Lamego promoveu conferência dedicada à parentalidade
A Rede Social e o Município de Lamego organizaram na última sexta-feira, no Auditório do Centro Multiusos, a conferência "Caminhos Alternativos para Uma Parentalidade Tranquila", que teve como oradora convidada Anabela Quintanilha, mestre em Direito com especialização em Justiça Alternativa, e contou com a intervenção de Ana Catarina Rocha, Vereadora da Ação Social e Presidente do Conselho Local de Ação Social (CLAS). Na sua intervenção, Anabela Quintanilha abordou diversas questões relativas à mediação familiar, à residência alternada e à parentalidade positiva, destacando a confiança que a “voluntariedade da mediação transmite às pessoas”, não esquecendo que “a residência alternada não pode ser de aplicação automática”, sendo “necessário avaliar o contexto familiar de cada caso”. "A parentalidade positiva está ligada ao carinho, ao amor pelos filhos, segurança e fixação de limites sem violência, de forma a valorizar as competências das crianças”, explicou.
Por outro lado, na intervenção inicial que proferiu, Ana Catarina Rocha fez questão de valorizar a missão desta iniciativa, que passa por “capacitar pais e educadores” para compreenderem quais os caminhos adequados para “educar crianças felizes, resilientes e capazes”.
A conferência "Caminhos Alternativos para Uma Parentalidade Tranquila" contou com a presença de cerca de 100 pessoas, de diferentes áreas de conhecimento, experiências e sensibilidades, que estiveram na dupla qualidade de pais e profissionais. Esta sessão marcou o início do ciclo de conferências "Família com Direitos", tema escolhido pela Rede Social para ser trabalhado de forma concertada durante os próximos anos.