goo vimeo rss facebook

"Educação para a Cidadania" inspirou Desfile de Carnaval

O tema "Educação para a Cidadania" foi o mote para a realização do tradicional Desfile de Carnaval Escolar que levou, esta sexta-feira de manhã, mais de 500 crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do Centro Escolar de Lamego nº1 a percorrerem as principais ruas da cidade. Organizado pelo Município de Lamego, o cortejo carnavalesco exaltou este ano as temáticas ligadas aos Valores, à Educação para a Saúde, à Biodiversidade, entre muitas outras. Muitas pessoas aplaudiram este animado e colorido desfile, à passagem dos mais pequenos.
Ao longo dos últimos dias, pais, encarregados de educação e toda a comunidade escolar empenharam-se em produzir os disfarces dos jovens foliões tendo como referência o tema selecionado para este ano. O objetivo é contribuir, num espírito democrático, para a formação de pessoas responsáveis e solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros.
Na próxima sexta-feira, dia 21, é a vez dos restantes estabelecimentos de ensino da cidade de Lamego saírem à rua em cortejo.

Lamego debate segurança contra incêndios em edifícios

O Município de Lamego, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai organizar um workshop dedicado à "Segurança Contra Incêndios em Edifícios", inserido nas Comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil. A iniciativa tem lugar no auditório do Centro Multiusos, no dia 4 de março, entre as 9h30 e as 12h30, sendo dirigida a colaboradores, técnicos e diretores de IPSS's e escolas, técnicos de autarquias e comunidades intermunicipais e outros profissionais da área. 
Durante este espaço de debate, serão esclarecidas todas as dúvidas e será feita a sensibilização do público para os normativos legais em vigor, nomeadamente a Lei n.º 123/2019, de 18 de outubro, que estabelece o regime jurídico da segurança contra incêndio em edifícios. Além disso, explicará a necessidade de proceder a ajustamentos relativos à periodicidade das inspeções, medidas de autoproteção e eventuais processos de contraordenação.
O workshop "Segurança Contra Incêndios em Edifícios" conta com a colaboração da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu. Os interessados em participar devem preencher o respetivo formulário, disponível em http://prociv.cm-lamego.pt/scie. A inscrição é gratuita e obrigatória. 

"Tudo o que vem à rede é fixe?" debate segurança na internet

No mês em que é assinalado o Dia da Internet Segura, o Município de Lamego, em parceria com a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, promove a sessão de informação “Tudo o que vem à rede é fixe?”, com o objetivo de estimular a reflexão, junto de pais, encarregados de educação, professores, educadores e outros, sobre os atuais desafios da navegação digital para as crianças e jovens. Assim, no próximo dia 20 de fevereiro, pelas 18 horas, serão debatidas diversas questões no Centro Escolar de Lamego Nº 1 relacionadas com as compras online e o respeito pelos direitos de autor. A juntar a isto, o encontro também abordará a importância da privacidade na utilização das redes sociais para promoção de experiências online ativas mais esclarecidas e conscientes.
Esta sessão de informação é promovida pelo Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - "Lamego Educa", financiado pelo Norte 2020, e pela DECO Jovem, no âmbito de um protocolo de colaboração existente entre o Município de Lamego e a DECO.
A inscrição é gratuita e pode ser feita em https://qrgo.page.link/eAwPR

Exposição coletiva de pintura patente no TRC

O Teatro Ribeiro Conceição tem patente ao público uma nova exposição coletiva de pintura, composta por trabalhos de quatro artistas plásticas que se juntam pela primeira vez para dar corpo a esta proposta cultural: Carmo Paulino, Joana Laranjo, Odete Marília e Maria Eugénia Coutinho. A cerimónia de inauguração decorreu ao final da tarde do último sábado, com a participação de Ana Catarina Rocha, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lamego. 
O Município de Lamego convida o público em geral a visitar, até 8 de março, das 14h às 19 horas, o Salão Nobre Albano Vaquero para apreciar o talento e a criatividade destas artistas que refletem diversas técnicas e conceitos estéticos e que residem em vários pontos do país.
A entrada é livre.

Lamego apresenta em Ourense data e imagem gráfica das Festas dos Remédios

A cidade de Lamego vai voltar a celebrar este ano, entre 21 de agosto e 9 de setembro, a sua Padroeira: a “Nossa Senhora dos Remédios”. Vão ser vinte dias de festa que pretendem afirmar Lamego, o Douro e o país.
Ana Catarina Rocha, Vereadora da Câmara Municipal e Presidente da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, anunciou esta sexta-feira, no XXI Salón Internacional de Turismo e Gastronómico, em Ourense (Espanha), que o Município de Lamego vai candidatar estas festividades à eleição das “7 Maravilhas da Cultura Popular”, na categoria de Procissões e Romarias, atendendo ao facto de que a “Romaria de Portugal” possui características únicas. A autarca destaca que a “Majestosa Procissão de Triunfo”, constitui, no dia 8 de setembro, o seu grande elemento diferenciador, sendo os andores armados em carros puxados por juntas de bois. Enalteceu ainda a sua dimensão humana inigualável, participada por um número elevado de figurantes, em particular muitas crianças.

"Entrelinhas - Crescer a Ler" já percorre as bibliotecas do concelho

O novo projeto de animação de leitura do concelho de Lamego, dirigido às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, já está a percorrer,  em regime de itinerância, as bibliotecas escolares locais, de modo a proporcionar aos mais pequenos diferentes experiências de estimulação para a leitura. Esta semana, foi a vez da Biblioteca Municipal de Lamego acolher o Jardim de Infância "O Pintinhas" para explorar o livro "O Lápis Mágico de Malala", de Malala Yousafzai, complementada, no final, com a realização de atividades de expressão plástica. 
Até ao próximo mês de junho, está previsto que o projeto “Entrelinhas - Crescer a Ler” promova, ao longo de mais de 70 sessões, o contacto regular e ativo com a leitura, cruzando-a com outras linguagens (teatro, artes plásticas...), explorando para isso um grande leque de temáticas, nomeadamente a sustentabilidade ambiental, a multiculturalidade, a inclusão social, a alimentação saudável e a cidadania. 

Exposição coletiva de pintura patente ao público no TRC

Uma grande exposição coletiva de pintura é a nova proposta cultural que o Teatro Ribeiro Conceição apresenta a partir do próximo sábado, dia 8, que promete surpreender o público. Esta mostra reúne vários trabalhos das artistas plásticas Carmo Paulino, Joana Laranjo, Odete Marília e Maria Eugénia Coutinho. 
Até 8 de março, fica o convite do Município de Lamego para vir ao Salão Nobre Albano Vaquero para apreciar o talento e a criatividade destas artistas que refletem diversas técnicas e conceitos estéticos e que residem em vários pontos do país.
A entrada é livre.

CARMO PAULINO
Carmo Paulino nasceu em 1956, é natural de Albergaria-a-Velha – Aveiro. É artista plástica formada em Artes Plásticas pela Escola Superior de Belas Artes do Porto (ESBAP), integrando desde 2017 o projeto Cultura Que Une (Douro / Galiza). A artista realizou e participou em inúmeras exposições individuais e coletivas, trabalhou como professora de Artes Visuais do Ensino Secundário, foi ilustradora em publicações infanto-juvenis, colaborou na produção da curta-metragem de cinema de animação “O Alma Grande” e foi a artista plástica na produção das máscaras do Projeto Anima, no Museu do Teatro de Marionetas do Porto. Atualmente, reside no Peso da Régua, onde se dedica às suas criações artísticas.

Patronato Álvares Pereira reflete sobre o futuro em ano de centenário

A 20 de janeiro de 1920, após "uma análise profunda sobre a problemática da educação em Portugal por diversas individualidades de Lamego, uniram-se vontades e juntaram-se esforços para ajudar no combate nacional contra o analfabetismo", criando a Associação de Proteção à Juventude Pobre de Lamego, uma escola dirigida aos rapazes mais desfavorecidos, dando origem ao Patronato Nuno Álvares Pereira. Ao longo do último século, foram muitos os alunos que aprenderam aqui as primeiras letras e, acima de tudo, "incorporaram os princípios e valores que foram sempre o baluarte da instituição".
Nos próximos meses, é celebrado o centenário do Patronato Nuno Álvares Pereira, com a realização de um programa diversificado de iniciativas de índole institucional, cultural e social. A Sessão Solene de Comemoração deste Centenário decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, este sábado à tarde, para marcar o arranque oficial das comemorações. "Sublinho o percurso de 100 anos desta instituição que cumpriu a sua missão com orgulho e vaidade, patente em todos aqueles que passaram por lá. É preciso que o Patronato se mantenha com os mesmos valores, mas será necessário encontrar um novo caminho. Por parte da Câmara Municipal de Lamego, terá todo o apoio e respeito", garantiu o Presidente Ângelo Moura. Durante a sua intervenção, Alberto Almeida, Presidente da Direção, também sublinhou os desafios que se colocam no futuro: "Será um ano de festa e de celebração, mas também uma oportunidade para o Patronato refletir sobre si próprio, relembrar o seu papel na sociedade e criar as estratégias para o futuro, numa lógica de renovação, embora não perdendo nunca de vista a sua matriz identitária".

Benvinda Guedes apresentou "Amanhecer" nos Paços do Concelho

O Município de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de ações de divulgação de obras da autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sociocultural da nossa região. Neste sentido, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi, a 2 de fevereiro, o palco escolhido para a apresentação pública da obra “Amanhecer", o quarto livro da autoria de Benvinda da Silva Guedes, com a presença de Ana Catarina Rocha, Vereadora com o pelouro da Cultura.
Natural de Lamego, a autora colaborou ao longo da vida, com diversas instituições sociais do concelho: a Liga Portuguesa Contra o Cancro, a Cruz Vermelha Portuguesa e a Liga dos Amigos de Hospital de Lamego, sendo uma das primeiras voluntárias. No plano literário, publicou anteriormente as obras “Recordando” (2004), “Sorrir à Vida” (2012) e “Raio de Sol” (2018). No dia da apresentação de "Amanhecer", Benvinda Guedes completou mais um aniversário. A apresentação da obra esteve a cargo de André Freire, médico luso-brasileiro, um evento que contou ainda com momentos de música, declamação de poesia e o humor da dupla "Marias Malucas".

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.