goo vimeo rss facebook

COVID-19: Mensagem do Presidente da Assembleia Municipal

j lourJá antes da declaração da OMS de pandemia do Covid-19, o Senhor Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Sr. Dr. Ângelo Moura, demonstrava preocupação nas medidas preventivas a tomar para a área territorial do concelho. Em articulação com a minha pessoa, colaborou na antecipação da sessão extraordinária da Assembleia Municipal, colocando à disposição dos Senhores Deputados Municipais todos os meios de precaução para além do acompanhamento dos responsáveis da Protecção Civil Municipal.
De então para cá, o Senhor Presidente, antecipando acontecimentos, cedo colocou em prática o plano de contingência municipal e indo mais além do que a DGS e o MS ditavam como medidas preventivas.
Tudo de uma forma discreta, sóbria, mas eficaz. Apenas veiculava pelos meios disponíveis de comunicação todas as acções tomadas, privilegiando o multiplicativo da partilha. 

Numa fase inicial, reuníamos no seu gabinete para fazermos o ponto da situação, mas logo dava conta que que toda a sua 'agenda' era focalizada no bem-estar dos Lamecenses, através do contacto permanente com as entidades de Saúde locais e com a Protecção Civil Municipal.
Também cedo partiu para a informação dos cidadãos para o recolhimento profiláctico e outros procedimentos para prevenir contágios, ainda antes da curva ascendente de propagação do vírus.
Eu recolhi-me voluntariamente à quarentena doméstica. Ele, no seu 'posto de combate'. Todos os dias.
Regularmente, por telefone, fazemos partilha de informações e fui tomando conhecimento da implementação de medidas mais draconianas, para bem dos cidadãos, activando o plano de alerta municipal, envolvendo a Comissão de Protecção Civil Municipal.
Sem alarmismos e de forma serena, o Senhor Presidente tem feito tudo para prevenir e ainda mais para prevenir a propagação e contaminação.
Existem 3 áreas de actuação na priorização de preocupações: os Lares de Idosos (tudo contido), as empresas de maior dimensão (cumpridas todas as regras) e o regresso dos emigrantes ( contributo das Forças policiais e das Juntas de Freguesia).
Dito tudo isto, o Presidente da Assembleia Municipal de Lamego está ao lado do Senhor Presidente da Câmara Municipal no apoio incondicional às medidas por si tomadas, muitas delas bem difíceis.
O que possa a vir a acontecer na área do concelho - casos de infecção - será uma infortunada inevitabilidade, fruto da constante deslocação e deslocalização de pessoas, da globalização de comportamentos evitáveis e, há que dizê-lo, pela irresponsabilidade de alguns.
Nestes tempos demoníacos, há que manter a serenidade e unidade. Os partidos políticos, essenciais para o funcionamento da Democracia, também devem fazer quarentena profilática, e unir esforços e energias para o Bem Comum, numa comunhão de partilha e entre-ajuda. A hora é de sensibilidade.
Como diz o Grande Eça de Queirós, "Os diletantes são-no geralmente de ideias ou de emoções - porque para compreender todas as ideias ou sentir todas as emoções basta exercer o pensamento ou exercer o sentimento, e todos nós, mortais, podemos, sem que nenhum obstáculo nos coarcte, mover-nos liberrimamente nos ilimitados campos do raciocínio ou da sensibilidade.“
Um enorme agradecimento a todos os que estão na linha da frente de crise, a velar por todos nós, correndo os riscos de contágio.

#UnidosVenceremos
#FiquemEmCasa

Lamego, 27 de Março de 2020 (curioso,data que estava marcada a sessão extraordinária da AM e que foi antecipada; seria realizada?)

O Presidente da Assembleia Municipal de Lamego
José Rodrigues Lourenço

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.