goo vimeo rss facebook

ATL - Uma aventura no VERÃO

S

‘Uma aventura no VERÃO’ é um espaço educativo com atividades lúdicas e socioculturais que tem como objetivo complementar o processo educativo e formativo das crianças e jovens, através da participação em diversas atividades. Este projeto irá dinamizar atividades específicas ao desenvolvimento das crianças entre 3 e os 12 anos num ambiente de aceitação.

O Projeto de Atividades de Tempos Livres do Município de Lamego assenta em 4 pressupostos fundamentais para a sua concretização:

INTEGRAÇÃO
de crianças da comunidade educativa, com interesses diferentes, valorizando a igualdade, e ao mesmo tempo promovendo a diferença fomentando a cidadania ativa e um imaginário coletivo.

EXPLORAÇÃO
de atividades culturais, desportivas, artísticas e de lazer, fomentando um desenvolvimento completo e equilibrado.

ENRIQUECIMENTO
através de workshops e experiências para a capacitação científica e fomento do pensamento crítico

INTERAÇÃO
entre participantes, associações e instituições locais


Apresentação
Uma aventura no VERÃO’ pretende proporcionar experiências diversificadas de aprendizagem num contexto lúdico e/ou de superação pessoal, assim como, contribuir para a satisfação das necessidades sociais, a sua promoção e integração.

Objetivos:
• Criar um ambiente propício ao desenvolvimento de cada criança ou jovem, por forma a ser capaz de se situar e expressar num clima de compreensão, respeito e aceitação de cada um;
• Colaborar na socialização de cada criança ou jovem, através da participação na vida em grupo;
• Favorecer a inter-relação família/escola/comunidade/estabelecimento, em ordem a uma valorização, aproveitamento e rentabilização de todos os recursos do meio;
• Proporcionar atividades integradas num projeto de animação sociocultural, em que as crianças possam escolher e participar voluntariamente, considerando as características dos grupos e tendo como base o maior respeito pela pessoa;
• Melhorar a situação socioeducativa e a qualidade de vida das crianças;
• Maximizar as potencialidades que as crianças e jovens apresentam;
• Promover a autoestima e desenvolver o espírito de iniciativa, a capacidade crítica e criativa, espírito de solidariedade, tolerância, responsabilidade e organização;
• Ocupação dos tempos livres;
• Criar hábitos de vida saudáveis;
• Fomentar a cooperação e o trabalho de equipa;
• Reforçar os laços de amizade e de intercâmbio;
• Desenvolver a autonomia e a criatividade.

As crianças participantes serão agrupadas para a criação de Tribos.
Cada Tribo irá participar em diversas atividades culturais, desportivas, artísticas, de lazer e de conhecimento, de acordo com a planificação semanal.


Atividades
de exploração em diversas temáticas:

CULTURA
As atividades culturais são importantes meios de incentivo para aumentar o interesse e a criatividade das crianças, reconhecendo o património cultural rico que Lamego oferece.

DESPORTO
A atividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a saúde e bem-estar, estimulando a aprendizagem e o desenvolvimento de capacidades mentais e sociais.

ARTE
A arte é uma importante ferramenta de educação, pois estimula o desenvolvimento das crianças, estas atividades lúdicas são essenciais para se expressarem e se valorizarem.

LAZER
As atividades de lazer enquanto forma de diversão, descanso ou desenvolvimento que podem trazer inúmeros benefícios, não só para saúde física, como para sua saúde mental e psicológica.

CONHECIMENTO
As atividades individuais e em grupo podem propiciar uma troca de conhecimento em que as crianças são construtoras autónomas e ativas.

Estas atividades estão em constante atualização, pelo que podem surgir novas ou serem excluídas atividades durante o período de realização das atividades de Tempos Livres. A duração de cada atividade vai ser estabelecida em calendarização semanal a divulgar.


Tribos
Cada Tribo terá entre 10 e 20 membros, com um mínimo de 35% de membros de um género, podendo, no entanto, variar o número de constituintes da Tribo.
Cada Tribo terá um conjunto de objetivos a cumprir.
Os pressupostos de constituição da Tribo, são:

i. Criar um nome para a Tribo

ii. Criar um símbolo

iii. Criar um lema

iv. Criar uma mascote

v. Eleger o líder

vi. Definir Objetivos para a Tribo

vii. Criar e dinamizar um perfil de TikTok

viii. Criar um beat


Inscrições

Os participantes devem fazer uma inscrição através do formulário online disponibilizado em:
https://forms.gle/i45rauegf2NMzNgz8 partir de 23 de junho de 2022.

AS INSCRIÇÕES ESTÃO LIMITADAS A 200 PARTICIPANTES POR SEMANA.

Os participantes poderão inscrever-se semanalmente, podendo estar incluídos na mesma Tribo ou numa Tribo diferente. Todos os dados serão recolhidos e tratados no âmbito deste projeto e não serão partilhados com entidades não relacionadas com o mesmo, seguindo a organização as normas de proteção de dados pessoais.

A inscrição pressupõe o pagamento de um valor de 20€  por cada semana de atividades. Este pagamento deve ser efetuado na  receção do Centro Escolar de Lamego Nº1 ou Nº2. O pagamento inicia-se no mês seguinte de frequência da criança e deve ser efetuado  a partir do dia 9 até ao final do mês. O atraso na liquidação do valor em dívida implica um acréscimo de juros, de acordo com a taxa em vigor no Município de Lamego.


Parcerias

As parcerias são fundamentais e imprescindíveis para potenciar o desenvolvimento desta aventura.
Os parceiros trabalham em sintonia procurando atingir um objetivo comum: o enriquecimento das Atividades de Tempos Livres “Uma aventura no Verão”.
- Andebol Clube de Lamego – Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de Lamego – Biblioteca Municipal – Polícia de Segurança Pública – Guarda Nacional Republicana – Quinto Império . Escola de Música – Escoteiros de Portugal . Grupo 49 . Lamego


Instalações, Equipamento, Transporte

As instalações onde irão decorrer as atividades podem ter natureza diversificada, nomeadamente:
• Serem cedidas pelos parceiros que desenvolvem as atividades nas suas próprias instalações;
• Serem cedidas por outras entidades, nomeadamente Câmara Municipal de Lamego
• Serão estas: pavilhões, parques, escolas, espaços públicos fechados ou ar livre, dependendo da natureza e âmbito de cada atividade.
• As instalações onde decorrerão cada uma das atividades serão anunciadas, aquando da publicitação da lista de atividades.
• A localização das atividades pode ser alterada, sendo anunciado previamente.
• Cada Tribo e respetivos participantes devem respeitar as regras e normas de cada uma das instalações.
• Os participantes não necessitam de equipamento para as atividades desportivas/culturais, apenas têm que trazer roupa confortável e adequada a cada atividade.
O transporte no decorrer das atividades são da responsabilidade do Município.

 Junta-te à aventura!


 125

123124


26

 

123124
25L

123124

 inscriç

 

 

NORMAS cml new

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.