidente da Câmara Municipal, Ângelo Moura, sublinha que esta “é uma fase muito importante para os lamecenses. Dispomos aqui de todas as condições e de capacidade instalada para vacinar todas as pessoas referenciadas pelas autoridades de saúde".

Município de Lamego reforça ação contra a COVID-19

O Município de Lamego vai intensificar as ações de sensibilização e fiscalização junto da população para garantir o cumprimento de todas as normas higiénico-sanitárias durante a atual Situação de Calamidade. Em simultâneo, também vai fazer um controlo efetivo diário do processo de vacinação, em estreita colaboração com a Administração Regional de Saúde e o Serviço Municipal de Proteção Civil, e reforçar a testagem para a COVID-19 junto de grupos de risco. Estas medidas foram tomadas durante a reunião da Subcomissão de Saúde da Proteção Civil que decorreu esta quarta-feira, dia 5, durante a qual foi realizada uma avaliação pormenorizada sobre a situação epidemiológica no concelho de Lamego. 
"Num momento em que se assiste à reabertura gradual de diversos setores da economia, apelo a que todos os lamecenses cumpram as regras e normas de saúde pública com o objetivo de diminuir o risco de contágio. Depende de todos nós o sucesso neste combate desigual", afirma o Presidente Ângelo Moura.

Lamego em risco de dar passo atrás no desconfinamento

Portugal vai avançar este sábado, dia 1 de maio, para a quarta e última fase do plano de desconfinamento, com a passagem do estado de emergência para o estado de calamidade. Apesar da evolução positiva dos números da pandemia, o concelho de Lamego tem registado, nos últimos dias, um aumento do número de novos casos de pessoas por COVID-19. Neste momento, a taxa de incidência é de 165 casos por 100 mil habitantes, muito próximo do nível definido pelo Governo (240 casos por 100 mil habitantes nos 14 dias anteriores), a partir do qual os municípios correm o risco de dar um passo atrás no plano de desconfinamento.
Conforme anunciado, a partir de agora, a avaliação do nível de risco passa a ser feita semanalmente para permitir controlar melhor a evolução concelho a concelho. Lamego integra o lote de municípios já identificados pelo Governo em que o processo de desconfinamento pode regressar à fase anterior a 1 de maio. Esta decisão acarretaria a adoção de regras mais apertadas e penalizaria gravemente a atividade económica local, com o encerramento antecipado de vários estabelecimentos comerciais.
Neste sentido, o Município de Lamego apela, mais uma vez, ao respeito e ao cumprimento escrupuloso de todas as normas de segurança face à propagação da covid-19, nomeadamente o uso de máscara de proteção e a salvaguarda do distanciamento social.

Pandemia volta a cancelar a Feira de Santa Cruz

Depois do cancelamento, em 2020, o Município de Lamego volta a não realizar este ano a Grandiosa Feira de Santa Cruz. A decisão de não organizar de novo o maior evento de arte equestre da região deve-se à evolução da atual crise sanitária. "Infelizmente, mais uma vez, não existem condições de segurança para promover uma iniciativa de raízes populares que costuma atrair milhares de pessoas", explica o Presidente Ângelo Moura.
Conhecida popularmente por “3 de Maio”, a Feira de Santa Cruz oferece todos os anos um leque variado de atividades tradicionais, nomeadamente as Corridas de Passo Travado, os espetáculos de equitação clássica, os desfiles e passeios de charretes e a Feira Anual.
O Município de Lamego espera que, em 2022, estejam reunidas as condições necessárias que viabilizem a organização deste certame e se encontrem ultrapassadas as adversidades de saúde pública com o objetivo de promover, de novo, este evento.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.