goo vimeo rss facebook

Notícias

Congresso mundial promove cidadania e desenvolvimento sustentável

A cidade de Lamego ficará, a partir de agora, como um símbolo mundial da promoção da cidadania e do desenvolvimento sustentável. O “I Congresso Global de Direitos Humanos” reúne, desde esta quarta-feira, cerca de 300 congressistas que vão colocar em cima da mesa temas fundamentais para o futuro do planeta, estimulando novas construções de ideias e o desenvolvimento científico a partir de uma perspetiva multidisciplinar. A sessão de abertura deste grande evento académico internacional contou com a presença da secretária de Estado da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, e do bastonário da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo.
Na sua intervenção, a governante afirmou que o mundo precisa hoje, “mais do que nunca que as consciências estejam despertas para os direitos humanos fundamentais”, acrescentando que a realização deste encontro “numa das mais belas cidades do país” é um exemplo do ativismo na região Interior. Também Guilherme Figueiredo considera que este congresso “constitui um passo no bom sentido para dar mais atenção aos vulneráveis”.  

Rosa Monteiro no encerramento do Congresso Global de Direitos Humanos

A secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, vai presidir à Sessão de Encerramento do "I Congresso Global de Direitos Humanos: Novas políticas de cidadania e de desenvolvimento sustentável" que começa esta quarta-feira, na cidade de Lamego. Na cerimónia que tem início no Teatro Ribeiro Conceição (TRC), sábado, às 11 horas, Rosa Monteiro estará em representação do primeiro-ministro António Costa que, por razões de agenda, não pode estar presente. Esta secretária de Estado tutela as áreas da igualdade e da não discriminação, tendo como principais domínios de intervenção a promoção da igualdade entre mulheres e homens, a prevenção e combate à violência doméstica e violência contra as mulheres e o combate à discriminação em razão da orientação sexual, identidade, expressão de género e características sexuais.

"Lamego Educa" distribui equipamentos informáticos nos agrupamentos de escolas

Com o objetivo de melhorar o sucesso educativo e reduzir o abandono escolar precoce, o projeto "Lamego Educa" - Plano Integrado e Inovador de Combate ao Insucesso Escolar-, está a implementar várias ações estruturantes para proporcionar um ambiente de aprendizagem rico em tecnologia, estimulando a criatividade e o espírito crítico, junto das crianças do ensino pré-escolar e do 1º ciclo do concelho de Lamego. Neste sentido, a Câmara Municipal acaba de proceder à distribuição, junto dos Agrupamentos de Escolas Latino Coelho e da Sé, de 175 tablets e kits de robótica, impressoras laser e 3D e carrinhos de carregamentos de tablets. Os primeiros exemplares foram entregues, simbolicamente, pelo Presidente Ângelo Moura e pela Vereadora da Educação, Ana Catarina Rocha.

Secretária de Estado da Justiça e Bastonário dos Advogados na abertura de Congresso de Direitos Humanos

A secretária de Estado Adjunta e da Justiça, Helena Mesquita Ribeiro, e o Bastonário da Ordem dos Advogados, Guilherme Figueiredo, também já confirmaram a sua presença na Sessão de Abertura do "I Congresso Global de Direitos Humanos: Novas políticas de cidadania e de desenvolvimento sustentável" que a cidade de Lamego vai receber esta semana, de 16 a 19 de janeiro. Este encontro académico internacional vai refletir e debater a temática dos direitos humanos, "fomentando novas construções de ideias e o desenvolvimento científico a partir de uma perspetiva multidisciplinar". Prevê-se que centenas de professores, pesquisadores, estudantes, bem como membros da sociedade civil interessados nesta área, participem neste evento que ocorrerá no Teatro Ribeiro Conceição. A cerimónia de abertura tem início às 18 horas.
Na sessão de encerramento está confirmada, entre outras personalidades, a presença da secretária de Estado para a Cidadania e a Igualdade, Rosa Monteiro, enquanto que no ato de abertura também marcará presença D. António Couto, Bispo da Diocese de Lamego.

"Chuva de Prata" vence concurso "Montras de Natal"

A loja "Chuva de Prata", dedicada à comercialização de flores e situada na Rua Cândido dos Reis, é a grande vencedora da segunda edição do concurso "Montras de Natal" que a Câmara Municipal de Lamego promoveu durante a quadra natalícia e que contou com a participação recorde de 78 lojas de rua, candidatas a ser eleitas a montra mais bonita. No mesmo evento, a montra da "Casa das Lãs" arrebatou o segundo lugar e o "Café Primavera" a terceira posição.
Para além da atribuição de um diploma e de um cabaz de produtos regionais, os proprietários das lojas agora distinguidas ganharam uma dormida em Wine Barrels para duas pessoas na Quinta da Pacheca (1º classificado), um jantar no Hotel Delfim Douro para duas pessoas (2º) e uma massagem corporal no Hotel Vila Galé Douro (3º). 

Desenhos de jovens alunos recriam fotografias da exposição TRANSLUX

Patente ao público na Galeria de Artes do Solar da Porta dos Figos, no Bairro do Castelo, as crianças do ensino pré-escolar do Agrupamento de Escolas da Sé visitaram a exposição de fotografia “TRANSLUX... a procura do grafismo na natureza”, da autoria da fotógrafa A.DeLima. Durante esta deslocação, tiveram a oportunidade de apreciar as cores e os grafismos das obras que compõem esta mostra, com a particularidade de algumas estarem suspensas e expostas junto às janelas, sendo este o mote da exposição: transparência através da luz.
No final da atividade, foram distribuídas folhas de papel e canetas de cor, de modo a desafiar os mais pequenos a recriarem, através do desenho, as essências (genuínas e subjetivas) das telas.
Recorde-se que a mostra "TRANSLUX... a procura do grafismo na natureza" é de entrada gratuita e pode ser apreciada, de terça a domingo, das 15h às 18 horas, até ao final do mês de janeiro.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.