goo vimeo rss facebook

Lamego é "Cidade Poema" este fim de semana

O festival literário “Lamego Cidade Poema”, que se inicia esta sexta-feira, promete oferecer este ano muita poesia, música, leituras e conversas à volta da poesia e dos livros. À quarta edição, e devido ao contexto da atual pandemia, o conjunto de ações a realizar adotará um modelo híbrido, decorrendo em livestream, via facebook do Município de Lamego, e presencialmente no majestoso Teatro Ribeiro Conceição.
Até domingo à noite, o evento apresentará um programa de atividades bastante diverso e eclético dirigido a vários públicos e marcado por várias iniciativas: sessões de poesia, conversas temáticas, um concerto poético e uma peça de teatro para crianças, destacando-se também a apresentação pública do , em memória do reconhecido poeta lamecense.
Outro dos momentos altos será a apresentação do livro "Acordes de Lamego em Tempo de Pandemia", uma nova obra coletiva, construída por 40 autores como um testemunho e um registo histórico sobre os tempos de pandemia que avassalaram a humanidade e, em particular, a cidade de Lamego. No domingo à tarde, será feita ainda a entrega dos diplomas de participação aos alunos que concorreram aos concursos de poesia e ilustração no âmbito da iniciativa "Lamego, Cidade Poema”. Também serão distinguidos os alunos vencedores da edição deste ano.
O “Lamego Cidade Poema” é organizado pela Câmara Municipal de Lamego, em parceria com a Rede de Bibliotecas de Lamego, sendo a curadoria da responsabilidade de Rui Rodrigues e José Pedro Leite.

Lamego promove feira de produtos endógenos no verão

endogenosDurante três meses, os produtos endógenos mais genuínos do concelho de Lamego vão estar em destaque na “sala de visitas” da cidade: a Av. Dr. Alfredo de Sousa. Com a participação prevista de dezoito expositores, vão marcar presença neste certame os setores da horticultura, fruticultura e artesanato, para além de outros produtos regionais como os enchidos tradicionais, os vinhos, os licores e as compotas.
Associada à marca “Lamego é Douro”, esta feira de produtos endógenos tem como objetivo preservar e valorizar a grande variedade e qualidade dos produtos locais e promover a riqueza patrimonial e cultural do concelho de Lamego e da região do Douro. Visa também valorizar o meio rural, através da dinamização da atividade económica dos pequenos produtores num ano muito difícil marcado pela pandemia. O certame decorre de 1 de julho a 30 de setembro.
O formulário e as respetivas condições de participação estão disponíveis em www.cm-lamego.pt. Os produtores e artesãos do concelho de Lamego que produzem ou comercializem produtos endógenos podem efetuar a sua inscrição, até ao dia 25 de junho, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar. ou entregar o respetivo formulário no Balcão de Atendimento do Município de Lamego.
A feira de produtos endógenos é co-financiada pelo FEDER em 85% no âmbito do projeto de "Valorização dos Produtos Endógenos do Concelho de Lamego", aprovado no programa Norte2020.

 

COVID-19: Mais de metade da população vacinada

O Centro de Vacinação de Lamego ultrapassou nos últimos dias as 13500 pessoas vacinadas, correspondente a 52% da população, um valor superior à média nacional. Instalada no Centro Multiusos, decorre agora nesta estrutura a imunização de pessoas a partir dos 40 anos e em breve terá lugar a vacinação dos lamecenses entre os 30 e os 39 anos de idade. Este serviço tem registado um pico de vacinação médio contra a COVID-19 na ordem das 300 vacinas/ dia.
Desde a entrada em funcionamento do Centro de Vacinação de Lamego, foi completada a primeira fase da campanha de vacinação que abrangeu os grupos prioritários, nomeadamente os idosos com mais de 80 anos e os utentes com determinadas comorbilidades e idade superior a 50 anos. A vacinação dos docentes e não docentes do meio escolar e respostas sociais também ocorreu nesta fase.

Município celebra protocolo de cedência de campo de futebol para o Cracks

O Cracks Clube de Lamego, um clube de referência, a nível regional e nacional, na formação de jovens jogadores, já está a utilizar para a sua prática desportiva o campo de futebol da Escola Secundária Latino Coelho. Esta utilização vai estender-se de maio a setembro de 2021 e surge na sequência da celebração de um protocolo tripartido entre o Município de Lamego, o Cracks Clube de Lamego e o Agrupamento de Escolas Latino Coelho.
No âmbito deste acordo, o Município assumirá os encargos financeiros desta cedência, no valor de três mil euros, para a realização dos treinos dos escalões de formação de crianças até aos 10 anos de idade. O acordo também prevê, nos próximos meses, a utilização do campo de futebol de 7 da Escola Secundária Latino Coelho aos fins de semana e feriados para a realização de jogos oficiais. "Apoiamos todas as atividades de natureza desportiva de interesse para o Município. Neste caso, em particular, damos um passo fundamental para o Cracks Clube ter as condições necessárias, dentro da cidade, para desenvolver a sua formação", afirma o Presidente Ângelo Moura.

Câmara Municipal estabelece protocolo com Direção-Geral da Administração da Justiça

A Câmara Municipal de Lamego e a Direção-Geral da Administração da Justiça acabam de assinar um acordo de parceria no âmbito da manutenção e preservação das instalações do Tribunal Judicial da Comarca de Lamego.
Com o intuito de dotar o Tribunal Judicial da Comarca de Lamego de um espaço com todas as valências logísticas adequadas à realização dos processos judiciais, a Câmara Municipal de Lamego assinou um protocolo de colaboração com a Direção-Geral da Administração da Justiça para realização de diversas intervenções na infraestrutura do edifício que acolhe o Tribunal.
Esta parceria envolve a realização de várias operações de conservação e manutenção do interior do Tribunal, nomeadamente nas áreas da construção civil, águas sanitárias e esgotos, electricidade assim como a reparação de mobiliário diverso.

Lamego acolheu jornada final do Grande Prémio Douro Internacional

Maurício Moreira (Efapel) sagrou-se como o vencedor do Grande Prémio Douro Internacional que terminou este domingo, ao fim de mais de 500 quilómetros, na cidade de Lamego. O argentino Tomás Contte (Louletano/ Loulé Concelho) triunfou na quinta e última etapa ao ser o primeiro atleta a cruzar a meta colocada na Av. Dr. Alfredo de Sousa, enquanto que Gaspar Gonçalves (Tavfer-Measindot-Mortágua) envergou a Camisola Laranja conquistando a classificação das Metas Volantes. Este ciclista, natural de Lamego, recebeu mesmo a maior ovação da tarde ao subir ao pódio e ser coroado o vencedor desta Classificação.
Apesar da chuva que se fez sentir na ponta final da etapa, o público saiu à rua para aplaudir a caravana e consagrar os vencedores. As grandes decisões da jornada foram feitas numa empolgante chegada ao sprint. Esta competição de ciclismo manteve-se em suspenso até ao último segundo.
O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, faz um balanço muito positivo da participação deste concelho no percurso oficial da prova: “É com incontido orgulho que recebemos na nossa cidade a última jornada da edição de estreia do Grande Prémio Douro Internacional. É um evento que nos permitiu, não só demonstrar a nossa capacidade para acolher grandes eventos, mas também para catapultar, numa fase de desconfinamento, o nosso turismo e a nossa cultura”. 

Município assina adjudicação para construção de passagem inferior sob o Escadório do Santuário dos Remédios

A Câmara Municipal de Lamego assinou, no dia 31 de maio, o contrato de adjudicação referente à construção de uma passagem inferior desnivelada sob o Escadório do Santuário de Nossa Senhora dos Remédios.
A obra, que se iniciará brevemente, tem como principal objectivo retirar os veículos automóveis do centro da cidade e proporcionar uma melhor qualidade de vida aos munícipes. Por outro lado, esta nova passagem inferior permitirá também uma ligação mais rápida à A24 e ao nó de distribuição viária da Praça Dr. Fernando Amaral.
Inserida no âmbito do Programa Operacional Regional do Norte, cuja candidatura foi aprovada em 6 de maio de 2021, num investimento de 2.121.780,00€, esta operação contemplará ainda intervenções nas áreas destinadas aos espaços exteriores adjacentes ao Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, onde se incluem a escadaria e o parque adjacente.

Lamego acolhe meta final de prova inédita de ciclismo

As grandes emoções do ciclismo português regressam a Lamego no próximo domingo, dia 13, com o Grande Prémio Douro Internacional. Esta prova em estreia no calendário velocipédico nacional terminará nesta cidade, após desenrolar-se ao longo de cinco etapas, num percurso difícil com mais de 500 quilómetros. A meta final estará colocada na Av. Dr. Alfredo de Sousa, com a chegada do pelotão prevista acontecer por volta das 15h50.
Na linha de partida do Grande Prémio Douro Internacional vão estar 18 equipas portuguesas, num pelotão formado pelos nove conjuntos de elite nacionais mais as formações de clube sub-23, perspetivando-se por isso uma prova muito disputada por entre as paisagens da região duriense.

Câmara Municipal vai iniciar requalificação da Rua Visconde de Arneirós

A Câmara Municipal de Lamego vai, brevemente, começar com obras de intervenção na Rua Visconde Arneirós, uma importante artéria nas imediações na cidade. Inserida no âmbito do plano de beneficiação da rede viária do concelho, a obra representa um investimento de 1.667.664€.
A Câmara Municipal de Lamego acaba de assinar o contrato de consignação para a requalificação da Rua Visconde de Arneirós, possibilitando, assim, que a intervenção da mesma se inicie num curto espaço de tempo.
Inserida nas imediações da cidade, esta artéria revela-se determinante na circulação automóvel dado que une a Rua 15 de Março com a escola de Hotelaria e Turismo do Douro, um dos principais estabelecimentos de ensino do concelho e um local de grande afluência e movimentação de transeuntes.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.