goo vimeo rss facebook

Notícias

Horário dos cemitérios de Lamego regressa ao normal

A Câmara Municipal de Lamego restabeleceu o horário normal de funcionamento dos cemitérios da cidade de Lamego (Cruz Alta e Santa Cruz), de modo a permitir que as pessoas possam visitar os seus entes queridos já falecidos. O alargamento do horário de funcionamento - de segunda a domingo, entre as 9h e as 17 horas - atende à situação estável da pandemia por COVID-19 no concelho de Lamego. Esta decisão pode ser revista a qualquer momento, caso a evolução epidémica assim o aconselhe ou determine.
Para acesso ou permanência nestes locais continua a ser obrigatório o uso de máscara de proteção para segurança dos profissionais e dos visitantes. A juntar a isto, devem ser respeitadas as regras de organização dos espaços, nomeadamente no que diz respeito à lotação e distanciamento físico, de acordo com as orientações da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Peddy Paper explorou cidadania e património local

O Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar do Município de Lamego - "Lamego Educa" - promoveu esta semana o "II Peddy Paper Cidadania e Património Local", uma prova pedestre de orientação participada por 45 crianças do 1º ciclo dos agrupamentos de escolas da Sé e Latino Coelho.
Acompanhados por dois orientadores, os mais pequenos puderam recorrer, nesta segunda edição, às novas tecnologias, através da exploração de Realidade Aumentada. Durante esta aventura, foram desafiados a explorar cinco locais de elevada relevância no contexto histórico e cultural da região: a Sé Catedral, o Museu de Lamego, o Castelo, a Igreja de Almacave e os Paços do Concelho. Os objetivos pedagógicos desta ação abrangeram o desenvolvimento de diversas vertentes: aquisição de conhecimento, atividade física, raciocínio lógico, construção de estratégias, trabalho em equipa e capacidade cognitiva. Em cada ponto do itinerário tiveram ainda acesso a uma infografia, através da utilização da plataforma "Lamecus Educa", respondendo depois ao QUIZ.

CIMI apresenta Rituais de Inverno com Máscaras

Numa colaboração entre o Município de Lamego e o Museu do Abade de Baçal, o Centro Interpretativo da Máscara Ibérica (CIMI), em Lazarim, apresenta agora uma nova exposição: “Rituais de Inverno com Máscaras”.
Coordenada por Benjamim Pereira, esta mostra apresenta o resultado de um trabalho de pesquisa, levado a cabo nos primeiros anos do século XXI, ao nível de um levantamento fotográfico e no que respeita a uma coleção de máscaras e trajes utilizados nos rituais de inverno no nordeste transmontano. A nova exposição abarca diferentes festividades deste território que apresentam um caráter vincadamente social e lúdico e aquelas que o articulam com uma natureza marcadamente religiosa. É ainda apresentado um documentário com o mesmo título, da autoria de Catarina Alves Costa e Catarina Mourão.
Patente ao público a partir de hoje, dia 31, e até 1 de novembro, a exposição “Rituais de Inverno com Máscaras” concretiza um projeto acarinhado pelo Instituto dos Museus e da Conservação, visando a divulgação do Ciclo Festivo de Inverno no Nordeste Transmontano.
De entrada livre, o CIMI está aberto de terça a domingo, das 10h às 17 horas.

Espaços Cidadão em Britiande e Cambres oferecem novos serviços

As freguesias de Britiande e Cambres, no concelho de Lamego, já estão dotadas de Espaços Cidadão. Os novos balcões de atendimento disponibilizam um conjunto amplo de serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de interesse público. Aqui é possível, por exemplo, renovar o Cartão de Cidadão e a Carta de Condução, marcar uma consulta no Serviço Nacional de Saúde ou resolver assuntos relacionados com a segurança social, evitando-se deste modo deslocações à cidade de Lamego. "Estes serviços são instrumentos de excelência e representam uma ótica de proximidade com as nossas populações, dando uma resposta pronta às suas solicitações", sublinhou o Presidente da Câmara Municipal de Lamego no final da visita de trabalho que efetuou aos locais. Os novos Espaços Cidadão resultam de um protocolo celebrado entre a autarquia, as juntas de freguesia e a Agência para a Modernização Administrativa. Ângelo Moura garantiu ainda que em breve também entrará em funcionamento um Espaço Cidadão na sede da junta de freguesia de Vila Nova de Souto d' El Rei.
A criação dos novos balcões integra o programa NORTE 2020 e insere-se no projeto D2GOV de Modernização e Tecnologias de Informação e Comunicação, correspondente a um investimento total de 257 mil euros, financiado em 85%.

AVISO: Interrupção da circulação automóvel na estrada da Curvaceira

A Câmara Municipal de Lamego informa que, devido à realização das obras da empreitada de recolha, transporte e tratamento de águas residuais na freguesia da Penajóia, será interrompida a circulação automóvel na EM537, Lugar da Curvaceira, de 28 de julho a 13 de agosto. Os trabalhos vão decorrer em quatro fases distintas, entre as 8h e as 17 horas, ficando sempre que possível a estrada em condições transitáveis no restante horário.
Durante este período, os automobilistas devem respeitar a sinalização temporária existente no local e os condicionalismos apresentados pelas autoridades competentes.
A Câmara Municipal de Lamego apela à compreensão de todos por eventuais incómodos causados aos automobilistas.

Jornadas Lamego Educa partilhou projetos de sucesso

Mais de 300 pessoas assistiram, por videoconferência, às "I Jornadas Lamego Educa" que o Município de Lamego promoveu com o objetivo de partilhar a apresentação de projetos sociais e educativos de sucesso e estimular a reflexão sobre temáticas ligadas à cidadania e à promoção do sucesso escolar. "A escola difícil e exigente é aquela que traz todos para a aprendizagem. Este trabalho é a materialização concreta do que é a escola democrática. Queremos que seja um elevador social, através da aprendizagem", defendeu João Costa, secretário de Estado Adjunto e da Educação, durante a Sessão de Abertura do encontro.
Divididas em três painéis distintos, as "I Jornadas Lamego Educa" constituíram uma oportunidade única para a comunidade educativa escutar da parte de investigadores e dirigentes do setor de que forma as aprendizagens essenciais ao longo da vida confluem para a formação de indivíduos participativos, iniciando o caminho do exercício da cidadania. Neste contexto, Ana Catarina Rocha, Vereadora da Educação da Câmara de Lamego, sublinhou durante a sua intervenção a importância do projeto municipal "Lamego Educa", financiado pelo NORTE 2020. Cabe a este programa a tarefa de prevenir e reduzir o abandono escolar precoce, bem como promover a melhoria do sucesso educativo, através da criação de condições de acesso a uma educação de qualidade. "No atual contexto de pandemia, algumas famílias não dispunham de meios digitais para uma efetiva comunicação com a escola. O Município de Lamego implementou uma estrutura de comunicação dedicada entre escola-família, garantindo a entrega de material pedagógico, para que todos continuem o seu percurso educativo", destaca.
Os interessados podem rever as "Jornadas Lamego Educa" AQUI

 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.