goo vimeo rss facebook

Câmara Municipal homenageia D. António Francisco dos Santos

A Câmara Municipal de Lamego vai realizar uma cerimónia de tributo a D. António Francisco dos Santos, antigo bispo do Porto. Tendo passado parte da sua vida eclesiástica em Lamego, o patriarca era uma figura muito admirada pela população lamecense . A cerimónia será transmitida em direto na página de facebook da Câmara Municipal de Lamego.
No próximo dia 19 de março (6ª feira), o município de Lamego vai prestar uma homenagem a D. António Francisco dos Santos, data em que se assinala o 16º aniversário da sua ordenação episcopal. Falecido a 11 de Setembro de 2017, o antigo bispo do Porto conhecido pela sua cultura, bondade e tranquilidade será homenageado numa cerimónia que se iniciará com o descerrar de uma placa evocativa, localizada na rotunda do Centro Escolar de Lamego Nº 1, com a inscrição de uma frase da sua autoria: “Os pobres não podem esperar”.
A cerimónia de homenagem prosseguirá no auditório do Centro Escolar, com a presença do presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, e com a projecção de vários testemunhos gravados enviados por autoridades eclesiásticas e outras entidades da vida pública.

Futuramente, será edificada na rotunda do Centro Escolar de Lamego uma escultura de D. António Francisco dos Santos, numa criação do renomado artista plástico lamecense Francisco Laranjo.
Para o presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, «trata-se de uma homenagem mais que justa e merecida. O bispo D. António Francisco dos Santos sempre foi muito querido e estimado na nossa comunidade, merecendo todo o nosso respeito e agradecimento pelo trabalho social desenvolvido. Estará para sempre ligado a Lamego. Esta celebração é uma forma, não só de reconhecimento, mas também de asseverar que nunca será esquecido.» 
Nascido em 1948 em Tendais, concelho de Cinfães, o pontífice frequentou os seminários de Resende e de Lamego (onde concluiu o Curso Superior de Teologia), tendo sido ordenado padre em 1972. Tornou-se bispo em 2005, na Sé de Lamego, tendo sido distinguido, nesse mesmo ano, com a Medalha de Ouro da Cidade de Lamego, a mais alta distinção concedida pelo município. D. António Francisco dos Santos sucedeu a D. Manuel Clemente na liderança da diocese do Porto, em fevereiro de 2014, tendo anteriormente passado pela arquidiocese de Braga, como bispo auxiliar, e pela diocese de Aveiro, como bispo titular.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601
Comunicação de Avarias
  • Serviço de Águas - 254 609 609

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.