goo vimeo rss facebook

Lamego mostra a excelência da arquitetura no Douro

premio arquiHá um Douro criativo, atual e produtivo. Um novo Douro, para além dos socalcos e do rio, aberto ao mundo, que pode agora ser descoberto na coletânea fotográfica "Prémio Arquitetura do Douro 2019", patente ao público na Galeria de Arte do Solar da Porta dos Figos. A Adega da Quinta da Touriga, o Museu da Vila Velha, o Armazém da Quinta do Portal, o Museu do Côa e o Centro de Alto Rendimento do Pocinho, assinados por nomes como Belém Lima e Siza Vieira, ganham destaque na exposição. Para além dos cinco vencedores, este olhar retrospetivo estende-se também às menções honrosas, incluindo a remodelação da Casa do Poço, em Lamego, da autoria de Manuel Botelho.
Presente no ato de inauguração desta mostra, o Vice-Presidente António Alves da Silva afirmou que é intenção firme da Câmara Municipal de Lamego continuar a apoiar a recuperação e valorização do património arquitetónico local, revelando que em breve está prevista a reabilitação da Torre dos Figos e da Casa do Horto, no Bairro do Castelo. 

Ao Prémio Arquitetura do Douro podem concorrer intervenções de construção, conservação ou reabilitação de edifícios ou conjuntos arquitetónicos, bem como intervenções de desenho urbano em espaço público. Recorde-se que António Belém Lima, é o autor do projeto de arquitetura de reabilitação e adaptação do Solar da Porta dos Figos, um edifício medieval, situado na rua do Castelinho, anteriormente bastante degradado, que acolhe agora esta exposição. Este arquiteto venceu em 2008 o Prémio Arquitetura do Douro, promovido pela CCDR-N, com o projeto do Museu da Vila Velha, em Vila Real.
Com curadoria de Manuela Matos Monteiro e João Lafuente, esta coletânea fotográfica está patente ao público, de segunda a domingo. A entrada é livre.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.