Assembleia Municipal visita serviços municipais e CTOE
A Assembleia Municipal de Lamego efetuou, a 21 de novembro último, um périplo pela cidade de Lamego para visitar diversos serviços do Município, com o objetivo de verificar as suas condições de trabalho e funcionamento.
O Presidente da Assembleia Municipal de Lamego, Ricardo Morgado, considera que a realização da visita de trabalho aos serviços municipais permitirá aos deputados e presidentes de junta de freguesia terem uma visão mais clara e abrangente sobre as competências e o trabalho desenvolvido em prol dos lamecenses. Esta deslocação foi complementada por uma breve apresentação técnica efetuada por cada chefe de divisão da autarquia sobre os respetivos serviços. A sessão extraordinária da Assembleia Municipal foi acompanhada ao longo de todo o dia pelo executivo municipal, liderado por Francisco Lopes.
A Assembleia Municipal aprovou ainda, por unanimidade, dois votos de pesar pelo recente falecimento de Francisco Laranjo, artista plástico e antigo diretor da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto, e de Fernando Lobo do Amaral, antigo Presidente da Delegação de Lamego da Ordem dos Advogados e Medalha de Honra da Ordem dos Advogados. Em seguida, foi cumprido um minuto de silêncio em memória do notável percurso de vida destas personalidades, naturais de Lamego.
A sessão extraordinária da Assembleia Municipal de Lamego que realizou uma visita técnica a diversos serviços do Município terminou com uma deslocação ao Centro de Tropas de Operações Especiais (CTOE), unidade de referência das Forças Armadas que assinala este ano meio século de participação, de forma ininterrupta, em operações de paz e de cooperação no exterior.
Na sua intervenção, o Comandante do CTOE, Coronel António Oliveira, reafirmou a vontade e o empenho de reforçar os laços que unem as duas instituições, no apoio à proteção e ao bem-estar da população.
O Presidente da Assembleia Municipal, Ricardo Morgado, e o Presidente da Câmara Municipal, Francisco Lopes, agradeceram a ligação à comunidade civil consolidada pelo CTOE, durante as últimas décadas, e sublinharam a excelência da formação e do treino operacional desta unidade sedeada em Lamego.
Os deputados e presidentes de junta de freguesia tiveram ainda a oportunidade de admirar a Igreja de Santa Cruz e o novo espaço visitável do CTOE, através do qual é possível vivenciar a História da presença militar em Lamego e as tradições e a cultura organizacional de uma das mais singulares unidades do Exército Português.