Lamego abre inscrições para Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral 2019

Os alunos do ensino secundário, matriculados no 10º, 11º ou 12º ano em qualquer escola do concelho de Lamego, já podem submeter os seus trabalhos à apreciação do júri do Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral, que este ano devem ser subordinados ao tema “Direitos Humanos em Portugal - perspetiva numa lógica passado-presente” – Entrevista ao Dr. Fernando Amaral. Nesta edição, o valor pecuniário a atribuir ao vencedor do galardão pelo Município de Lamego é de 2500€.
Instituído em honra deste emérito cidadão lamecense e um dos mais notáveis políticos da democracia portuguesa, o Prémio Escolar Dr. Fernando Amaral destina-se a distinguir os textos originais de maior mérito sobre os Valores da Democracia Local, o Estado de Direito e Cidadania ou os Direitos Humanos. Esta distinção pode ser atribuída ex aqueo, mediante reconhecimento do mérito, a mais do que um trabalho.
As candidaturas devem ser entregues até 17 de maio, são individuais e devem ser realizadas em formulário próprio para o efeito disponibilizado pelos Serviços de Apoio à Assembleia Municipal de Lamego ou no sítio da Internet do Município de Lamego. Nestes locais, também podem consultar o respetivo regulamento e as normas complementares que regem a apresentação dos trabalhos.
De periodicidade bienal, a criação deste galardão constitui um tributo permanente dos lamecenses ao exemplo de cidadania e de dedicação à res publica demonstradas em vida por Fernando Amaral que é, para todos, uma referência. A perpetuação da memória e a divulgação do exemplo de dedicação à causa pública que, de forma generosa, sempre guiou a conduta de Fernando Amaral são valores que a Assembleia Municipal de Lamego quer transmitir às gerações futuras.
>| REGULAMENTO >| NORMAS de APRESENTAÇÃO >| FORMULÁRIO de INSCRIÇÃO
Professor, advogado distinto, político exemplar e tribuno eloquente, desempenhou ao longo da sua vida os mais elevados cargos públicos em Portugal e na Europa, nomeadamente a Presidência da Assembleia da República, durante três sessões legislativas, e a vice-presidência da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa. A nível local, foi também o mais distinto dos presidentes da Assembleia Municipal.