goo vimeo rss facebook

Notícias

Espírito de Natal já brilha na cidade de Lamego

O espírito de Natal já impera em Lamego. Desde sábado à noite, a iluminação de Natal tinge esta cidade de verdadeiro espírito natalício. As iluminações de rua vão a partir de agora embelezar, durante esta quadra festiva, algumas das principais avenidas e ruas da cidade, em particular a Av. Dr. Alfredo de Sousa que acolhe o tradicional "Mercado de Natal", onde o público pode encontrar inúmeras propostas de produtos bem portugueses que constituem ótimas sugestões de presentes. O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, visitou este certame no dia de abertura e dialogou com todos os expositores. "ONatal é tempo de celebração. Em cada recanto deste Município, a magia, aalegria e a solidariedade contagiam o coração de todos os Lamecenses", afirmou.
Em contagem decrescente para a noite mais aguardada do ano, as associações de escuteiros, o Centro Infantil "Mãe Admirável" e o Parque Biológico da Serra das Meadas também decoraram algumas rotundas da cidade para dar um brilho muito especial a estes espaços. O resultado final é muito bonito e merece ser visitado.Deslumbre-se e viva esta quadra com grande intensidade.

Município abre concurso para exploração da cafetaria do TRC

O Município de Lamego pretende adjudicar o direito de exploração da cafetaria do Teatro Ribeiro Conceição, situado no Largo de Camões, por um período de cinco anos. Este espaço é constituído por uma área coberta de 99,45 m2 e por uma área descoberta de 48,00 m2, destinada a esplanada. O valor base proposto para a prestação mensal não pode ser inferior a 750€. Os interessados podem consultar o respetivo caderno de encargos no Gabinete de Atendimento deste Município, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.

Município de Lamego condenado ao pagamento de mais de 900 mil euros

O Município de Lamego foi condenado, após decisão definitiva do Supremo Tribunal Administrativo, ao pagamento de mais de 900 mil euros, na sequência da celebração de um contrato de factoring, no âmbito da empreitada de construção do Centro Multiusos de Lamego, com a sociedade “Lamego Renova SA”. Esta decisão "aprofunda ainda mais as dificuldades financeiras sentidas por esta autarquia e torna mais difícil a concretização de importantes investimentos no concelho que já estavam devidamente calendarizados", lamenta o Presidente Ângelo Moura. "É mais uma catástrofe e constitui um incontornável obstáculo para continuarmos o caminho que nos conduza a uma Câmara de boas contas, responsável e de confiança", explica.

Pintura de Joseph Vernet enriquece acervo do Museu de Lamego

A partir de hoje, um óleo sobre tela, atribuído a Claude-Joseph Vernet, um dos mais interessantes paisagistas franceses do século XVIII, passa a enriquecer o núcleo de pintura estrangeira do Museu de Lamego. A integração da obra "Vista de Spoleto" no percurso expositivo desta instituição concretiza-se no âmbito da iniciativa do "Novo Banco Cultura" de disponibilizar ao público o seu património artístico e cultural, através de parcerias com museus.
A cerimónia de assinatura do protocolo de cedência celebrado entre esta instituição bancária e a Direção Regional de Cultura do Norte foi presidida pela secretária de Estado Adjunta e do Património Cultural, Ângela Ferreira, que referiu que é intenção do governo "tornar a arte cada vez mais visível e visitável". Presente neste ato oficial, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, congratulou-se com a dinâmica cultural evidenciada pelo Museu de Lamego e afirmou que esta ação vai valorizar ainda mais o seu acervo, "que já ombreia com muitos museus nacionais". No discurso que proferiu durante a cerimónia, elogiou ainda a função social do Novo Banco de preservar, promover e partilhar com a sociedade portuguesa o seu relevante património artístico e afirmou que constitui uma oportunidade de fomentar o diálogo com a comunidade. 

Congresso mundial debate Direitos Humanos

A cidade de Lamego vai acolher, durante quatro dias, de 15 a 18 de janeiro, a segunda edição de um importante encontro académico internacional que quer refletir e debater a temática dos direitos humanos, "fomentando novas construções de ideias e o desenvolvimento científico a partir de uma perspetiva multidisciplinar". Professores, pesquisadores, estudantes, bem como membros da sociedade civil interessados nesta área, vão participar no "II Congresso Global de Direitos Humanos: A defesa da Democracia e do Estado Constitucional: os desafios das organizações e da sociedade civil na contemporaneidade".

"Diálogos com o Património" querem valorizar herança cultural

O Município de Lamego, em parceria com a Rede de Bibliotecas, continua a promover até ao final do ano a iniciativa "Diálogos com o Património Cultural Lamecense" com o objetivo de valorizar o precioso e vasto património cultural da cidade e contribuir, com esta ação pedagógica, para reforçar o sentimento de pertença a esta terra.
As intervenções sobre a importância e a valorização do património arquitetónico legado pelos lamecenses estão a cargo de investigadores, historiadores e responsáveis de diversas instituições que dialogam com o público nas bibliotecas do concelho, tidas como baluartes da defesa da herança cultural local. A iniciativa continua esta quarta-feira com a intervenção de José Pessoa, no Agrupamento de Escolas da Sé, sobre "Fotógrafos e fotografia de Lamego".  
A inscrição nas sessões do ciclo "Diálogos com o Património Cultural Lamecense" é gratuita e obrigatória, sendo limitadas à capacidade dos espaços. Mais informação em: biblioteca.cm-lamego.pt.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.