goo vimeo rss facebook

Exposição mostra D. Pedro Afonso como referência cultural

A Galeria Solar da Porta dos Figos, no Bairro do Castelo de Lamego, tem patente ao público uma nova exposição dedicada à memória de D. Pedro Afonso, filho de D. Dinis, que escolheu Lalim como local de residência durante mais de trinta anos, apesar de ter sido feito Conde de Barcelos. A exposição "Vida e Obra de Dom Pedro Afonso, Conde de Barcelos e Senhor de Lalim" propõe-se divulgar junto do grande público a importância desta figura histórica que se notabilizou por ter sido "um estudioso, um congregador de saberes e um organizador da escrita". Foi em Lalim que engendrou e realizou a parte mais copiosa da sua obra, nomeadamente o famoso "Livro das Cantigas", tendo-se feito sepultar em S. João de Tarouca.
De entrada livre, esta exposição pode ser apreciada, de segunda a domingo, das 10h às 12h30 e das 14h30 às 18 horas, até ao próximo dia 23. Circulará depois, em regime de itinerância, pelos estabelecimentos de ensino da região.

Esta iniciativa cultural integra o projeto MELE "Da memória escrita à leitura do espaço: Pedro de Barcelos e a identidade cultural do Norte de Portugal" que, em colaboração com o Município de Lamego, vai abrir portas à realização de ações no âmbito da cultura e da educação para a cidadania e dos valores com o objetivo de transformar o Conde Dom Pedro Afonso numa referência cultural. 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.