goo vimeo rss facebook

Aviso à População

O Município de Lamego está a acompanhar com a máxima atenção o desenvolvimento da situação associada à greve dos motoristas de pesados de matérias perigosas e à excepcional afluência ao abastecimento de combustível. Face à declaração de situação de alerta para a escassez de combustíveis, decretada pelo governo, a Comissão Municipal de Proteção Civil de Lamego está a acompanhar em permanência, a afluência aos postos de abastecimento do concelho, monitorizando a existência e capacidade de cada um deles. Igualmente se acompanha a manutenção das reservas de emergência previstas na lei e que estão garantidas em cada um dos postos abastecedores, não havendo até ao momento qualquer viatura de emergência (Serviço Municipal de Proteção Civil, PSP, GNR, Bombeiros ou INEM) em situação de inoperacionalidade. Assim sendo, apelamos à calma e à contenção de todos os munícipes no sentido de, com serenidade, efetuarem a gestão dos seus próprios consumos de combustível, cumprindo normas de trânsito e segurança, nomeadamente respeitando filas para abastecimento e no uso, manuseamento e armazenamento deste tipo de produtos.

Quaisquer informações complementares poderão ser obtidas através dos contactos do Serviço Municipal de Proteção Civil - Telf:. 254 095 000.

Queima do Judas - Lalim 2019

lalim
Uma tradição secular, que se realiza na freguesia de Lalim e vai este ano recriar um cenário de um Judas traidor, que fez a maldita negociata e vendeu o seu próprio Mestre, por trinta moedas de prata. A passagem bíblica, onde Judas traiu Cristo e o entregou à morte, vai inspirar mais uma edição da “Queima do Judas de Lalim” que todos os anos junta centenas de pessoas para assistirem à cremação de “figuras” que recordam aquele episódio religioso.

De Lamego para Lamego

face mo
Após a devastação que o ciclone Idai provocou na região da Beira, em Moçambique, o Município de Lamego promove a Campanha de Ajuda Humanitária – de LAMEGO para LAMEGO, em parceria com a Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Lamego, a Cáritas Diocesana de Lamego e o Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes. Esta campanha tem como missão prestar ajuda humanitária à população de uma localidade do Distrito da Beira - Moçambique com a mesma toponímia da nossa cidade - Lamego, sede de um Posto Administrativo com cerca de 17 mil habitantes e que atualmente está completamente devastada. Serão recolhidos géneros e bens de primeira necessidade, tais como alimentos enlatados de validade prolongada mas, também, donativos monetários que reverterão para a reconstrução de equipamentos comunitários, em especial a escola. Ajude a localidade de Lamego - Distrito da Beira - Moçambique, a ultrapassar esta tragédia, aderindo à campanha “de LAMEGO para LAMEGO”.
Milhares de Moçambicanos precisam de ajuda, preste do seu contributo!

PEDITÓRIO
- Nos dias 16, 18, 23 e 30 de abril 2019, campanha de rua, em diversas zonas da cidade de Lamego (Av. Dr. Alfredo de Sousa, Mercado Municipal e Praça do Comércio);
- Recolha de donativos em lojas, superfícies comerciais e serviços públicos aderentes;
 
MOVIMENTO de LAMEGO para LAMEGO
IBAN: PT50 0045 2090 4031 2785 7772 0

RECOLHA ALIMENTAR
-No dia 27 de abril 2019, das 8:30 às 19:30 horas, decorrerá em diferentes superfícies comerciais, recolha de alimentos enlatados, ação coordenada pela Delegação de Lamego da Cruz Vermelha e pela Cáritas Diocesana de Lamego. Pode ainda, fazer o seu donativo diretamente na Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Lamego, no Núcleo de Lamego da Liga dos Combatentes e na Cáritas Diocesana de Lamego.
 
 
Juntos por esta causa "de LAMEGO para LAMEGO".

Inscrições abertas para participar na Feira Medieval

FEIRA MEDIEVAL 2019Os artesãos, os comerciantes e as associações que pretendam participar na edição 2019 da Feira Medieval de Lamego” já podem efetuar a sua inscrição no serviço de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal ou através do seu site oficial: AQUI. Este evento regressa de novo à cidade de Lamego de 7 a 9 de junho e promete atrair, mais uma vez, à zona alta, entre o Castelo, a Praça do Comércio e o Jardim da República, milhares de pessoas que ajudarão a criar um ambiente efervescente e repleto de animação.
Consolidado ao longo dos últimos anos como um dos maiores certames do género realizados no Interior do país, a  será dedicada à memória de D. Afonso Henriques e às lendárias Cortes de Lamego, e incluirá, pela primeira vez este ano, uma Mostra Gastronómica com destaque especial para um dos maiores embaixadores de Lamego: a tradicional bôla. 
A autarquia, entidade organizadora, está a disponibilizar para consulta no seu site o formulário e as condições de participação que os expositores têm de respeitar.

Comemorações 25 de Abril | Dia da Liberdade em Lamego

25 abri

Participe no programa de comemorações do 45º Aniversário da Revolução dos Cravos, organizado pela Assembleia Municipal de Lamego e pela Câmara Municipal de Lamego. Uma celebração composta pela realização de diversas iniciativas de índole institucional, cultural e desportiva que visam manter viva a memória dos ideais de Abril.

Lamego recebeu apresentação do Orçamento Participativo Jovem

op 2019Cerca de trinta jovens, com idades compreendidas entre os 14 e os 30 anos, aceitaram o convite de participar esta terça-feira no Encontro do Orçamento Participativo Jovem Portugal que decorreu na Loja Ponto Já, em Lamego. Alunos e professores do ensino secundário e da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego, colaboradores de empresas particulares, autarcas e dirigentes associativos procuraram obter, através deste encontro, mais informações sobre este processo de participação democrática e debater ideias com outros jovens. 
Segundo o Governo, o Orçamento Participativo Jovem visa contribuir para a melhoria da nossa democracia pela inovação e reforço das formas de participação pública dos cidadãos jovens. Trata-se de uma aposta no seu espírito criativo e no seu potencial empreendedor. 

Lamego recebe Gala de Bailado pela Companhia Jovem de Dança do Porto

No âmbito do 45º Aniversário da Revolução dos Cravos, a Assembleia Municipal de Lamego e a Câmara Municipal de Lamego organizam um programa de comemorações composto pela realização de diversas iniciativas de índole institucional, cultural e desportiva que visam manter viva a memória dos ideais de Abril. Neste sentido, o Teatro Ribeiro Conceição no próximo dia 24 de abril, pelas 21h30, abre portas à dança, com a realização de uma Gala de Bailado que promete uma volta pelo mundo da dança, guiada por excertos de três dos mais incontornáveis bailados de repertório clássico e por uma coreografia original do “Bolero” de Ravel.
A Companhia Jovem de Dança do Porto (re)nasceu em 2018, no seio do Centro de Dança do Porto, uma escola dedicada ao ensino do Ballet Clássico, fundada há 25 anos, e com quem partilha atualmente instalações, corpo docente e direção artística. Em março último, a Companhia regressou aos palcos, com honras de abertura da Gala dos 25 anos do Centro de Dança do Porto, estreando a sua mais recente coreografia no Coliseu do Porto, “Ballet Initius e Finis”, coreografia que apresentará agora em Lamego.
Entrada gratuita, mas sujeita ao levantamento do bilhete no TRC, a partir de 15 de abril.  

Cavalos e mundo agrícola juntos num grande evento

Pelo segundo ano consecutivo, a Câmara Municipal de Lamego junta este ano, num único evento, a organização da Grandiosa Feira de Santa Cruz e da Feira Agrícola de Lamego, com o objetivo de reforçar a projeção destas iniciativas e, com isso, atrair mais público e aficionados pela arte equestre e pelo mundo rural. De 3 a 5 de maio, a maioria das atividades decorre no Largo do Centro Multiusos e no interior desta infaestrutura. "Queremos unir no mesmo evento a modernidade e a tradição para potenciar aquilo que Lamego tem de melhor", explica o Vice-Presidente António Alves da Silva.
O mundo rural promete apresentar, mais uma vez, o seu melhor cabaz de produtos durante a IV Feira Agrícola de Lamego. Com a presença já confirmada de mais de 100 produtores e empresas, reunirá num único espaço os melhores vinhos, azeites, frutas, enchidos, alfaias agrícolas e muitos outros produtos da região do Douro. Do programa de atividades, destaca-se ainda a realização de provas de vinho comentadas e as jornadas técnicas que reúnem no mesmo local profissionais e oradores de prestígio, constituindo um espaço privilegiado de negócios e partilha de experiências. No sábado, a RTP1 também vai transmitir a partir deste local o programa "Aqui Portugal". Sob o lema "Atração ao Centro do Douro", o certame terá entrada livre.
Por outro lado, as populares Corridas de Passo Travado, o Concurso de Salto de Obstáculos, os espetáculos de Equitação Clássica e de Trabalho, os desfiles e passeios de charretes e a Noite de Fados no Teatro Ribeiro Conceição, entre outras atividades, pontificam no programa da Grandiosa Feira de Santa Cruz. Mas, ainda há mais para descobrir e apreciar: a tradicional Feira Anual e o batismo a cavalo para crianças e jovens, na Av. Dr. Alfredo de Sousa. Conhecida popularmente por “3 de Maio”, este certame visa valorizar a arte equestre e promover o convívio e a boa disposição entre os lamecenses e aqueles que certamente nos visitarão.

"Cancioneiro de Lamego" apresentado no Salão Nobre dos Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Lamego continua a apoiar ativamente todas as manifestações culturais existentes no concelho, através, por exemplo, da promoção de um vasto conjunto de ações de divulgação de obras de autoria de personalidades locais e regionais e de livros que se debruçam sobre a realidade sociocultural da nossa região. Neste sentido, o Salão Nobre dos Paços do Concelho foi o palco escolhido para a apresentação pública do livro manuscrito (dos séculos XVII e XVIII) recentemente identificado “Cancioneiro de Lamego”, com cerca de 800 páginas, organizado por Luís Rebello de Carvalho Albergaria. Após esta apresentação, foi aberto um debate, bastante enriquecedor e animado, sobre este tema, moderado por Aurora Simões de Matos, fundadora da Tertúlia Artes e Letras de Lamego.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.