goo vimeo rss facebook

Lamego símbolo mundial da defesa dos Direitos Humanos

page dhA cidade de Lamego hasteou bem alto, ao longo de quatro dias, a bandeira da defesa e da promoção dos Direitos Humanos, num momento em que os equilíbrios do mundo são abalados por várias incertezas, intolerâncias e ataques aos alicerces dos sistemas democráticos que põem em causa as liberdades e garantias que, até há pouco tempo, eram tidas como duradouras e inabaláveis. Vindos de diversas partes do mundo, cerca de 70 oradores, estimularam o diálogo, despertaram a produção de conhecimento e incentivaram a partilha de reflexões e experiências, ligadas àquela temática, durante o "II Congresso Global de Direitos Humanos”.
Presente na Sessão de Encerramento, a secretária de Estado das Comunidades Portuguesas, Berta Nunes, elogiou a organização em Lamego deste importante evento: "Não é muito comum a realização de encontros deste nível, fora das cidades de Lisboa e do Porto", apresentando logo em seguida as políticas sociais que o Governo está a implementar de modo a defender a dignidade das pessoas e as políticas de integração, para as quais espera a colaboração ativa das autarquias. Ao seu lado, Ângelo Moura, Presidente da Câmara Municipal, sublinhou que "é uma honra para Lamego estar no centro destas temáticas", acrescentando depois que os Direitos Humanos são hoje um "património mundial” e que todos os cidadãos estão convocados para a sua defesa.

A cidade de Lamego tornou-se assim, mais uma vez, um símbolo mundial da promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável. O Teatro Ribeiro Conceição foi o ponto de encontro de muitos reitores e professores universitários, magistrados do Ministério Público e juízes de Portugal, Espanha e Brasil, entre outros países, interessados nesta temática tão pertinente e atual. Os trabalhos foram divididos em doze sessões temáticas, devido à amplitude da discussão se alastrar a vários domínios da sociedade e, por isso, para além do TRC, também se desenrolaram na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Lamego. Recorde-se que a sessão de abertura do congresso contou com a presença, entre outras personalidades, da secretária de Estado para a Integração e as Migrações, Cláudia Pereira. A realização de uma Conferência Inaugural, proferida por D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego, marcou o início do evento.
Organizada pela professora de Direito da Universidade Federal do Maranhão, Maria da Glória Aquino, por João Paulo Bichão, magistrado do Ministério Público Português, e por Laís Locatelli, advogada vinculada à Ordem dos Advogados do Brasil, a segunda edição do "Congresso Global de Direitos Humanos", contou com o apoio, entre outras instituições, do Município de Lamego.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.