goo vimeo rss facebook

Autarquia apoia luta contra a vespa das galhas do castanheiro

A Câmara Municipal de Lamego efetuou várias largadas de Torymus sinensis, um inseto utilizado na luta biológica contra a praga da vespa das galhas do castanheiro, uma doença que afeta a produção de castanha no concelho. Esta ação é fruto das experiências positivas e dos bons resultados obtidos em outros países europeus, para além de toda informação técnica e científica disponível.
Na sequência da avaliação feita pela Comissão de Acompanhamento, Prevenção e Combate à Vespa das Galhas do Castanheiro, baseada num trabalho prévio de verificação e validação de locais que reúnem condições tecnicamente justificáveis para a prática da luta biológica, a Câmara de Lamego, através do Serviço de Veterinária Municipal e do Gabinete Técnico Florestal, procederam a várias largadas nas freguesias de Lalim, Lazarim, Lamego, Vila Nova Souto D´El-Rei e União de Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca. Esta iniciativa contou com a colaboração da Ribaflor e da DRAP-N. 
A luta biológica tem sido até ao momento o processo mais eficaz no controlo desta praga que foi detetada no nosso país pela primeira vez em maio de 2014. Em Lamego, o aparecimento dos primeiros focos de infestação remontam a abril de 2015. Este ano, o esforço financeiro da autarquia é o maior, desde que começou a empenhar-se no combate pela defesa da produção da castanha, um setor importante da economia local. 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.