Crianças de Lamego exploram cidadania e património local
Decorreu esta quinta-feira o "Peddy Paper Cidadania e Património Local", uma prova pedestre de orientação dirigida aos alunos do 1º ciclo, organizada no âmbito do plano integrado e inovador de combate ao insucesso escolar do Município de Lamego - "Lamego Educa". Esta atividade contou com a participação de 96 crianças e 10 equipas, acompanhadas por monitores, através da qual foram desafiadas a explorar o património e o poder local da cidade. Os objetivos pedagógicos desta ação abrangeram o desenvolvimento de diversas vertentes: aquisição de conhecimentos, atividade física, raciocínio lógico, construção de estratégias, trabalho em equipa e capacidade cognitiva.
Ao longo do trajeto, foram colocadas algumas questões sobre estas áreas de conhecimento, em dez locais de elevada importância no contexto histórico e cultural da região, nomeadamente o Santuário de Nossa Senhora dos Remédios, a Sé de Lamego, o Teatro Ribeiro Conceição, o Museu de Lamego, a Cisterna, o Castelo, a Igreja das Chagas, a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, a Junta de Freguesia de Lamego e a Câmara Municipal, onde foram recebidas pelo Presidente Ângelo Moura. Um dos grupos foi composto por crianças com necessidades educativas especiais que percorreu um trajeto adaptado com o objetivo de também poder integrar esta iniciativa.
Financiado pelo Norte 2020, o projeto municipal "Lamego Educa" visa a melhoria do sucesso educativo e a redução do abandono escolar precoce.