Investimento de 4 milhões cria novo "pulmão verde" em Lamego
A criação do Parque Urbano de Lamego contempla a construção de diversas infra-estruturas públicas que vão constituir um fator agregador de várias gerações de lamecenses. O projeto prevê a criação de pistas pedonais/ cicláveis, um parque infantil, um anfiteatro ao ar livre, hortas urbanas, um parque de skate, dois polidesportivos, uma bancada para espetáculos e um circuito sénior com aparelhos adaptáveis à terceira idade. Serão ainda criados dois parques de estacionamento, de 62 e 47 lugares, instalações sanitárias e construídas novas pontes pedonais para ligar as margens da ribeira do Coura, para além da requalificação da ponte existente.
A proximidade do futuro Parque Urbano ao centro da cidade faz com que o Município de Lamego considere prioritária a qualificação desta imensa área no sentido de promover a correta articulação urbana entre estes espaços, com o objetivo de potenciar o usufruto do espaço público e a satisfação dos visitantes e dos moradores.
A criação do Parque Urbano de Lamego é um investimento municipal que ascende 3.979.244,22 € (+ IVA), executado no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), cofinanciado em 85% pelo FEDER.