goo vimeo rss facebook

AVISO: Descargas de águas na barragem de Pretarouca

A Câmara Municipal de Lamego informa que, por motivo de realização de obras no descarregador de cheias da barragem de Pretarouca para instalação de comportas, a empresa "Águas do Norte" está obrigada, por questões operacionais e de segurança, a recorrer a descargas de águas, pela descarga de fundo da barragem, para controlo dos níveis da albufeira.
Esta situação ocorre com maior frequência dada a precipitação que se tem feito sentir nos últimos dias.

Programa de exercício físico ajuda a controlar a diabetes

Hoje é o Dia Mundial da Diabetes. Lamecenses dos 50 aos 80 anos de idade têm aderido em bom número ao programa de exercício físico "Diabetes em Movimento" que o Município de Lamego está a oferecer, em parceria com o ACES Douro Sul, às pessoas que sofrem de diabetes tipo 2. Um dos principais benefícios para a saúde da prática de exercício físico é que melhora a resposta à insulina e é possível controlar com mais eficácia os níveis de açúcar no sangue.
As sessões do programa "Diabetes em Movimento" têm a duração de 90 minutos e decorrem três vezes por semana no Centro Multiusos. São sempre monitorizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros. A participação é gratuita, devendo os interessados solicitar informações junto do médico ou enfermeiro de família.

Sérgio Godinho ao vivo no Teatro Ribeiro Conceição

É o 18º álbum de originais de Sérgio Godinho, e o primeiro desde 2011, no qual desafia vários compositores, como José Mário Branco ou David Fonseca, a colaborar. Depois de ter percorrido as melhores salas de espetáculo do país, a digressão nacional de “Nação Valente”, o novo registo discográfico deste reputado compositor e intérprete português, chega à cidade de Lamego na noite de 23 de novembro para um concerto no Teatro Ribeiro Conceição.
Sucessor do muito elogiado “Mútuo Consentimento”, o novo álbum traz de volta o conforto e a inquietação que Sérgio Godinho tem proporcionado ao público ao longo da sua carreira. Em palco, às canções que compõem o novo disco juntar-se-ão outras, menos recentes, das mais e menos conhecidas, e que por certo vão enriquecer o retrato desta nação valente.
Ainda há bilhetes disponíveis para este espetáculo, por um custo de 18€.

Câmara de Lamego aprova orçamento de 31 milhões para 2020

As Grandes Opções do Plano e Orçamento do Município de Lamego para 2020 foram aprovadas esta manhã, em reunião de câmara, com os votos favoráveis dos eleitos do PS e a abstenção dos eleitos do PSD e da coligação Todos Juntos por Lamego (CDS-PP/PPM), totalizando 31,25 milhões de euros, dos quais 12 milhões respeitam a investimentos com apoio comunitário. A despesa corrente prevista é de 17,5 milhões. "É um orçamento rigoroso levando em conta apenas as receitas suscetíveis de serem arrecadadas. Tem condições para ser executado com exigência e com a colaboração de todos os agentes políticos", afirma o Presidente Ângelo Moura.
No próximo ano, o documento prevê a concretização de vários projetos estruturantes com o objetivo de colmatar carências específicas, mantendo ao mesmo tempo "o rigor e a procura do equilíbrio orçamental". Ao nível do investimento, é assumida como principal prioridade a concretização de intervenções associadas a projetos com financiamento comunitário no âmbito do PEDU e uma comparticipação municipal com financiamento bancário já aprovado: o estabelecimento do Circuito Pedonal do Relógio do Sol (500 mil de investimento), a construção da primeira fase do Parque Urbano de Lamego (4 milhões e 300 mil euros) e a requalificação do espaço público do Bairro de Alvoraçães (600 mil), entre outras.   

Latino Coelho celebra primeiro aniversário após obras de requalificação

A Escola Secundária de Latino Coelho, instituição de educação e formação de referência na cidade de Lamego e escola-sede do Agrupamento de Escolas com o mesmo nome, celebrou esta manhã o seu 139º aniversário. Este ano, a data teve um significado especial pois foi a primeira comemoração realizada após a conclusão das obras de requalificação deste histórico edifício que tiveram por objetivo responder às novas exigências educativas e melhorar a vivência diária de mais de 830 alunos. 
A festa de aniversário juntou toda a comunidade educativa, bem como alguns antigos alunos, e contou com a apresentação de um selo comemorativo desta efeméride, em colaboração com a Filatelia dos CTT de Portugal, concebido a partir de um trabalho concretizado pelos formandos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia. Na intervenção que proferiu no encerramento da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego anunciou que em breve o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, presidirá ao ato oficial de inauguração das obras de modernização desta Escola Secundária, um dos investimentos mais avultados - cerca de 4 milhões de euros - realizados no conjunto dos estabelecimentos de ensino do Norte do país. "Esta instituição marca-nos de forma definitiva e com um sentir muito especial", afirmou Ângelo Moura, enaltecendo depois o trabalho diário desenvolvido por toda a comunidade educativa na defesa e promoção da educação e formação. 

Ângelo Moura no Conselho de Administração da "Águas do Douro Sul"

O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, foi eleito Vogal do Conselho de Administração da associação "Águas do Douro Sul", a nova entidade responsável pela gestão da distribuição da água em baixa e também do saneamento básico de 10 municípios da região. Este órgão será presidido por José Eduardo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, cabendo a presidência da Mesa da Assembleia Geral a Manuel Cordeiro, autarca de São João da Pesqueira.
Recorde-se que a cidade de Lamego acolhe também a sede da nova entidade intermunicipal, criada com o objetivo de explorar e gerir os sistemas públicos de captação, tratamento e distribuição de água e de drenagem e tratamento de águas residuais. Integram a "Águas do Douro Sul", os concelhos de Lamego, Armamar, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca, no distrito de Viseu, bem como o concelho de Vila Nova de Foz Côa, do distrito da Guarda. 

Lamego recebe formação "Treinar e Dirigir em Portugal"

O Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos, em Lamego, recebe no próximo dia 14 de dezembro, uma ação de formação que abordará o contexto legal vigente para quem pretende "Treinar e Dirigir em Portugal". Organizada pela Associação Portuguesa de Direito Desportivo, com o apoio do Município de Lamego, pode ser efetuada pré-reserva, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Dirigida a treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos, esta iniciativa visa, sobretudo, a partilha de conhecimento e o debate em torno de várias temáticas, nomeadamente "A realidade desportiva em Portugal: o contexto legal" e "Os aspetos jurídicos do desenvolvimento desportivo".
Esta ação de formação também permitirá que os treinadores revalidem este ano o Título Profissional de modo a poderem exercer legalmente funções em clubes e coletividades desportivas. O valor da inscrição é de 20€.

Exposição mostra D. Pedro Afonso como referência cultural

A Galeria Solar da Porta dos Figos, no Bairro do Castelo de Lamego, tem patente ao público uma nova exposição dedicada à memória de D. Pedro Afonso, filho de D. Dinis, que escolheu Lalim como local de residência durante mais de trinta anos, apesar de ter sido feito Conde de Barcelos. A exposição "Vida e Obra de Dom Pedro Afonso, Conde de Barcelos e Senhor de Lalim" propõe-se divulgar junto do grande público a importância desta figura histórica que se notabilizou por ter sido "um estudioso, um congregador de saberes e um organizador da escrita". Foi em Lalim que engendrou e realizou a parte mais copiosa da sua obra, nomeadamente o famoso "Livro das Cantigas", tendo-se feito sepultar em S. João de Tarouca.
De entrada livre, esta exposição pode ser apreciada, de segunda a domingo, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 18 horas, até ao próximo dia 23. Circulará depois, em regime de itinerância, pelos estabelecimentos de ensino da região.

Lamego acolhe nova entidade que vai gerir sistemas de água

A cidade de Lamego vai acolher a sede da nova entidade intermunicipal, criada esta semana, com o objetivo de explorar e gerir os sistemas públicos de captação, tratamento e distribuição de água e de drenagem e tratamento de águas residuais. O edifício da antiga Escola Primária Nº1, em frente à Escola Secundária de Latino Coelho, receberá as instalações da associação "Águas do Douro Sul" que passará a ser responsável pela gestão da distribuição da água em baixa e também do saneamento básico de 10 municípios da região.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.