goo vimeo rss facebook

Patronato Álvares Pereira reflete sobre o futuro em ano de centenário

A 20 de janeiro de 1920, após "uma análise profunda sobre a problemática da educação em Portugal por diversas individualidades de Lamego, uniram-se vontades e juntaram-se esforços para ajudar no combate nacional contra o analfabetismo", criando a Associação de Proteção à Juventude Pobre de Lamego, uma escola dirigida aos rapazes mais desfavorecidos, dando origem ao Patronato Nuno Álvares Pereira. Ao longo do último século, foram muitos os alunos que aprenderam aqui as primeiras letras e, acima de tudo, "incorporaram os princípios e valores que foram sempre o baluarte da instituição".
Nos próximos meses, é celebrado o centenário do Patronato Nuno Álvares Pereira, com a realização de um programa diversificado de iniciativas de índole institucional, cultural e social. A Sessão Solene de Comemoração deste Centenário decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho, este sábado à tarde, para marcar o arranque oficial das comemorações. "Sublinho o percurso de 100 anos desta instituição que cumpriu a sua missão com orgulho e vaidade, patente em todos aqueles que passaram por lá. É preciso que o Patronato se mantenha com os mesmos valores, mas será necessário encontrar um novo caminho. Por parte da Câmara Municipal de Lamego, terá todo o apoio e respeito", garantiu o Presidente Ângelo Moura. Durante a sua intervenção, Alberto Almeida, Presidente da Direção, também sublinhou os desafios que se colocam no futuro: "Será um ano de festa e de celebração, mas também uma oportunidade para o Patronato refletir sobre si próprio, relembrar o seu papel na sociedade e criar as estratégias para o futuro, numa lógica de renovação, embora não perdendo nunca de vista a sua matriz identitária".

Durante o ato solene, foram também homenageados, todos aqueles que, no passado, se entregaram de alma e coração a esta obra que "enobrece a cidade, dignifica os seus agentes e reconhece e é reconhecida por todos os alunos", em particular a Irmã Alda e o Monsenhor Aníbal. Poucas horas depois, o Teatro Ribeiro Conceição foi palco de uma Gala de Beneficência com a realização de um concerto intimista e emotivo pela voz da cantora Bárbara Tinoco. Este espetáculo contou com as intervenções, entre outras, do secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo. 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.