goo vimeo rss facebook

Autarquia reforça vigilância nas áreas florestais

A Câmara Municipal de Lamego vai reforçar, durante este verão, o patrulhamento e a vigilância no concelho com o objetivo de prevenir e detetar o aparecimento de fogos florestais. Estas ações vão incidir em particular nas freguesias prioritárias de risco de incêndio, de modo a garantir a segurança das populações.
Para auxiliar nesta tarefa o Serviço Municipal de Proteção Civil, será implementado de novo o programa “Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas”, promovido pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. O Destacamento Territorial de Lamego da GNR, através do Núcleo de Proteção Ambiental, realizou a primeira ação de formação para sensibilizar e instruir os formandos sobre a utilização dos meios de comunicação rádio e sobre a articulação entre as equipas vigilância no âmbito da Defesa da Floresta Contra Incêndios. Também foram abordados os procedimentos a adotar após a deteção de um incêndio rural.

Município cria novo programa de ajuda alimentar

O Município de Lamego criou uma nova rede de apoio social com o objetivo de auxiliar as pessoas que recentemente ficaram em situação de vulnerabilidade económica e enfrentem por isso necessidades de carência alimentar, no contexto da atual pandemia. O programa "Lamego Ajuda Alimentar" será desenvolvido no terreno em articulação com as instituições locais que já prestam ajuda alimentar, de forma a que este reforço seja o mais célere possível e adequado à especificidade de cada família. Para recorrer ao novo apoio, os interessados devem contactar o nº  254 609 600 (Gabinete de Ação Social da CML). 
O concelho de Lamego conta com diversos projetos que preveem a oferta de ajuda alimentar a pessoas em situação de carência económica, nomeadamente o Programa Operacional de Apoio às Pessoas Mais Carenciadas, o Banco Alimentar contra a Fome, as Cantinas Sociais, entre outros. O trabalho em rede permitirá que, numa lógica de congregação de esforços, seja garantido que não faltará comida à mesa das famílias sinalizadas e de comprovada carência económica.
O Município de Lamego apela ainda à responsabilidade social das empresas e à solidariedade de todos os cidadãos com o objetivo de reduzir o desperdício alimentar convertendo-o em ajuda. Esta colaboração pode ser concretizada através da doação de bens alimentares.

Assembleia Municipal aprovou prestação de contas de 2019

A Assembleia Municipal de Lamego aprovou, a 26 de junho último, o relatório e contas de gerência da Câmara Municipal de Lamego referente a 2019. Durante este período, foi alcançado um saldo de gerência orçamental de 794.209,82 €, enquanto que a taxa de execução da receita correspondeu a 85,2% e a taxa de despesa paga foi de 86%. 
No final de 2019, esta autarquia apresenta um prazo médio de pagamentos a fornecedores de 69 dias, uma redução substancial em relação ao verificado em igual período do ano anterior: 167 dias. Conseguiu ainda reduzir a dívida global a fornecedores e a outros credores, tendo registado uma diminuição de 19%. 
"Lamego é agora de contas certas, conforme foi reconhecido por todos os partidos políticos com assento na Câmara e na Assembleia Municipal. Conseguimos apresentar resultados positivos, registando-se, pela primeira vez, uma inversão da situação de desequilíbrio, fruto do trabalho desenvolvido e do esforço e contenção exigidos, com a compreensão dos Lamecenses", sublinha o Presidente Ângelo Moura.

Piscinas Descobertas reabrem a 1 de julho com novas regras

Comece o verão da melhor maneira! As Piscinas Descobertas de Lamego reabrem no próximo dia 1 de julho para refrescar os lamecenses nos dias de calor que se aproximam.
Respeite as novas regras de funcionamento que visam garantir as distâncias de segurança e as medidas de higiene de forma a mitigar o risco de contaminação pela COVID-19. Este ano, a lotação máxima permitida será de 315 utentes.
É obrigatório o uso de máscara de proteção nos espaços interiores e no acesso a esta infraestrutura municipal - para utentes com idade superior a 10 anos - e o uso de chinelos nas áreas de circulação, instalações sanitárias e chuveiros exteriores. É ainda proibido o uso de equipamentos lúdicos, dentro e fora de água, e recomendado ir vestido de casa de modo a evitar qualquer contacto desnecessário com as superfícies. Todos os utentes vão ser sujeitos ao controlo da temperatura à entrada.
O tarifário mantém-se igual ao do ano anterior. A entrada é gratuita para as crianças até aos 3 anos de idade. Para os maiores de 14 anos, o ingresso de entrada para o dia completo custa 4,5 euros. Até aos 14 anos, o preço corresponde a 3,5 euros.

Município determina encerramento das esplanadas às 24 horas

Considerando que existe neste momento na cidade de Lamego um maior número de esplanadas em funcionamento e que a sua instalação obedece ao estrito cumprimento das normas aplicáveis em termos de segurança e proteção civil e em matéria de saúde pública, o Município de Lamego determina o escrupuloso cumprimento, por parte dos agentes económicos, das orientações da DGS, das quais se destaca a orientação nº 023/2020, a qual define as regras de organização dos espaços, nomeadamente no que respeita à lotação, afastamentos e horários.
Determina ainda que, no que respeita aos horários dos estabelecimentos de restauração e bebidas, seja cumprido, sem qualquer tolerância, o determinado na legislação em vigor, nomeadamente que a partir das 23 horas ficam excluídas do acesso ao público novas admissões e que, no que respeita aos mesmos, todos os espaços tenham de estar encerrados e sem utilizadores às 24 horas. O despacho é válido por trinta dias, sem prejuízo de avaliação pontual.

Olimpíadas promovem Educação para a Cidadania

Quatro turmas dos agrupamentos de escolas da Sé e de Latino Coelho foram as grandes vencedoras da edição deste ano do concurso "As Olimpíadas da Cidadania e do Património", promovido pelo projeto municipal "Lamego Educa" - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, financiado pelo NORTE 2020. Para participar neste mega desafio, os alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo "exploraram" diversos temas relacionados com a Educação para a Cidadania e outros conteúdos de natureza diversa.
Desde o início do mês de fevereiro, as turmas fomentaram o trabalho colaborativo e utilizaram, durante a fase final de seleção, a plataforma "Lamecus Educa", direcionada para a comunidade escolar. No evento final, tiveram ainda a oportunidade de dialogar à distância com o Presidente da Câmara Municipal, Ângelo Moura, sobre os valores da cidadania e do património.

Município realiza festival literário em livestream

cp 2020Lamego vai ser, pelo terceiro ano consecutivo, a "Cidade Poema" com o objetivo de promover e disseminar o gosto pela poesia, inserida numa estratégia integrada de promoção do livro e da leitura. Devido ao contexto da atual pandemia, o conjunto de iniciativas a realizar no âmbito deste evento será apresentado exclusivamente em livestream, a partir do Teatro Ribeiro Conceição. O tema deste ano é "Poesia, Rua, Liberdade...".
Organizada pelo Município de Lamego e pela Rede de Bibliotecas, a iniciativa "Lamego - Cidade Poema" constitui uma das grandes apostas, na vertente cultural, desta autarquia de modo a criar um evento de referência no país e na região.
Durante três dias - 18 e 19 de julho e 26 de setembro-, este festival literário integrará um cartaz de atividades bastante diverso e eclético dirigido a vários públicos: oficinas de escrita criativa e sessões de poesia, diálogos e palestras com a participação de reputados escritores e ações dinamizadas por alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico. A encerrar, o cantor Vítor Blue subirá ao palco do emblemático TRC para uma atuação musical que incluirá a orquestração dos poemas vencedores.

PROGRAMA

Verão Ativo anima férias em Lamego

Lamego tem tudo para oferecer um arranque de férias escolares superdivertido! Ateliers, cinema, expressão plástica, visitas temáticas, atividades aquáticas e de animação, e muitas outras iniciativas, prometem ocupar os tempos livres das crianças e dos jovens de uma forma saudável, longe das salas de aula. A partir de 29 de junho, e até ao início do próximo ano letivo, as Atividades de Tempos Livres (ATL) - Verão Ativo vão proporcionar dias muito animados às crianças e jovens dos três aos doze anos de idade.
Com a realização deste espaço lúdico-pedagógico, o Município de Lamego pretende complementar o processo educativo e formativo dos mais novos, através da sua participação num leque muito variado de atividades. Com base nas medidas de saúde pública relacionadas com a pandemia da COVID-19, este ano as inscrições são limitadas a 80 participantes por semana.
As inscrições para a primeira semana - 29 de junho a 3 de julho - do Verão Ativo já estão abertas e devem ser feitas em , através do preenchimento de formulário próprio. 

Inscrições Online AQUI

Município requalifica espaço público do Bairro de Alvoraçães

O Município de Lamego está a reabilitar o espaço público degradado do Bairro Social de Alvoraçães com o objetivo de dotá-lo de atratividade, dinamismo e conforto, convidando ao desenvolvimento de um sentido de comunidade mais sólido e à melhoria das relações sociais dos seus moradores. A obra foi adjudicada à firma "Francisco Pereira Marinho & Irmãos, S.A", pelo valor de 541.052,95 €, mais IVA, concretizada no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), cofinanciado em 85% pelo FEDER.
Durante a visita de trabalho que efetuou ao local onde está a ser concretizada esta intervenção, o Presidente da Câmara Municipal afirmou que "era urgente melhorar as condições de vida dos residentes do Bairro de Alvoraçães e avançarmos com a harmonização deste conjunto urbano que existe já há algumas décadas, através da reabilitação do seu espaço público que se encontra bastante descaracterizado".

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.