goo vimeo rss facebook

António Costa inaugura investimento de milhões na Latino Coelho

pageO primeiro-ministro António Costa inaugurou esta segunda-feira as obras de requalificação e modernização da Escola Secundária de Latino Coelho, em Lamego, após a concretização de um investimento de cerca de quatro milhões de euros, financiado em 85% por fundos comunitários. A Câmara Municipal de Lamego concretizou o projeto que visa responder às novas exigências educativas de mais de 830 alunos, investindo 300 mil euros. "Hoje é um dia de festa e um momento muito especial. Culmina um esforço muito grande em que houve a necessidade de compatibilizar a realização normal do período de aulas e das obras, não havendo ainda nenhum desvio orçamental a registar", sublinhou o Presidente Ângelo Moura.
Durante a visita à Escola Secundária de Latino Coelho, António Costa foi acompanhado pelo ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, por mais quatro secretários de Estado, e pelo diretor do Agrupamento de Escolas Latino Coelho, José António Rocha, durante a qual teve a oportunidade de ver o "novo rosto" do edifício escolar que acolheu as primeiras aulas em janeiro de 1937. A intervenção solucionou, em definitivo, os problemas básicos que esta infraestrutura apresentava e que resultaram do facto de não terem ocorrido, ao longo de muitos anos, intervenções relevantes que visassem a sua modernização. O projeto e a empreitada foram da responsabilidade do Município de Lamego que foi o dono da obra.
António Costa defendeu que o investimento na educação é uma prioridade deste Governo, para que Portugal não volte a acumular um défice estrutural nesta área. "O maior défice estrutural que o país tem, aquele que acumulou durante séculos, aquele que durante séculos nos fez ficar para trás, foi mesmo o desinvestimento na educação. É estratégico para o presente e é sobretudo estratégico para o futuro", afirmou. 
No discurso que proferiu após o descerramento da placa que assinala esta inauguração, Ângelo Moura sublinhou que "a educação é uma prioridade" do Município de Lamego: "Permite criar as melhores condições para facilitar o conhecimento e apetrechar os jovens de novas competências e capacidades. Esta área é um motor essencial para a construção de cidadania e de alunos livres e bem-formados, com capacidade de afirmação". Na presença do primeiro-ministro, também referiu a necessidade de serem concretizados mais investimentos estruturantes na região, por exemplo nas áreas da mobilidade, da saúde e do abastecimento de água para o setor agrícola, e na necessidade de reforçar a aposta na valorização dos produtos endógenos.
Em concreto, os trabalhos na Escola Secundária de Latino Coelho abrangeram a intervenção total da cobertura de todos os edifícios, com a colocação por exemplo de isolamento térmico e de um novo sistema de caleiras, a substituição integral das caixilharias, a instalação de novas redes de águas pluviais e residuais, a requalificação da rede elétrica substituindo as luminárias por leds, a criação de um elevador no exterior e a remodelação do piso e do sistema de aquecimento. Além disso, também foi colocado piso sintético no campo de futebol para a realização de atividades desportivas e requalificada a envolvente exterior. 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.