"Lamego Educa" distribui equipamentos informáticos nos agrupamentos de escolas
Com o objetivo de melhorar o sucesso educativo e reduzir o abandono escolar precoce, o projeto "Lamego Educa" - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar-, está a implementar várias ações estruturantes para proporcionar um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, estimulando a criatividade e o espírito crítico, junto das crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Lamego. Neste sentido, a Câmara Municipal acaba de proceder à distribuição, junto dos Agrupamentos de Escolas Latino Coelho e da Sé, de 175 tablets e kits de robótica, impressoras laser e 3D e carrinhos de carregamentos de tablets. Os primeiros exemplares foram entregues, simbolicamente, pelo Presidente Ângelo Moura e pela Vereadora da Educação, Ana Catarina Rocha.
No terreno, a equipa multidisciplinar do "Lamego Educa", constituída por uma psicóloga, duas assistentes sociais, uma terapeuta de fala e um técnico de educação, desenvolverá, nos próximos três anos, um plano integrado que tem o objetivo claro de promover a igualdade de oportunidades de acesso ao ensino e o combate ao insucesso e abandono escolar. Este projeto inovador representa um investimento superior a 610 mil euros, apoiado pelo Norte 2020, visando colocar este concelho na vanguarda do que de melhor existe na oferta educativa em Portugal. Neste âmbito, e direcionado para a comunidade escolar do 1º ciclo, o projeto "Lamecus Educa", através da utilização de vários recursos educativos promotores do sucesso escolar, estimula a aprendizagem, o trabalho colaborativo e a partilha de ideias e experiências.
Em breve, será ainda criado o Observatório Municipal da Educação, uma solução que disponibilizará informação necessária ao planeamento municipal nesta área e a recolha de informação educativa útil aos cidadãos.