goo vimeo rss facebook

Notícias

Programa de exercício físico ajuda a controlar a diabetes

Hoje é o Dia Mundial da Diabetes. Lamecenses dos 50 aos 80 anos de idade têm aderido em bom número ao programa de exercício físico "Diabetes em Movimento" que o Município de Lamego está a oferecer, em parceria com o ACES Douro Sul, às pessoas que sofrem de diabetes tipo 2. Um dos principais benefícios para a saúde da prática de exercício físico é que melhora a resposta à insulina e é possível controlar com mais eficácia os níveis de açúcar no sangue.
As sessões do programa "Diabetes em Movimento" têm a duração de 90 minutos e decorrem três vezes por semana no Centro Multiusos. São sempre monitorizadas por profissionais do exercício físico e por enfermeiros. A participação é gratuita, devendo os interessados solicitar informações junto do médico ou enfermeiro de família.

Sérgio Godinho ao vivo no Teatro Ribeiro Conceição

É o 18º álbum de originais de Sérgio Godinho, e o primeiro desde 2011, no qual desafia vários compositores, como José Mário Branco ou David Fonseca, a colaborar. Depois de ter percorrido as melhores salas de espetáculo do país, a digressão nacional de “Nação Valente”, o novo registo discográfico deste reputado compositor e intérprete português, chega à cidade de Lamego na noite de 23 de novembro para um concerto no Teatro Ribeiro Conceição.
Sucessor do muito elogiado “Mútuo Consentimento”, o novo álbum traz de volta o conforto e a inquietação que Sérgio Godinho tem proporcionado ao público ao longo da sua carreira. Em palco, às canções que compõem o novo disco juntar-se-ão outras, menos recentes, das mais e menos conhecidas, e que por certo vão enriquecer o retrato desta nação valente.
Ainda há bilhetes disponíveis para este espetáculo, por um custo de 18€.

Câmara de Lamego aprova orçamento de 31 milhões para 2020

As Grandes Opções do Plano e Orçamento do Município de Lamego para 2020 foram aprovadas esta manhã, em reunião de câmara, com os votos favoráveis dos eleitos do PS e a abstenção dos eleitos do PSD e da coligação Todos Juntos por Lamego (CDS-PP/PPM), totalizando 31,25 milhões de euros, dos quais 12 milhões respeitam a investimentos com apoio comunitário. A despesa corrente prevista é de 17,5 milhões. "É um orçamento rigoroso levando em conta apenas as receitas suscetíveis de serem arrecadadas. Tem condições para ser executado com exigência e com a colaboração de todos os agentes políticos", afirma o Presidente Ângelo Moura.
No próximo ano, o documento prevê a concretização de vários projetos estruturantes com o objetivo de colmatar carências específicas, mantendo ao mesmo tempo "o rigor e a procura do equilíbrio orçamental". Ao nível do investimento, é assumida como principal prioridade a concretização de intervenções associadas a projetos com financiamento comunitário no âmbito do PEDU e uma comparticipação municipal com financiamento bancário já aprovado: o estabelecimento do Circuito Pedonal do Relógio do Sol (500 mil de investimento), a construção da primeira fase do Parque Urbano de Lamego (4 milhões e 300 mil euros) e a requalificação do espaço público do Bairro de Alvoraçães (600 mil), entre outras.   

Latino Coelho celebra primeiro aniversário após obras de requalificação

A Escola Secundária de Latino Coelho, instituição de educação e formação de referência na cidade de Lamego e escola-sede do Agrupamento de Escolas com o mesmo nome, celebrou esta manhã o seu 139º aniversário. Este ano, a data teve um significado especial pois foi a primeira comemoração realizada após a conclusão das obras de requalificação deste histórico edifício que tiveram por objetivo responder às novas exigências educativas e melhorar a vivência diária de mais de 830 alunos. 
A festa de aniversário juntou toda a comunidade educativa, bem como alguns antigos alunos, e contou com a apresentação de um selo comemorativo desta efeméride, em colaboração com a Filatelia dos CTT de Portugal, concebido a partir de um trabalho concretizado pelos formandos do Curso Profissional de Técnico de Multimédia. Na intervenção que proferiu no encerramento da cerimónia, o Presidente da Câmara Municipal de Lamego anunciou que em breve o Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, presidirá ao ato oficial de inauguração das obras de modernização desta Escola Secundária, um dos investimentos mais avultados - cerca de 4 milhões de euros - realizados no conjunto dos estabelecimentos de ensino do Norte do país. "Esta instituição marca-nos de forma definitiva e com um sentir muito especial", afirmou Ângelo Moura, enaltecendo depois o trabalho diário desenvolvido por toda a comunidade educativa na defesa e promoção da educação e formação. 

Ângelo Moura no Conselho de Administração da "Águas do Douro Sul"

O Presidente da Câmara Municipal de Lamego, Ângelo Moura, foi eleito Vogal do Conselho de Administração da associação "Águas do Douro Sul", a nova entidade responsável pela gestão da distribuição da água em baixa e também do saneamento básico de 10 municípios da região. Este órgão será presidido por José Eduardo Ferreira, Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, cabendo a presidência da Mesa da Assembleia Geral a Manuel Cordeiro, autarca de São João da Pesqueira.
Recorde-se que a cidade de Lamego acolhe também a sede da nova entidade intermunicipal, criada com o objetivo de explorar e gerir os sistemas públicos de captação, tratamento e distribuição de água e de drenagem e tratamento de águas residuais. Integram a "Águas do Douro Sul", os concelhos de Lamego, Armamar, Moimenta da Beira, Penedono, Resende, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço e Tarouca, no distrito de Viseu, bem como o concelho de Vila Nova de Foz Côa, do distrito da Guarda. 

Lamego recebe formação "Treinar e Dirigir em Portugal"

O Núcleo Arqueológico da Porta dos Figos, em Lamego, recebe no próximo dia 14 de dezembro, uma ação de formação que abordará o contexto legal vigente para quem pretende "Treinar e Dirigir em Portugal". Organizada pela Associação Portuguesa de Direito Desportivo, com o apoio do Município de Lamego, pode ser efetuada pré-reserva, através do email Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar..
Dirigida a treinadores, dirigentes e outros agentes desportivos, esta iniciativa visa, sobretudo, a partilha de conhecimento e o debate em torno de várias temáticas, nomeadamente "A realidade desportiva em Portugal: o contexto legal" e "Os aspetos jurídicos do desenvolvimento desportivo".
Esta ação de formação também permitirá que os treinadores revalidem este ano o Título Profissional de modo a poderem exercer legalmente funções em clubes e coletividades desportivas. O valor da inscrição é de 20€.

Contactos

Câmara Municipal de Lamego
  • Av. Padre Alfredo Pinto Teixeira, 5100 - 150 Lamego
  • Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
  • Telef.: 254 609 600 Fax.: 254 609 601

Horário do Município

Horário de Atendimento ao Público
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 17H00
Hórário de Atendimento Tesouraria
        SEGUNDA A SEXTA
          08H30 ÀS 15H30
             HORÁRIOS CONTINUOS
 

Newsletter

Usamos próprios e cookies de terceiros para melhorar a sua experiência. Ao continuar a navegar considera aceitar a nossa política de cookies.