goo vimeo rss facebook

Lamego acolhe projeto cultural para divulgar obra de Dom Pedro Afonso

MELELamego vai acolher o projeto MELE "Da memória escrita à leitura do espaço: Pedro de Barcelos e a identidade cultural do Norte de Portugal" que abrirá portas à conceção e realização de várias iniciativas no âmbito da cultura e da educação para a cidadania e dos valores com o objetivo de transformar o Conde Dom Pedro Afonso numa referência cultural "que orgulhe todos os Lalinenses e Lamecenses". A primeira ação que pretende chamar a atenção para a importância histórica desta figura é a exposição "Vida e Obra de Dom Pedro Afonso, Conde de Barcelos e Senhor de Lalim", patente ao público na Galeria do Solar da Porta dos Figos que circulará depois, em regime de itinerância, pelas escolas da região. A apresentação pública deste projeto decorreu no último sábado, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, com a presença de Maria do Rosário Ferreira, investigadora principal de dois projetos sobre a obra de Dom Pedro, financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, e de José Carlos Miranda, professor universitário que se dedica ao estudo da produção literária na Idade Média. "A Câmara Municipal tem todo o interesse e empenho em aprofundar a parceria com o projeto MELE. Por isso, posso anunciar que esta parceria de colaboração será selada através de um acordo que nos aproxime a todos e seja um sinal capaz de unir forças", afirmou Ana Catarina Rocha, Vereadora da Cultura.
Filho do rei D. Dinis, Dom Pedro Afonso escolheu Lalim, no concelho de Lamego, como local de residência durante mais de 30 anos, apesar de ter sido feito Conde de Barcelos. Foi em Lalim que engendrou e realizou a parte mais copiosa da sua obra, nomeadamente o famoso "Livro das Cantigas", tendo-se feito sepultar em S. João de Tarouca. Foi um estudioso, um congregador de saberes e um organizador da escrita. A combinação entre a herança cultural que recebeu e o que é da sua autoria constitui, simultaneamente, a característica mais saliente da sua vasta obra e também a chave para o seu entendimento.  

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.