Câmara de Lamego alarga rede de ecopontos

O Município de Lamego e a Resinorte reforçaram o sistema de recolha seletiva de resíduos, com a colocação de novos ecopontos no concelho, sobretudo nas freguesias rurais. No total, foram colocados 21 novos equipamentos.
As freguesias do concelho de Lamego abrangidas pelo alargamento da rede de recolha são as seguintes: Britiande, Cambres, Lamego (Almacave e Sé), Penajóia, Penude, Sande, União de Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca, União de Freguesias de Cepões, Meijinhos e Melcões e Vila Nova de Souto d´El Rei.
Constituídos por três contentores individuais, os ecopontos destinam-se a receber diferentes tipos de resíduos de embalagens. Para uma mais fácil identificação do tipo de resíduo que recebem, estão identificados com cores diferentes.

Contentor amarelo
Deve colocar: Plásticos e metais - garrafas, sacos, frascos, copos, pacotes e latas de bebidas e conservas;
Não deve colocar: Embalagens de produtos tóxicos; pilhas, baterias, CD's, DVD's, tachos, baldes, talheres, ferramentas, eletrodomésticos.

Contentor azul
Deve colocar: Papel e cartão;
Não deve colocar: Embalagens de cartão com gordura, papel de cozinha, guardanapos e lenços de papel sujos, papel de alumínio, papel autocolante e plastificado, toalhetes e fraldas.

Contentor verde
Deve colocar: Vidro;
Não deve colocar: loiça de vidro, pirex, cristal, barro, cerâmica, espelhos, janelas, vidraças, vidros de automóveis e lâmpadas.