goo vimeo rss facebook

Exposição na Cisterna sugestão cultural do fim de semana

Com o fim de semana à porta, o Município de Lamego desafia-o a aproveitar melhor a cultural local e conhecer a exposição de pintura "Douro Internacional - Deambulações de Albertino Valadares", patente ao público na Cisterna de Lamego, um dos melhores exemplares de cisternas dos castelos portugueses. Este espaço que se assume como um centro de memória apresenta agora como proposta cultural uma mostra de Albertino Valadares, artista de reconhecido mérito representado em diversas coleções nacionais e estrangeiras de galerias de arte e câmaras municipais. "Douro Internacional - Deambulações de Albertino Valadares" é de entrada livre e pode ser apreciada, de terça a domingo, das 10h às 18 horas, até 29 de setembro.  

Lamego acolhe primeiro festival de música inspirado no vinho

Lamego vai acolher este fim de semana o primeiro grande festival em Portugal totalmente inspirado no vinho e que também celebra a gastronomia e a música. É também o primeiro grande evento que convida, em Lamego, o público a "abraçar" esta margem do rio Douro e assim usufruir de um dos cenários mais idílicos do mundo. Este sábado e domingo todos os caminhos vão dar ao Wine & Music Valley, um festival que tem o apoio do Município de Lamego e que nasce da vontade de uma região em criar um evento de projeção internacional e com isso contribuir para o desenvolvimento do enoturismo.
A par com a vasta oferta vinícola presente no certame, as propostas musicais também se revelam de peso, com o Wine & Music Valley a receber alguns dos maiores nomes do panorama nacional e internacional: Bryan Ferry, Mariza, Seu Jorge, António Zambujo, Salvador Sobral, Carolina Deslandes, entre muitos outros. Para proporcionar uma experiência de fusão musical e gastronómica, o público poderá ainda assistir a momentos gastronómicos dinamizados por conceituados chefs.
O Wine & Music Valley conta com o apoio à produção da Better World, empresa responsável pelo Rock in Rio, e a parceria institucional do Turismo do Porto e Norte de Portugal e do Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), potenciando indelevelmente a afirmação de Lamego e do Douro.

DECO ajuda a preparar o regresso às aulas

Como preparar o regresso às aulas? Fique a par de todas as regras quanto ao seguro, ao transporte e à ação social e as recomendações sobre a compra e a utilização de mochilas. Saiba ainda que despesas tem de começar a guardar para deduzir no IRS. No próximo dia 19 de setembro, a DECO desloca-se a Lamego no âmbito do protocolo de colaboração assinado com este Município para a criação de um serviço de apoio ao consumidor em proximidade. Entre as 09h30 e as 12h30, uma jurista estará disponível para prestar esclarecimentos e apoiar os cidadãos na resolução das suas reclamações de consumo.
O serviço é gratuito e está disponível diariamente no Serviço de Atendimento ao Munícipe de Lamego que efetua a devida articulação com a DECO. Assim, a qualquer momento e sempre que necessitar, tem ao seu dispor um serviço muito perto de si que o apoiará na resolução dos seus problemas e no exercício dos seus direitos fundamentais enquanto consumidor. Para marcações contacte: 254 609 641/ 254 609 642  

Ângelo Moura defende que "a escola é um espaço de construção de saberes"

Para assinalar o arranque do novo ano escolar, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego marcou presença esta terça-feira no ciclo de conferências "Educação e Cidadania: os desafios de uma Escola para todos", que decorreu no Teatro Ribeiro Conceição. Numa organização do Centro de Formação de Professores Lamego, Armamar, Resende e Tarouca (CEFOP-LART), este encontro pretendeu estimular os professores e as escolas a refletirem mais uma vez sobre a melhor forma de responder, eficazmente, aos desafios que hoje em dia se colocam na escola e na educação. 

REPORTAGEM | PORTO CANAL registou enchente na Procissão de Triunfo

Vindos de todo o país, centenas de milhar de fiéis acorreram na tarde de domingo a Lamego para prestar culto a Nossa Senhora dos Remédios e assistir à mais afamada das procissões portuguesas. A "Procissão de Triunfo" foi novamente o momento de maior Fé e religiosidade da "Romaria de Portugal. "Esta é a razão e a origem de toda esta festa que nos conduziu até esta Procissão, o ponto alto da devoção", afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, à equipa de reportagem do PORTO CANAL.
Fiel às suas origens, a Procissão de Triunfo teve mais uma vez a particularidade dos cinco andores serem puxados por juntas de bois, uma tradição que se mantém desde o primeiro cortejo, realizado em 1894. O desfile contou ainda com a participação de centenas de figurantes. Estima-se que o bom tempo ajudou este domingo a atrair cerca de 300 mil pessoas à celebração da Padroeira. 

Link Reportagem PORTO CANAL: AQUI

Marcha Luminosa esta noite n’ "A Romaria de Portugal

A Marcha Luminosa surgiu pela primeira vez em Lamego, estando presente na programação das Festas em Honra da Nossa Senhora dos Remédios desde 1924. Apesar de não se saber quem o inventou, e inspirado nas célebres Marchas Milanesas, este desfile cedo cultivou o gosto de todos os romeiros, tornando-se uma tradição no cartaz da "Romaria de Portugal". Atualmente, a Grandiosa Marcha Luminosa realiza-se no dia 6 de setembro e conta com muita animação por parte de todos os figurantes.
A iluminação e a música atribuíram um maior efeito e criatividade aos carros, o que conferiu uma nova dinâmica ao evento, quer a título particular, quer por diversas coletividades da cidade. Os anos 50 instituíram uma tradição que tornou a Marcha Luminosa única, sendo os carros alegóricos preparados exclusivamente em Lamego e por lamecenses. As especiais características do desfile despertam o interesse das pessoas que, ano após ano, se juntam nas ruas da cidade para assistir a esta nobre marcha. 

Município de Lamego adere à campanha "Setembro Dourado"

Pela primeira vez, o Município de Lamego junta-se à campanha "Setembro Dourado", desenvolvida pela ACREDITAR (Associação de Pais e Amigos de Crianças com Cancro), que pretende dar a conhecer as dificuldades e desafios da Oncologia Pediátrica. Como forma de sensibilizar os lamecenses, o edifício dos Paços do Concelho e dos agrupamentos de escolas estão decorados com um laço dourado.
Setembro foi nomeado o mês Internacional de Sensibilização para o Cancro Infantil. Criado em 1997, o laço dourado (esta cor simboliza a força, a coragem e a resiliência destas crianças e jovens), é o símbolo internacional da sensibilização para o cancro infantil. Homenageia crianças e adolescentes com cancro, sobreviventes, as famílias e os profissionais, voluntários e médicos que dedicam a sua vida a esta causa, à qual ninguém fica indiferente.

Feira Semanal continua a 5 e 12 de setembro

A Câmara Municipal de Lamego informa todos os munícipes que não será suspensa a realização da Feira Semanal de Lamego nos próximos dias 5 e 12 de setembro, decorrendo, como é hábito, na Av. D. Jacinto Botelho, indo deste modo ao encontro dos anseios dos feirantes e dos utentes, conforme foi expresso pelo Presidente Ângelo Moura, na última reunião de câmara.    
Também conforme anunciado anteriormente, e asseguradas todas as condições físicas necessárias, também é sua intenção proceder à relocalização deste mercado ao ar livre, a partir do dia 19 de setembro, num novo espaço: o Largo D. Dinis, em frente ao Centro Multiusos. Recorde-se que a fixação desta data mereceu a anuência por unanimidade do executivo camarário.

Onda encarnada caminhou a favor da Liga Contra o Cancro

Mulher duriMais de 700 pessoas saíram à rua durante o último domingo para percorrer 5 quilómetros por uma boa causa! Mulheres e homens, de todas as idades, formaram uma imensa onda encarnada na cidade de Lamego integrando o pelotão da 10ª Marcha e Corrida da Mulher Duriense, uma caminhada solidária, em que parte do valor das inscrições reverteu a favor da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Na vertente competitiva, a jovem lamecense Beatriz Pinto, atleta do SL Benfica, foi a primeira a cruzar a linha da meta, situada no topo da Av. Dr. Alfredo de Sousa e aos pés do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios. Mas o mais importante foi, sem dúvida, o enorme entusiasmo e o espírito altruísta que uniu todos os participantes.
A Câmara Municipal de Lamego foi a entidade organizadora, em parceria com outras instituições. O evento voltou a integrar a programação das Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.