goo vimeo rss facebook

"Romaria de Portugal" exibiu usos e costumes em cortejo etnográfico

cort 19A cidade de Lamego realizou este domingo à tarde a maior manifestação etno-folclórica do Douro, trazendo à "Romaria de Portugal" a ruralidade de toda uma região classificada como Património da Humanidade. Num longo desfile dedicado ao tema "A Vinha e o Vinho", muitos ranchos folclóricos, grupos culturais e outras associações regionais garantiram a presença de mais de 650 figurantes, envergando  trajes tradicionais, e vinte carros temáticos, incluindo dois puxados por juntas de bois. Ao percorrer as principais ruas e avenidas da cidade, milhares de pessoas aplaudiram a reedição do "Cortejo Etnográfico", após um interregno de 15 anos desde a última recriação, não faltando agora a participação de artesãos a trabalhar ao vivo, por exemplo, nas artes e ofícios da tanoaria e da latoaria. 
Organizado pelo Município de Lamego e pela Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, com o alto patrocínio do Turismo do Porto e Norte de Portugal, este evento mostrou às novas gerações, no "coração" de um território que dá um dos melhores néctares do mundo, as vivências dos seus antepassados, a maneira de vestir, a forma de trabalhar, as cantigas e as danças de antigamente. A recriação dos quadros propostos foi feita com o rigor e a maior genuinidade possível, mostrando o ciclo da vinha e do vinho, desde o "plantio do americano" à "pisa das uvas". 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.