goo vimeo rss facebook

Exposição de escultura marca estreia de Serralves em Lamego

O Município de Lamego e a Fundação de Serralves inauguraram a primeira exposição artística ao abrigo do protocolo de cooperação firmado entre as duas instituições que vigorará nos próximos quatro anos. A exposição "Matéria / Ação: Escultura e vídeo dos anos 1960 e 1970" apresenta obras de artistas portugueses e estrangeiros, espalhadas pelos três pisos da Galeria Solar da Porta dos Figos.
Nesta nova exposição, que integra o Programa de Exposições Itinerantes da Coleção de Serralves, os visitantes são convidados a conhecer de perto um conjunto de esculturas das décadas de 1960 e 1970 que permite reconhecer aspetos centrais às práticas artísticas associadas à escultura abstrata britânica, ao minimalismo norte-americano e, sobretudo, ao pós-minimalismo e à arte processual que marcaram este período. As obras escultóricas são apresentadas em diálogo com trabalhos em vídeo, evidenciando pontos de contacto e interferências entre os dois campos de criação.
No ato oficial de inauguração, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Francisco Lopes, e a Presidente do Conselho de Administração da Fundação de Serralves, Ana Pinho, elogiaram a nova parceria que permite que esta autarquia integre o grupo de membros fundadores de Serralves.
Este passo possibilita que, a partir de agora, os lamecenses e as entidades locais tenham um acesso mais alargado e uma maior proximidade à arte, à cultura, às indústrias criativas e às diversas iniciativas de sensibilização ambiental promovidas pela Fundação. “Constitui uma excelente oportunidade para acolhermos exposições e eventos culturais de grande qualidade, com a chancela de Serralves, que de outro modo não poderíamos receber. Além disso, englobará ações de sensibilização ambiental a desenvolver com o nosso Parque Biológico da Serra das Meadas que terão como principais destinatários as nossas crianças e jovens. Acredito que esta nova relação tem tudo para ser um sucesso", destaca Francisco Lopes.
A exposição "Matéria / Ação” estará patente ao público até ao próximo dia 19 de fevereiro, de terça-feira a domingo, das 10 às 18h horas, com interrupção à hora do almoço. A entrada é livre.
Será complementada com atividades do Serviço Educativo da Fundação de Serralves, junto dos serviços do Município de Lamego e da comunidade escolar.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.