goo vimeo rss facebook

Notícias

"Educação para a Cidadania" inspirou Desfile de Carnaval

O tema "Educação para a Cidadania" foi o mote para a realização do tradicional Desfile de Carnaval Escolar que levou, esta sexta-feira de manhã, mais de 500 crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do Centro Escolar de Lamego nº1 a percorrerem as principais ruas da cidade. Organizado pelo Município de Lamego, o cortejo carnavalesco exaltou este ano as temáticas ligadas aos Valores, à Educação para a Saúde, à Biodiversidade, entre muitas outras. Muitas pessoas aplaudiram este animado e colorido desfile, à passagem dos mais pequenos.
Ao longo dos últimos dias, pais, encarregados de educação e toda a comunidade escolar empenharam-se em produzir os disfarces dos jovens foliões tendo como referência o tema selecionado para este ano. O objetivo é contribuir, num espírito democrático, para a formação de pessoas responsáveis e solidárias, que conhecem e exercem os seus direitos e deveres em diálogo e no respeito pelos outros.
Na próxima sexta-feira, dia 21, é a vez dos restantes estabelecimentos de ensino da cidade de Lamego saírem à rua em cortejo.

Lamego debate segurança contra incêndios em edifícios

O Município de Lamego, através do Serviço Municipal de Proteção Civil, vai organizar um workshop dedicado à "Segurança Contra Incêndios em Edifícios", inserido nas Comemorações do Dia Internacional da Proteção Civil. A iniciativa tem lugar no auditório do Centro Multiusos, no dia 4 de março, entre as 9h30 e as 12h30, sendo dirigida a colaboradores, técnicos e diretores de IPSS's e escolas, técnicos de autarquias e comunidades intermunicipais e outros profissionais da área. 
Durante este espaço de debate, serão esclarecidas todas as dúvidas e será feita a sensibilização do público para os normativos legais em vigor, nomeadamente a Lei n.º 123/2019, de 18 de outubro, que estabelece o regime jurídico da segurança contra incêndio em edifícios. Além disso, explicará a necessidade de proceder a ajustamentos relativos à periodicidade das inspeções, medidas de autoproteção e eventuais processos de contraordenação.
O workshop "Segurança Contra Incêndios em Edifícios" conta com a colaboração da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, através do Comando Distrital de Operações de Socorro de Viseu. Os interessados em participar devem preencher o respetivo formulário, disponível em http://prociv.cm-lamego.pt/scie. A inscrição é gratuita e obrigatória. 

"Tudo o que vem à rede é fixe?" debate segurança na internet

No mês em que é assinalado o Dia da Internet Segura, o Município de Lamego, em parceria com a DECO - Associação Portuguesa para a Defesa do Consumidor, promove a sessão de informação “Tudo o que vem à rede é fixe?”, com o objetivo de estimular a reflexão, junto de pais, encarregados de educação, professores, educadores e outros, sobre os atuais desafios da navegação digital para as crianças e jovens. Assim, no próximo dia 20 de fevereiro, pelas 18 horas, serão debatidas diversas questões no Centro Escolar de Lamego Nº 1 relacionadas com as compras online e o respeito pelos direitos de autor. A juntar a isto, o encontro também abordará a importância da privacidade na utilização das redes sociais para promoção de experiências online ativas mais esclarecidas e conscientes.
Esta sessão de informação é promovida pelo Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar - "Lamego Educa", financiado pelo Norte 2020, e pela DECO Jovem, no âmbito de um protocolo de colaboração existente entre o Município de Lamego e a DECO.
A inscrição é gratuita e pode ser feita em https://qrgo.page.link/eAwPR

Exposição coletiva de pintura patente no TRC

O Teatro Ribeiro Conceição tem patente ao público uma nova exposição coletiva de pintura, composta por trabalhos de quatro artistas plásticas que se juntam pela primeira vez para dar corpo a esta proposta cultural: Carmo Paulino, Joana Laranjo, Odete Marília e Maria Eugénia Coutinho. A cerimónia de inauguração decorreu ao final da tarde do último sábado, com a participação de Ana Catarina Rocha, vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Lamego. 
O Município de Lamego convida o público em geral a visitar, até 8 de março, das 14h às 19 horas, o Salão Nobre Albano Vaquero para apreciar o talento e a criatividade destas artistas que refletem diversas técnicas e conceitos estéticos e que residem em vários pontos do país.
A entrada é livre.

Lamego apresenta em Ourense data e imagem gráfica das Festas dos Remédios

A cidade de Lamego vai voltar a celebrar este ano, entre 21 de agosto e 9 de setembro, a sua Padroeira: a “Nossa Senhora dos Remédios”. Vão ser vinte dias de festa que pretendem afirmar Lamego, o Douro e o país.
Ana Catarina Rocha, Vereadora da Câmara Municipal e Presidente da Comissão de Festas em Honra de Nossa Senhora dos Remédios, anunciou esta sexta-feira, no XXI Salón Internacional de Turismo e Gastronómico, em Ourense (Espanha), que o Município de Lamego vai candidatar estas festividades à eleição das “7 Maravilhas da Cultura Popular”, na categoria de Procissões e Romarias, atendendo ao facto de que a “Romaria de Portugal” possui características únicas. A autarca destaca que a “Majestosa Procissão de Triunfo”, constitui, no dia 8 de setembro, o seu grande elemento diferenciador, sendo os andores armados em carros puxados por juntas de bois. Enalteceu ainda a sua dimensão humana inigualável, participada por um número elevado de figurantes, em particular muitas crianças.

"Entrelinhas - Crescer a Ler" já percorre as bibliotecas do concelho

O novo projeto de animação de leitura do concelho de Lamego, dirigido às crianças do pré-escolar e do 1º ciclo do ensino básico, já está a percorrer,  em regime de itinerância, as bibliotecas escolares locais, de modo a proporcionar aos mais pequenos diferentes experiências de estimulação para a leitura. Esta semana, foi a vez da Biblioteca Municipal de Lamego acolher o Jardim de Infância "O Pintinhas" para explorar o livro "O Lápis Mágico de Malala", de Malala Yousafzai, complementada, no final, com a realização de atividades de expressão plástica. 
Até ao próximo mês de junho, está previsto que o projeto “Entrelinhas - Crescer a Ler” promova, ao longo de mais de 70 sessões, o contacto regular e ativo com a leitura, cruzando-a com outras linguagens (teatro, artes plásticas...), explorando para isso um grande leque de temáticas, nomeadamente a sustentabilidade ambiental, a multiculturalidade, a inclusão social, a alimentação saudável e a cidadania. 

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.